FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Luca Baêta - Brasília/DF
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
BaetaLeal

MensagemEnviada: Sáb Dez 01, 2012 4:09 pm    Assunto: Luca Baêta - Brasília/DF Responder com citação

Olá, pessoal! Sou de Brasília e estou iniciando nessa arte, já li muitos livros e uma penca de artigos em blogs na internet, fora algumas feiras que aconteceram por aí onde haviam diversos estandes de bonsais.. Com certeza, este fórum vai me ajudar bastante também a tirar minhas dúvidas quanto à criação, manutenção (tanto da planta quanto do solo) e substituição de componentes essenciais em alguns aspectos.

Sou beeeem novato dentre os Bonsaístas, pra falar a verdade não tenho nenhum ainda, só convivo com um amigo que tem muiitos e inclusive partilho com ele da criação e manutenção dos bonsais dele.. Mas resolvi ter os meus próprios bonsais, então estou me aventurando agora rsrs Ainda estou adquirindo habilidades no manejo e manutenção dos bonsais (na verdade, de plantas no geral), porém tenho aqui em casa 6 mudinhas de Caliandras, que vieram das sementes que catei de uma árvore aqui perto. De 6 sementes, as 6 brotaram rapidinho! Brevemente posto fotos delas, estão bem pequenininhas ainda, têm entre 3 e 4 folhas ainda, com algumas brotações ainda aparecendo.. Fora elas, tenho uma mudinha de laranja já com uns 2 meses e umas 8 folhinhas, que estava nascendo no meu jardim mas resolvi colocar num vaso pois estava começando a tomar espaço de outras plantas no local.. Pretendo fazer de todas essas, bonsais Smile

Contem comigo, para o que precisarem aqui pela região (acho que precisarei mais de vocês do que o contrario mas tudo bem rsrs) e tbm pelo forum.
Abraços a todos, e avante! Smile

Luca
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Seja Bem vindo Baeta certamente encontrará a maxima ajuda que precisar, bom no que depender de nós fique certo que sim, afinal o forum visa isto esclarecer ao maximo, a todo aquele que se propor a aprende-la, assim nao se acanhe e pode perguntar e dividir conosco suas duvidas para que tentemos soluciona-las... Abraços!!!!!
BaetaLeal

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, muito obrigado Wellington, pela gentil recepção! Very Happy Sinto que vou gostar bastante daqui hehe Já andava bisbilhotando algumas dúvidas por aqui antes de resolver virar membro Smile
Abraço!
BaetaLeal

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 5:03 pm    Assunto: As fotos Responder com citação

Como prometido, as fotos das minhas mudinhas rsrs Não sei se é permitido postar foto aqui ou se tem um tópico específico. Se for o caso, desculpem-me.. Eu removo as imagens e posto no devido lugar.

A mudinha de laranja.. Está com uma folha machucada porque um passarinho louco arrancou uma parte dela kk Tá recuperando..

Detalhe de uma das caliandras

Detalhe de outra das caliandras

Meu batalhão de plantinhas rsrs

Editado pela última vez por BaetaLeal em Sex Dez 07, 2012 12:42 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fulvio estefanio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2012 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Seja Bem vindo Baeta Very Happy Smile Laughing
Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura - Mc. 16:15
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
BaetaLeal

MensagemEnviada: Sex Dez 07, 2012 10:24 pm    Assunto: Minha caixa d'agua de barbantes :) Responder com citação

E aí, galera! Me vi desesperado essa semana pois viajo dia 8, (amanhã!!) e não encontrei nenhum amigo que fosse ficar por aqui para me ajudar, regando minhas plantas enquanto estou fora. Então vim desesperaaaaaado atrás de dicas de montagens de sistemas de irrigação caseiros e encontrei uma dica do colega nickyfury, sobre um sistema via capilaridade, com barbantes. Improvisei minha própria caixa d'agua rsrs o que acham do resultado? Passarei 20 dias fora e como aqui não está seco nessa época do ano (muito pelo contrário, chove consideravelmente até) acredito que esse sisteminha vai segurar a onda..

A propósito, um colega me perguntou sobre o substrato, questionando se com esse sistema a planta não se encharcaria devido ao substrato ser pouco drenante. Esclarecendo: muito pelo contrário! kkkk Pesquisei, não só aqui mas em outros fóruns de bonsais, para encontrar uma mistura "ideal" para a caliandra. Não encontrei todos os compostos aqui em lojas, então corri atrás de substitutos que, até agora têm feito seu trabalho perfeitamente. Enfim, a composição do meu substrato é:

50% areia peneirada (2 a 5 mm) Que no meu caso, tive que me enrolar com uma areia de filtro de piscina com as mesmas especificações.
30% vermiculita + pó de coco Coquim (essa mistura ficou praticamente como um condicionador de solo)
20% brita de construção (não encontrei argila por aqui, foi a solução mais viável que achei na hora) com pedriscos de 2 a 5 mm também.

Não sei se já deveria ter me preocupado com o substrato tão cedo assim ou se não era necessário devido à planta ainda estar crescendo.. Disseram-me que essa preocupação do substrato é na verdade para quando a planta já está crescida. Mas de qualquer forma, quis fazer o que meu coração mandou rsrs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: