|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 7:44 pm Assunto: Pinçagem de Shimpaku |
|
|
Olá pessoal!
Vi que este Shimpaku estava muito cabeludo pro meu gosto.
abraço
ANTES
DEPOIS
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 8:55 pm Assunto: |
|
|
Poxa essa criança ja estava pedindo para ir ao barbeiro, rs...
Bom meu Irmao Elio fora as piadas de sempre, o que dizer, estou lendo bastante sobre o assunto porem para atingir o objetivo contrario que seria a ramificação e o adensamento da copa, caso tenha sido o caso, poderia dar alguma dica, ou é normal nos shimpakus ficarem com a copa cheia dessa forma, aplicou alguma técnica nesse sentido????
Abraços meu Irmao!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 9:12 pm Assunto: |
|
|
Wellington, realmente precisava de barbeiro.....rsrsrsrs!
É normal os Shimpaku adensarem dessa maneira, mas não gosto quando ficam esses "Pom-pom", assim, quando chega nesse estágio eu faço um raleamento para deixar mais aberto/ clean!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho xará. Agora, sempre fica a dúvida: se queremos compacatação, e quando os shimpakus estão mais compactos a gente pela eles, quando é que vão chegar ao que queremos???? (não se assute com a pergunta pois eu estou fazendo o mesmo que o amigo fez aí...rsrsrsr)
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 9:21 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Bom trabalho xará. Agora, sempre fica a dúvida: se queremos compacatação, e quando os shimpakus estão mais compactos a gente pela eles, quando é que vão chegar ao que queremos???? (não se assute com a pergunta pois eu estou fazendo o mesmo que o amigo fez aí...rsrsrsr)
abraço |
Entendi, xará........rsrsrsrsrs!
Vale aqui uma ressalva: a pinçagem de shimpaku é diferente e tem objetivos diferentes das não coníferas. Vamos lá ver se consigo explicar com poucas palavras.
1. O shimpaku quando adensa faz esses "pom-pom" que a meu ver fica parecendo mais topiaria.
2. A compactação do shimpaku esconde a ramificação, o que pra mim é um defeito.
3. A pinçagem se faz no interior dos ramos e não nas pontas. Nas pontas somente quando ele largam aqueles brotões compridos.
4. Caso que queira adensar, então sim a pinçagem se faz nas pontas e não no interior.
Bom, é isso aí, xará!
abraço
Um exemplo melhor:
ANTES
DEPOIS (onde gosto que pareça a ramificação) Nesse ponto ainda precisa de aramação para horizontalizar as folhas.
 _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|