|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:05 pm Assunto: |
|
|
AINDA NA SEMANA PASSADA FUI NO SR. HIDAKA E ELE ESTAVA CORTANDO AS RAIZES E REPLANTANDO DAS MUDAS BEM NOVAS +OU- UM MES. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:06 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, será que eu fiz certo. Eu plantei a mudinha do jeito que estava na minha mão, na foto. Já tinha cortado a pivotante. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 28 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:32 pm Assunto: |
|
|
Pronto, cortou a pivotante deixa eles quietos agora, esqueçe eles por um tempo pra poderem crescer, ok? |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 28 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:33 pm Assunto: |
|
|
Pronto, cortou a pivotante deixa eles quietos agora, esqueçe eles por um tempo pra poderem crescer, ok? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marco, seu procedimento foi corretíssimo. Apenas uma falha: o substrato ideal, nessa fase, deveria conter algo como caco ceramico, pedriscos, carvão e casca de pinnheiro. Ao promover essa composição, a planta teria um meio de crescimento mais adequado, vez que permite uma maior circulação de oxigenio nas raizes, bem como retenção minima da agua da rega, e lixivação mais rápida do aporte de adubação, que no caso só deverá ser iniciado dentro de dois anos (desaconselhável no primeiro ano, após esse período geralmente adubamos com adubo liquido, bem diluído até o terceiro ou quinto ano, quando então recomenda-se a adoção de adubo sólido - organico ou osmocote).
Geralmente, após o corte ou redução do sistema radicular, particularmente da parte chamada pivotante, é de praxe que seja feita uma distribuição das raizes sobrantes, dispostas o máximo possível em volta do caule incipiente. Dessa maneira, é possível criar uma zona mais forte do sistema radicular, que ficará mais a superficie.
Importante esclarecer que ter ou não um nebari é coisa de somenos importancia em se tratando de coníferas, sejam elas pinheiros ou juniperos. Ao cuidarmos de destacar essa caracteristica, é sempre possível usarmos o sistema radicular do pinheiro para ajustar a base do tronco, engrossando-a. Essa técnica é largamente empregada pelos japoneses, e mestre Hidaka foi o primeiro a usá-la no nosso país, há anos, em suas lindas plantas.
Sobre esse tema, aliás, eu inclusive postei algo no forum, explicando com detalhes como proceder para agregar raízes ao tronco, não necessariamente em pinheiro. Mas a técnica pode ser aplicada indistintamente quanto a espécie. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:49 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, mas isso pode comprometer a vida da minha planta? _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 8:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
De certa forma, compromete. Pense só: o meio sugerido por mim permite um aumento maior no sistema radicular da planta. Quanto mais raizes, mais galhos e acículas (agulhas, que são as "folhas" da planta), mais saúde para sua planta, maior desenvolvimento e crescimento. A manter o padrão atual, a planta irá se desenvolver e crescer, mas num ritmo menor, e com menores possibilidades, a longo prazo, de voce vir a ter em mãos um material melhor com que formar um bonsai. Então, o que acha? _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|