Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedcar
Registrado: 20/11/12 Idade: 40 Mensagens: 76 Localização: Guarujá-SP
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 7:57 pm Assunto: Desconhecida |
|
|
Comprei hoje mas não sei qual é, mas gostei da estrutura.

Editado pela última vez por Pedcar em Ter Nov 27, 2012 3:00 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ramon.cirilo 1.o PASSO

Registrado: 22/08/11 Idade: 32 Mensagens: 149 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 8:04 pm Assunto: |
|
|
Esta é uma bouganvilea.
essa planta brota muito com poda drástica, e você pode fazer uma poda logo acima do primeiro galho já começando a criar a conicidade.
Bom trabalho |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 3:01 pm Assunto: |
|
|
Tem como fazer uma "projeção"? Só pra eu saber onde cortar |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 7:17 pm Assunto: |
|
|
Eu podaria beeeeeem lá embaixo, pq ela tem uma conicidade invertida ali na ramificação... me parece que a parte de cima é mais grossa que a de baixo.
Faz várias podas nos galhos superiores e faz umas 10 estacas. Deixa na areia grossa pura e coloca hormonio enraizador!
Logo elas vão brotar e vc ainda vai "ganhar" várias mudas!
Abraço! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 8:05 pm Assunto: |
|
|
Feito, podei logo acima do primeiro galho e passei pasta de dente...agora às estacas hehe
 |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 8:46 pm Assunto: |
|
|
Bem Rafael, não deram 10 estacas, fiz 3 só.
Minha dúvida é quanto as estacas agora. Deixo as folhas (como estão nas fotos) ou desfolho?
Abraço
 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 11:12 pm Assunto: |
|
|
Rapaz essa é uma dúvida que eu sempre tenho... mas se a gnt for pensar na fisiologia da planta, se ela não tem raízes, as folhas não tem muito sentido ali... a não ser gastar energia pra tentar mante-las vivas...
Então eu costumo retirar todas, pra deixar a estaca livre pra emitir protação nova!
Não arranca elas não, corta com uma tesoura bem afiada no meio do pecíolo. O que ficar vai secar e cair, mas vai proteger as gemas que ficam ali. Se tudo der certo logo logo ela começa a emitir brotação, mas não mexe muito com elas não, depois que brotar tem que ficar uns booooooooons meses pra enraízar de verdade!
Uma dica, separa as estacas, coloca cada uma num recipiente, pode ser garrafa pet de 2L cortada pouco menos de um palmo de comprimento, uns 15 a 20 cm E enche de areia!
Na hora de aguar cuidado pra não molhar as estacas, senão elas apodrecem, tenta molhar só a areia até sair embaixo, molha umas 2 vezes por dia se tiver calor aí.
Outra dica, usa algum hormonio enraizador. Dá uma olhadinha aqui no vídeo do nosso amigo MacDonald Fernandes:
http://www.youtube.com/watch?v=CN2NDLaTh6s
Onde vc fez o corte da planta no vaso toma cuidado também na hora de aguar, porque o corte como ficou meio reto, pode acabar apodrecendo.
No mais é isso aí, qualquer dúvida dá uma olhadinha no meu blog que tem link aqui embaixo, ou me manda mensagem aqui no forum!
Não sou muito experiente não, mas como gosto muito de Bouganvilleas, talvez eu tenha uma dica ou duas pra dar!
Abraço!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 11:15 pm Assunto: |
|
|
PS: se não for estressar demais a planta, faz um corte mais em diagonal em cima lá no vaso. Uns 45° pra água não acumular.
 _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 11:25 pm Assunto: |
|
|
Fiz um desenho rápido aqui do que vc poderia fazer:
Inicialmente vc faria o corte em vermelho, pra proteger a planta do apodrecimento devido ao acumulo de água.
Depois que a planta estiver recuperada vc poderia incliná-la que nem na imagem, pra aproveitar o movimento que o tronco vai ganhar.
Não sei se seria uma boa fazer isso tudo de uma vez, mas pelo menos o corte vc já pode fazer!
Vamos esperar alguém mais experiente pra dizer se já rola de inclinar de uma vez!!!
abraço! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Sáb Dez 01, 2012 6:34 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela projeção, Rafael.
Qual a ideia de fazer esta inclinação?
O corte já foi feito, vou esperar um tempo pra intervir de novo pra não estressar a proibido o têrmo. |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 01, 2012 6:41 pm Assunto: |
|
|
A idéia é dar um movimento pro tronco dela. A linha preta da projeção mostra isso mais ou menos.
Na posição que ela está atualmente ela fica com um tronco curto e reto. Inclinando assim vc ganha uma certa curva. Só dá uma conferida se o nebari dela não está muito funco no vaso, senão vc vai perder essa curva e pode acabar ficando pior hehehehe
Qdo vc for transplanta-la, retira ela do torrão (sem lavar) e vê como está a estrutura. Se estiver muito enterrada vc vê se só levanta a planta e mantém reta, ou então se faz essa inclinação que falei.
Abraço _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Sex Dez 21, 2012 3:46 pm Assunto: |
|
|
FOtos novas, já com o toco cortado e novas florações.
Espero ou já posso trocar substrato?
Se sim, que substrato recomendam? Ou coloco logo na mamadeira?
Dei uma cavada no substrato e parece que a raiz está bem funda, terei que subí-la.
 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 21, 2012 3:55 pm Assunto: |
|
|
Olha Pedcar, a Bouganvillea é uma planta bem robusta. O ideal seria não mexer com ela agora. Talvez seja bom vc dar mais um tempinho pra ela se recuperar mais um pouco e fazer o transplante. Uma opção é também um falso transplante, que seria troca-la de vaso e substrato principal sem mexer no torrão. De qualquer forma, se for feito algum tipo de transplante, deixe ela à sombra por algum tempo e só depois de umas duas semanas coloque ela no local de costume.
Um substrato muito bom pra bougas é bastante areia, pedriscos grossos e terra... uma porcentagem cerca de 40% areia, 40% pedriscos e 20% terra de jardim.
Gostei de saber que sua planta está reagindo bem às intervenções que sugeri! Parabens pelos trabalhos e boa sorte com ela! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Sex Dez 21, 2012 4:01 pm Assunto: |
|
|
Agradeço as sugestões, Rafael.
Sobre o substrato, fazer um falso transplante vai ser complicado porque já está em um vaso grande.
Pensei em dar uma cavada ao entorno do galho até encontrar raizes e diminuir a quantidade de terra, expondo o tronco enterrado.
Vale a pena fazer isso? |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 3:11 pm Assunto: |
|
|
Pedcar, acho que não seria conveniente expor as raízes agora....ainda é cêdo para isso, deixe-as cobeta de terra que elas engrossarão melhor e desenvolverão mais raíezes capilares próximo do tronco que é o que vc precisará quando for fazer o transplante para um vaso nenor, eu deixaria ela quieta pelos próximos 2 anos, apenas selecionando e direcionando os brotos para a formação da extrutura aérea. Tenho um yamadori dessa espécie que retirei de uma concretagem em uma obra que os pedreiros iriam cortar, estrangulada pelo concreto mas muito florida na copa, árbusto de 14 anos e 1,5 m de altura, podei bem embaixo, quebrei o concreto e vi que o estrangulamento do concreto criou uma horrível conicidade invertida e a raíz pivotante tinha uns 40cm reta para baixo com poucas raizes capilares e bem longe do tronco. Replantei, ela começou agora a emitir os brotos, deixarei sem mexer por um bom tempo para ela se recuperar, depois pretendo fazer um alporque para levantar o novo nebari acima da conicidade invertida...calculo uns 5 anos para só então iniciar o trabalho de modelagem aérea. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
|