Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bertassoni
Registrado: 16/11/12 Idade: 38 Mensagens: 42 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 6:06 pm Assunto: Estaquia de Pitangueira |
|
|
Olá pessoal!
Encontrei 3 pitangueiras frutificando do lado do meu trabalho, eu estava com muita saudade de comer uma pitanga, as frutas estão quase perfeitas pra comer! (:
Mas o que mais me chamou atenção, foi que uma delas dava frutos maiores, então eu pensei em arrancar uma estaca e plantar. Gostaria de saber dos amigos mais experientes que cuidados devo tomar no procedimento dessa estaquia específica. Além disso, minha maior dúvida é: como a planta já frutifica vigorosamente, se a minha estaca der certo vai frutificar também no próximo período de frutificação?
Grato! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 7:52 pm Assunto: |
|
|
Bertassoni
ESTAQUIA DE PITANGA É MUITO DIFICIL ENRAIZAR.
E MSM SE DER CERTO NÃO VAI FRUTIFICAR NÃO. |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 8:00 pm Assunto: |
|
|
Ahhhh! Eh uma pena, elas estavam tão bonitas, tinha cada uma bem grandona... "/ |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 27 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 8:30 pm Assunto: |
|
|
É mais facil vc pegar as sementes. |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 8:53 pm Assunto: |
|
|
Eu jah tenho 2 mudinhas, uma com 4 pares de folhas e a outra com 5 pares e nascendo mais 1, essas eu comprei no jardim botanico do Rio de Janeiro. A minha ideia era fazer uma estaquia pra ter uma planta em um processo mais avançado, e o principal, frutificando. As minhas vao demorar anos pra isso... |
|
|
 |
Lúcio Flávio
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 6:48 pm Assunto: E pegando um galhinho da raiz? |
|
|
Olá, acontece que tem dois pés de pitanga no meu trabalho, um do lado do outro, que já estão com frutas, sendo que na raiz de um deles, tem uns galhos brotando perto do caule.
Destacamos dois desses galhinhos com um pedaço da raiz e tudo e plantamos, já tem uns 1o dias e até agora estão pegando. Mas quanto o problema dos frutos é que não sei, só o tempo dirá. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 7:02 pm Assunto: |
|
|
pitanga não demora muito para frutificar não _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 7:44 pm Assunto: |
|
|
Fermga, não demora muito? Isso é bem relativo, um iniciante como eu sempre anseia por ver os resultados, eu vigio cada milimetro de crescimento dessas mudas! Hahaha! Mas vc sabe dizer quanto tempo leva aproximadamente?
Lúcio Flávio, sabe que achei um outro pé de pitanga perto do trabalho e lá também tem mudinhas? Tem uma pitangueira grande e uma cortada, parece um yamadore (acho que é assim que se chama) plantado e cheio de brotos. Acho que alguém tentou exterminar a plantinha mas ela trolou, aí do lado dessas tem as mudinhas! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 7:57 pm Assunto: |
|
|
Demora quatro anos pra frutificar. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 9:38 pm Assunto: |
|
|
Bertassoni, pelo que entendi o amigo falava em arrancar estacas, ou seja, mudas? Qualquer muda que tiver um pouco de raizes de pitanga pegam facilmente. Estas mudas que nascem na base dos troncos se conseguir retirar com alguma raiz sempre pegam com facilidade.
Sobre estacas de galho, discordando do amigo Ricardo, devo dizer que enraizam sim. Vi na Nipon Bonsai uma estaqui de pitangas com centenas de mudas devidamente brotadas e enraizadas. Se eles fazem é porque funciona e provavelmente também frutificam. Nunca tentei pois tenho mudas à vontade e portanto não tenho necessidade de estquiar..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 10:48 pm Assunto: |
|
|
Claudio, que demora... "/
Elio, eu estava falando de estaca mesmo, minha ideia era pegar uma estaca de uma planta desenvolvida e que frutifica bem, pra tentar acelerar o processo de comer pitanga do meu próprio bonsai! Hahahahaahaha! As mudas eu vi e achei interessante apenas. Eu queria um bonsai com frutos... Estou feliz com as minhas mudas, mas como moro em apartamento, fica difícil colecionar bonsai, o espaço nem é o maior dos problemas, o maior deles é o lugar ao sol. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 11:09 pm Assunto: |
|
|
É cara, pra ser bonsaista tem que ter paciencia. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2012 7:47 pm Assunto: |
|
|
Pitanga começa frutificar apos o terceiro ano, bem mais cedo que uma jabuticaba sabará que leva mais de 20 anos. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Lúcio Flávio
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 9:18 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, fiz uma pequena muda de pitanga pegando um broto com raiz de um pé do meu trabalho, coloquei numa garrafa pet com terra, umas pedrinhas e um pouco de esterco, parece que vai pegar, já tem uns 5 dias. Agora é esperar bastante pra crescer. Se bem que pra crescer mesmo melhor no chão, mas como não moro em casa vou ter que usar outros métodos.
Quanto a frutificar percebi que o tempo necessário é relativo ao crecimento, a pitangueira no meu trabalho não é grande, tem acho que meio metro e já frutifica. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 4:02 pm Assunto: |
|
|
Lucio Flavio, só umas pedrinhas e esterco??!!! Daí vai ser difícil pegar... tem que colocar algum outro substrato, tipo areia grossa, composto com material orgânico, etc... O esterco puro costuma queimar as reízes e não se recomenda usar qualquer tipo de adubo ou estrco antes que a planta esteja totalmente reucperada e crescendo, algo me torno de 45 dias depois...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|