Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 9:37 pm Assunto: |
|
|
Xará, o enxerto da benesuzume na Sakura normal vai ficar show, porque a benesuzume não engrossa. Muito lenta. Estou na torcida!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Ago 27, 2012 2:20 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelo post, esta muito bom. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 10:14 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Pessoal, essa é um filhote da Sakura benesuzume (estaca do ano passado). Serve para kusamono, também!
abraço
 |
Amigo Elio
Como fez para a estaca pegar?
Alguma dica ou segredo?
Pretendo fazer algumas logo, logo...
Abraço! _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 3:23 pm Assunto: |
|
|
Rogério a estacas que fiz brotaram facilmente. Mas agora creio que está meio tarde para fazer. Estaquia lenhosas se fazem no outono/inverno. As que fiz foi bem no fim do inverno e funcionou. Qause 100% enraizou. Usei enraizante AIB (ácido indulbutírico) mas pode usar qualquer outro.
Xará, o enxerto da benesuzume em cerejeira normal pegou e brotou bem. Acabei fazendo somente 2 enxertos, ambos pegaram. Mas um deles acabou secando esta semana, creio que foi problema no cavalo porque ele já tinha 3 brotos com quase 10 cm de comprimento. O outro enxerto ainda está vivo, mas está num local meio inadequado. É que como a benesuzume ra bem fininha e eu não tinha cavalo da mesma espessura acabei fazendo numa ponta de cavalo há quase meio metro de altura. A idéia era apenas ver se funcionava. No ano que vem quero expandir a técnica, fazendo em mais exemplares...
Depois disso comprei uma benesuzume mais encorpada a qual estou estilizando.
Olha como era quando eu comprei, já com o pico da floração passando e os novos brotos saindo...
Infelizmente o pessoal que produziu acabou deixando ela muito alta e somente uma "bolinha' de galhos acima. Galhos interessantes que teria servido bem a estilização foram cortados, como dá bem para ver nas cicatrizes. Aquele brotinho que aparece abaixo estou "cultivando" para possivelmente ser o primeiro galho no futuro. Mas o problema é a grande distância até o próximo galho, e daí estão todos muito juntos.
Sempre é um problema quando se pega uma muda que não foi devidamente planejada para bonsai.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 7:31 pm Assunto: |
|
|
Boa, xará! O negócio é ir tentando. Quanto a essa que vc adquiriu, realmente é uma pena que ficou alta.
Seria muita ousadia podá-la acima daquele galhinho que tem à esquerda, acima das duas cicatrizes???
O bem dessa espécie é, além das flores, os frutos. Olha a minha pequenina e com frutos.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 8:04 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio!
Muito legal a sua Sakura, e muito interessante ver como está se desenvolvendo a estaca realizada!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 8:11 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Elio,
Agradeço novamente sua ajuda e dica.
É sempre bom seguir as dicas de quem já fez e funcionou!
Muito obrigado e um abraço!
ps: Com as frutas ficou melhor ainda.... _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 8:42 pm Assunto: |
|
|
Essa minha técnica de aramação eu já patenteei! Não pode ser copiada. Chama-se "Preguicetti Del Vecchio".
abraço _________________ Elio
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 10:14 pm Assunto: |
|
|
Meu xará, frutificada é mais um espetáculo!!! Pois a minha apesar de tantas flores não segurou fruto nenhum.
Quanto a sua idéia ousada de cortar lá em baixo não seria de todo errada. O que eu não gostaria era de perder toda esta ramificação de esporões que já estão a produzir flores em abundância. E o charme desta espécie sem dúvida é a sua floração (e frutificação).
Desta forma estilizei baixando os galhos o quanto podia neste momento e se for o caso, no futuro, baixar mais.
Segundo Nacho Marin e outros mestres, há uma interpretação errada do conceito de Naka sobre a localização do primeiro galho. Naka diz que o premeiro galho deve situar-se no primeiro terço da planta. Isso quer dizer que ele não precisa "nascer" no primeiro terco da planta, mas sim estar ali colocado. Desta forma podemos pegar um galho bem mais alto e através de tração e/ou aramação posicionar ele no local a ele dedicado. É o que tentarei fazer. Por precaução, estou deixando aquele galhinho crescer livremente, e os amigos podem ver na foto abaixo que ele já está bem grandinho... Se vou utilizar ele no futuro ou não é outra coisa. Por hora, está valendo a frente da primeira foto, com o galho crescido lá no fundo escondido.
Por favor opinem à vontade.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Qui Nov 29, 2012 9:44 pm Assunto: |
|
|
E ai Élio Luis, tudo bem?
Dizer o que, para um cara experiente como vc. Acho que vc está no caminho certo,apenas acho que vc poderia mudar a inclinação um pouco para esquerda, na foto (frente).
Gostei muito da exposição(Rolante), e ano que vem, estarei ai, e com plantas para expor.
um abraço! _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 30, 2012 10:53 pm Assunto: |
|
|
Beleza Jair...obrigado pela força. Valeu tua participação também. Quanto a inclinação, tens razão. Já tá enxergando bem...rsrsrsrss.... É que como ainda está no vase de cultivo apenas aramei os galhos e tirei uma foto para mostrar aqui pro pessoal, mas é por aí amigo...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|