|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Capobianchi
Registrado: 14/09/12 Idade: 48 Mensagens: 50 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 10:21 pm Assunto: Pinheiro Negro 1 - Minha primeira experiência. |
|
|
Na sequência do destrinchamento do post inicial.
Pinheiro Negro 1
Antes
Depois
 _________________ Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 7:33 pm Assunto: |
|
|
Capobianchi, esse Pn nunca deve ter sido pinçado daí as agulhas só nas pontas dos ramos. Não haverá possibilidade de brotação para dentro, assim, minha sugestão é fazer um mame.
Usando o primeiro galho fino, tire o arame, proteja-o com ráfia ou câmara de pneu de bicicleta e faça o movimento como projetei em azul. Bem junto ao tronco, sem deixar espaço.
Por enquanto mais nada.
No inverno próximo pode onde está em vermelho, deixando um toco.
Em outubro de 2014 começar a pinçar.
E dai, outros procedimento que podem ser orientados na época.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Capobianchi
Registrado: 14/09/12 Idade: 48 Mensagens: 50 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 11:25 pm Assunto: |
|
|
Professor, obrigado pelas dicas.
Como de costume eu e minha curiosidade não me permitem ficar quieto, então lá vou fazer algumas perguntas que podem parecer muito óbvias.
Eu poderia encurtar os ramos através de técnicas de enxertia como garfagem ou encostia? isso poderia melhorar estes distanciamentos e a parir destas que seriam as novas pontas, trabalhar então estas técnicas de pinsagem no futuro?
Caso isso fosse possível até quantos galhos eu poderia reduzir e enxertar por vez?
A intervenção de pinsagem ocorreria apenas daqui dois anos mesmo?
Num de seus dos posts sobre PN, não sei se é vc algum outro participante apresenta um fluxo de trabalho para os pns, aquela contagem de tempo daquele material deve ser considerada como os meses do ano?
Acho que por enquanto são essas as dúvidas.
abs _________________ Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 7:20 pm Assunto: |
|
|
Capobianchi escreveu: | Professor, obrigado pelas dicas.
Como de costume eu e minha curiosidade não me permitem ficar quieto, então lá vou fazer algumas perguntas que podem parecer muito óbvias.
Eu poderia encurtar os ramos através de técnicas de enxertia como garfagem ou encostia? isso poderia melhorar estes distanciamentos e a parir destas que seriam as novas pontas, trabalhar então estas técnicas de pinsagem no futuro?
R: Sim! Embora a enxertia de PN seja uma operação delicada e sem sucesso garantido.
Caso isso fosse possível até quantos galhos eu poderia reduzir e enxertar por vez?
R: Uns 50% do total de galhos.
A intervenção de pinsagem ocorreria apenas daqui dois anos mesmo?
R: Sim, sendo o crescimento lento e espera de recuperação da planta.
Num de seus dos posts sobre PN, não sei se é vc algum outro participante apresenta um fluxo de trabalho para os pns, aquela contagem de tempo daquele material deve ser considerada como os meses do ano?
R: Sim, precisa ver que no fórum aparece 2 tabelas, sendo uma já adaptada para nosso hemisfério. Para ter certeza veja que a nossa tabela apresenta o Metsumi (pinçagem das velas) em outubro.
Acho que por enquanto são essas as dúvidas.
abs |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|