|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 20, 2012 8:37 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Grande Élio, como está?
Amigo, sabemos que uma aramação seguida de poda de raízes é por demais traumático para uma planta, requer previamente boa saúde da planta e consecutivamente "cuidados especiais"(quanto a umidade e iluminação). Então... será que nosso amigo Renato por algum descuido, deixou a planta ao sol e por ventura o substrato secou e logo em seguida assou as raízes?Considerando sua cidade que é por demais calor e o vaso que possui muito pouco espaço...? |
É possível, Marco! É possível, sim! Cogitei que fosse umidade tendo em vista que o Renato usou só o substrato agrícola. Não mencionou pedrisco ou areia ou caqueira. De qualquer maneira só o Renato poderá nos dizer!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Nov 20, 2012 8:46 pm Assunto: |
|
|
Bom meu Irmao Elio estou aqui a pensar, seria possivel um sol( no Brasil) a ponto de quando colocasse agua na terra suas raizes cozinhassem, estou dizendo isso pois tenho algumas plantas e as vezes ponho pela manha para pegar sol mas as vezes me esqueço de tira-las, nunca perdi nenhuma mas penso que quase, porem o que noto sao que suas folhas murcham e sempre espero um pouco e depois com um borrifador molho Suas folhas que com um tempo logo se rehidratam e voltam ao normal, mas apesar do sol ser bem quente aqui no rio, penso que nao seria possivel assar as raizes da planta, a menos que deixasse no deserto, ou será que isso é possivel com esse calor que faz no Brasil que dificilmente passa de 45° o que é um super calor, bom nao vou fazer o teste mas acho que é meio que um mito isto nao???
Abraço Irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Nov 20, 2012 9:27 pm Assunto: |
|
|
"Assar" foi uma força de expressão para exemplificar o quão quente pode ficar uma terra seca exposta ao sol, após uma poda de raízes pode ser fatal!  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 20, 2012 9:29 pm Assunto: |
|
|
Com certeza, Wellington! O que queima raízes é excesso de adubo. O que pode prejudicar as raízes por excesso de calor é, com certeza, quando a água da mangueira fica exposta longo tempo ao sol. Chega a 70 graus tranquilamente.
Outros fatores prejudiciais às raízes:
1. Vaso glasurado (esmaltado) por dentro
2. Prateleira de metal. Lajotas, pisos cerâmicos, vidros também não são bons. O melhor sempre é madeira.
O que ocorre é que com esse calor o substrato seca rapidamente. Aí, as raízes não têm água para levar e refrescar as folhas, quando então elas fecham os estômatos e murcham.
Nessa época todas minhas plantas ficam sob sombrite 50%.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Renato Rennan Rezende
Registrado: 20/06/12 Idade: 41 Mensagens: 82 Localização: Cuiabá-MT
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 12:57 am Assunto: |
|
|
Acabei de fazer o transplante amigos... juntei uma sacola de pedriscos (que me deu um trabalhão juntar rs!) de tamanhos variados (01mm a 6mm +/-) e acomodei a planta num vazo plástico maior, isso depois de deixar uma hora de molho na água com hormônio enraizador.
Meus caros eu optei por fazer isso porque embora o amigo Elio estivesse certo quanto ao substrato muito úmido, só está muito úmido há pouco mais de uma semana. Pois está dando umas chuvinhas aqui que afastaram o calor intenso, assim demora mais para secar. Como eu rego quando chego do trabalho não notei que o substrato ainda estava úmido por causa da má iluminação noturna em meu quintal.
Minhas plantas ficam em uma bancada de madeira em meu quintal e como não fica ninguém aqui durante o dia, elas tomam sol até 12:30h. Depois da 11:00hs faz muito calor no sol a pino. Nesta época eu troco a bancada de lugar (fiz nesse fim de semana), assim metade delas tomam sol direto até 10:30h e a outra metade até 11:30h neste horário de verão aqui em Cuiabá. Quanto ao calor, uns 40 dias atrás os termômetros da cidade chegavam a 44ºC. Obviamente tem uma diferença para mais devido a carcaça de metal dos termômetros. Digo isso só para se ter uma idéia da sensação térmica. Além do calor a umidade relativa do ar baixa para algo em torno 20% nos períodos mais críticos. Como esta caliandra estava confinada em um vazo bem pequeno creio que o calor deste segundo semestre deve ter influenciado, até porque durante o transplante percebi que as raízes mais próximas a superfície estavam secas. Outra coisa que notei é que algumas das importantes raízes finas se soltaram facilmente com a retirada do vazo.
De qualquer forma independente da causa, o problema está nas raízes... estou torcendo para que elas se recuperem e devolvam a saúde dessa caliandra.
Amigos quanto tempo devo deixar a planta no escuro?
Muito obrigado a todos!
Abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 8:51 am Assunto: |
|
|
Olá Renato!
Vç não precisa deixar no escuro sua planta, mas a meia sombra, de baixo de uma árvore é ideal. O sol do início da manhã ou final da tarde se pegar nela não será nocivo, o pior já passou, agora é torcer pra que ela se recupere...
Tenho duas perguntas:
Estes pedriscos, são só por cima ou dentro do vaso tb são grandes assim?
Galhos sem folhas na fotos, estão secos?
grd abç e cuida bem da bixinha ae! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Renato Rennan Rezende
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 11:19 am Assunto: |
|
|
Entendi... os galhos estão secos, os dois que ainda estavam secando eu tirei. Sobre os pedriscos procurei fazer o melhor possível com o que eu tinha, deixando os maiores no fundo do vazo e na superfície. Assim os pequenos ficaram no meio onde estão as raízes. Acha que devo tirar os grandes de cima?
Tomara que dê certo... abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 12:45 pm Assunto: |
|
|
Blz! Vç não dispõe de areia de construção, estas de fazer massa com cimento?
Nem mexa mais nela, apenas se tiver está areia coloque por cima e com as regas ela irá se acomodando entre as pedras e preenchendo os espaços vazios, mantendo melhor a umidade nas raízes.
Eu tenho uma caliandra que possuia três troncos, inventei de separá-las via tronco rachado, esgacei e puxei pra que ficasse bem natural o shari.Ficaram três plantas com raízes individuais, mantive as três juntas, para dar ares de desastre natural...o que aconteceu? As três começaram a secar, não ficou uma folha verde...o que eu fiz?fui cortando os galhos secos aos poucos, até encontrar madeira viva, lacrando com selante todos os galhos cortados, eles começaram a secar de fora pra dentro. Por descuido meu, fiz isso apenas em duas, sendo as duas que se salvaram. A outra morreu. Foi daí que surgiu a curiosidade do bonsergio em saber a teoria de galhos secando roubam energia.por descuido eu perdi uma planta, mas na verdade eu fui despretencioso ao cortar as outras duas. Foram dois acertos e um erro que me fizeram refletir em como vç pode brecar a debilidade de uma planta...será coincidência? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Renato Rennan Rezende
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 2:28 pm Assunto: |
|
|
Boa questão Marco... a minha ainda tem folhas verdes, vamos ver como ela se comporta por esses dias. Se a coisa piorar vou cortar até a madeira verde e selar como voce fez. Entretanto se ela estabilizar vou esperar e ver no que dá. Ainda tenho um pouco de areia, acho que vai ser suficiente. Uma pena realmente ter chegado nesta situação mas vale a experiência com certeza. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 2:59 pm Assunto: |
|
|
Blz, folhas verdes é ponto ao seu favor, siga monitorando, adubação nem pensar enquanto não emitir sinais de recuperação... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 11:44 am Assunto: |
|
|
É meu Irmao Elio, vleu pelas explicaçoes, concordo que nessas condiçoes que voce explicou elas devem realmente cozinhar, e em se tratando de iniciantes isso realmente pode acontecer...
Vleu e vamos tomar cuidado para evitar essas situaçoes, Abraços meu Irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|