FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro 2.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Capobianchi

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 10:23 pm    Assunto: Pinheiro Negro 2. Responder com citação

Bom, vale um comentário.

Talvez eu tenha me precipitado com a poda, pois gostei muito do movimento do tronco e futuramente pretendo realizar uma intervenção drástica de torção e colocação da planta sobre rocha, ainda não sei ao certo qual o estilo final que a planta irá assumir, terei algum tempo até a próxima intervenção pra conversar com ela e ver que caminho ela vai pedir, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos e praticar a principal técnica do Bonsai, paciência + paciência + paciência elevadas a enésima potência.

Antes

Depois

Bom é isso, críticas, sugestões, opiniões e pitacos por mais duras que sejam são mais que bem vindas.
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Capobianchi
NESSE SABADO TEM ENCONTRO DA GALERA DA CAPITAL. TA CONVIDADO
ABÇ
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 7:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Um excelente trabalho de modificação estrutural, parabens. Agora, se sua intenção for promover uma continuidade, agregando uma pedra (ou rocha) nas raizes, o momento adequado é justamente agora, que estamos na primavera. Retire a planta do recipiente atual, limpe bem as raizes, para analisar e ver as possibilidades, vez que irá precisar de um bom numero delas compridas ou alongadas.

Após escolher uma pedra adequada, use sempre cordão de algodão para promover a amarração, sem apertar muito. Não lave as raizes em hipotese alguma, e depois de prender bem a pedra, distribuindo as raizes o maximo possível em toda a volta da pedra, volte a enterrar o conjunto, em um novo substrato misturado com o antigo. Dessa vez, use mais caco ceramico, pedrisco, carvão e casca de pinheiro, agregando um meio bem drenante, onde as raizes irão se desenvolver e engrossar.

No caso, use um recipiente maior que o atual, mais profundo, devidamente vazado no fundo e na lateral baixa. Forre o fundo com uma primeira camada de caco ceramico, em seguida uma camada exclusiva com o substrato antigo. Deposite a pedra e use o substrato misturado para cobrir tudo, até pelo menos uns dois dedos acima da base do tronco, de forma a que a pedra fique totalmente coberta.

Regue bem, e coloque a planta em local onde receba luz e calor solar o dia todo. Só promova adubação organica transcorridos 120 dias dessa intervenção.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capobianchi

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo, agradeço mas nesse sabadão o dia já ta destinado a um role de motoca e aos cuidados com um dos meus doguitos, e pelo que vi no Face a galera ta organizando um churras certo? Cara não como carne, mas agradeço mesmo assim.

Nicky obrigado, as opiniões e críticas de determinados colegas aqui do fórum são mais que bem vindas e pelo que já li dos seus posts e trabalhos com certeza você é uma delas. Alias não sei se o seu apelido e proveniente do personagem dos quadrinhos, mas se for sou um grande fã também e só para complementar esta parte, parabéns pelo viveiro belíssimo local.

Bom como sou bem curioso, vou colocar alguns questionamentos e dúvidas espero que vocês possam me auxiliar.

Primeiro em relação ao transplante considerando parte do substrato antigo, isso deve ocorrer em virtude do transporte de micorrizas correto? Dai vem a pergunta, estou aguardando receber micorrizas inoculáveis de largo espectro de atuação que mediante consulta prévia são aplicáveis a PNs, só que este material deve chegar apenas daqui a aproximadamente um mês, seria prudente aguardar esse tempo para realizar o transplante ou não? Pois já estaríamos adentrando ao verão.

Segundo, ao colocar a planta sobre a referida rocha, poderia eu colocar sobre o nebari da planta uma camada de sphagnum embebido em superthrive para estimular um crescimento de raízes que incrementariam radialmente este nebari?

Terceiro e último, no caso da adubação, utilizo apenas Biogold que possui uma início de liberação muito lento, podendo considerar ai aproximadamente 4 semanas, tenho algumas experiencias onde coloquei o mesmo diretamente sobre raízes de orquídeas e mudas recém re-envazadas e não houve queima das mesmas, e nem queima de folhas, aliás muito pelo contrário, as raízes passaram a crescer mais vigorosamente sobre e sob o local da aplicação, considerando isso eu poderia logo após deste re-envaze já aplicar os pellets de forma radial nos cantos do vaso ou seria efetivamente prudente aguardar este período indicado.

Bom em princípio estas são as minhas dúvidas.

Algum outro comentário e/ou críticas sou muito grato.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 3:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dúvidas todas pertinentes e de grande importancia realmente. Vamos a sua elucidação:

Não aguarde a chegada das micorrizas, faça o reenvase e replante desde já, mesmo porque estamos na primavera, e ao não podar nenhuma raiz, não haverá risco algum para seu pinheiro negro, quanto a recuperação.

A idéia de usar esfagno sob as raízes é ótima, eu mesmo costumo vez ou outra adotar esse procedimento. Estando esse material previamente umedecido com hormonio tipo o superthrive, melhor ainda. Só lembre de usar cordão de algodão para fixar as raizes à pedra, e não outro material qualquer como arame ou borracha, que devem ser desde logo descartados como opção.

Apesar do Biogold e o osmocote serem adubos de liberação lenta, recomendo cautela em seu uso nessa fase, pois a resposta das raizes não será a mesma que ocorre com outras espécies. Samambaia, avencas e orquídeas respondem de maneira diversa a coníferas, seja qual for a variedade. Então, para garantir um resultado melhor, aconselho prudência em sua aplicação antecipada, como sugere. Melhor aguardar pelo período sugerido antes.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capobianchi

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, obrigado.

Agora uma outra dúvida, em relação raiz pivotante da planta, corto ou mantenho? Se existir é claro.

No caso, postei também um jacaré na seção e acabei por encontrar uma pedra que ficaria perfeita nele, posso também fazer a intervenção, ou neste caso é melhor aguardar o inverno?

Abs
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2012 5:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Cortes de raiz, pivotante ou não, devem ser evitados. Em relação a outra planta, mantendo o sistema radicular intacto, sem corte, pode aproveitar o período e o trabalho e fazer a modificação, sem problema.

Capobianchi

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2012 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Agora devidamente colocado na pedra escolhida e sem nenhuma alteração de estrutura.

Provavelmente ele deverá ser conduzido nos próximos anos como um Sekijoju Han-Kengai.

O recipiente escolhido possui 18 l de capacidade e a pedra ainda passou um pouco da superfície, tomara que ele adapte-se bem.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: