FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga e Bougainvillea - Por favor ajudem!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bertassoni

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 10:10 pm    Assunto: Pitanga e Bougainvillea - Por favor ajudem! Responder com citação

Caros amigos,

Como sou muito principiante, convoco a ajuda de vocês. Tenho duas mudas de Pitanga adquiridas no horto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e um Bougainville comprado no Bonsai da Tijuca, no qual eu como leigo classificaria como um pré-bonsai ou muda.

Vamos as crianças:

Pitangas recém compradas no horto dia 8/11/12:

O Bougainville comprado e desfolhado totalmente em 10/11/12 estava assim:

Achei muito interessante ele possuir likens, dá um aspecto muito legal.

-> Fotos de hoje (24/11/12)
A pitanga da esquerda na primeira foto (que no primeiro par de folhas estava faltando uma, resolveu brotar 2 pares de folha seguidos, quando veio o primeiro o segundo veio junto.

A outra pitanga, que parecia mais novinha, eu coloquei em um vaso com a própria terra dela...

O problema é que essa terra é feita lá no horto, os caras devem fazer com princípios técnicos, mas quando eu coloquei no vaso, acho que "inverti" alguma coisa, a terra ficou MUITO argilosa na parte de cima, acho que isso não fez bem a planta, já que ela não brotou nada até hoje.
Vejam o detalhe da terra:

Já o Bougainville, depois da desfolha total ele me deu novas brotações, algumas estranhas, com folhas "defeituosas"... Eu não sei bem o motivo, deve ter sido meu excesso de zelo e manipulação, preciso de outras plantas pra aliviar a ansiedade de principiante.

E agora uma vista geral dele:

Preciso da seguinte ajuda amigos,
1. Posso e devo adubar alguma coisa agora?
2. Pelo menos uma pitanga vai conhecer o escorredor, mas devo fazer o transplante agora ou esperar até que ela se desenvolva mais, repare como ela ainda é fininha...
3. Como posso aramar o Bougainville? Ele foi transplantado a uns 4 meses, pensei em usar Osmocote, como ele fica na janela do meu quarto, eu dispenso a mamona fedida! =)
4. O que fazer com a Pitanga que foi colocada no vaso? Estava pensando em trocar de substrato, tirar essa terra que tem minhoca (eu ODEIO minhoca, to nem aí pro bem que ela faz na terra, quem quiser a minhoca da minha pitanga pode levar! Só que eu já matei uma.) e colocar um substrato de pedrisco.

Agradeço desde já a ajuda de todos e sintam-se livres para opinar e criticar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2012 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Bertassoni, vamos por etapa, pode por a pitanga no escorredor se possivel as duas ou em um vado grande, quanto a primavera se esse for a finalizaçao do trabalho ou seja em termos de desenvolvimento de tronco e tamanho entao mantenha onde estar e vá conduzinho com podas de reparo para adensamento da copa e aramaçao, retornando a pitanga o solo que ela esta é o que deve permanecer ou parecido pois sempre ouvi que solo onde há minhocas é um bom solo para desenvolvimento da planta sendo assim se voce encontrou algumas minhocas no substrato entao quer dizer que este é o ideal, deixe crescer neste solo ou parecido e quando for transplanta-la para um vaso definitivo ou seja na fase final do desenvolvimento com o bonsai pronto, ai sim entre com um substrato mais drenante com pedriscos... no mais é isso Abraços!
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2012 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Bertassoni

Segue uma sugestão para a buga...:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bertassoni

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 9:59 am    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan, ele parecia o substrato ideal ate eu meter a mão nele. Depois disso ele ficou assim como na foto em que eu mostro a terra do vaso, além disso a planta não se desenvolveu NADA, enquanto a irmã dela não para de brotar.

Alexandre S. Coelho, muito obrigado pela sua opinião e por montar uma imagem de ótima visualização, para um leigo isso ajuda muito. Agora fica a minha pergunta, QUANDO posso fazer essa intervenção? Eu nunca cortei um galho assim, é na serra que se faz? Algo parecido com um serrotinho?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre sempre com ótimas projeções Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: