|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Dom Dez 09, 2012 10:29 am Assunto: |
|
|
Liiinda, liinda planta! continue atualizando! |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Dez 09, 2012 3:01 pm Assunto: |
|
|
ki espetaculo.....
nem tem muito o que comentar.....
só acompanhar....
parabens.... _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Seg Dez 10, 2012 7:52 pm Assunto: |
|
|
TB agradeço ao fórum pela oportunidade de conhecer pessoas como o Matheus Sena, um cara muito divertido, animado, com certeza conheci um grande amigo. Matheus brinca que estou dando curso, mas eu é que já aprendi muita coisa com ele. Realmente fiquei impressionado com as centenas de jabuticabas, uma mais bela que a outra, fora as pitangas, manacás, alecrim da serra que renderá belíssimos bonsai. _________________ "Bonsai no vale do aço"
Editado pela última vez por MARCIO ROLDÃO em Seg Dez 10, 2012 8:07 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2012 8:00 pm Assunto: |
|
|
Nossa região. Onde a jabuticaba é nativa
 _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2012 8:05 pm Assunto: |
|
|
Matheus examinando um nebari
[/img] _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Dez 10, 2012 8:39 pm Assunto: |
|
|
Lindíssima paisagem , e muito interessante a jabuticabeira mostrada acima!
Você irá realizar um yamadori??
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 13, 2012 6:27 pm Assunto: |
|
|
Gil o Matheus me chamou para selecionar agumas jabus com boa qualidade para bonsai, em breve mostraremos fotos. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Henrique Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Qui Dez 13, 2012 10:56 pm Assunto: |
|
|
Que belo material!!!
Acompanhando...  _________________ "Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2012 9:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Particularmente eu fico imensamente satisfeito quando vejo uma ótima recuperação de um material recolhido, como é o caso dessa Jabu. Como disse antes ao Matheus, o bom da região onde ele reside é a imensa diversidade de espécies que podem ser convertidas em bonsai após sua retirada, seja como essa que cresce em meio a outras, e de uma frutifera reconhecidamente ótima para bonsai, seja de outras, que estão nos parques, ruas e praças das tres cidades próximas (Timoteo, Fabriciano e Ipatinga). Sem contar, é claro, outras nativas ainda não catalogadas, que crescem nas encostas dos morros e montes ao redor da cidade, e mesmo nas matas nativas, principalmente próximas aos corregos e rios.
Vale a pena estar de olho nessas e em outras espécies possíveis de serem recolhidas, no todo ou em parte (nesse caso, estacas e alporques, quando a retirada total não for liberada). Além do material verde, há placas, pedras e rochas que podem ser recolhidas visando um trabalho diferenciado, como lajes para compor bosque bonsai ou floresta bonsai, ou então ishitsuki (literalmente, em japonês, planta com pedra, que redunda nos estilos: raiz sobre pedra, ou raiz sobre rocha, bem como planta sobre rocha). Pedras especiais podem ainda servir como material para outra arte: SUISEKI.
A diversidade e as infinitas possibilidades existentes no entorno dessa magnifica cidade que é Cel. Fabriciano, permite extrapolar em muito o universo permitido para o bonsai e outras formas artisticas correlatas: suiseki, kusamono, shitakusa e, claro, bonsai. É sair a campo e obter o material disponível, trabalhando na certeza de obter ótimos resultados, como mostra as imagens até agora apresentadas. Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 15, 2012 11:11 am Assunto: |
|
|
É vivendo e aprendendo, o Matheus coletou estas jabuticabas com um procedimento diferente ( dicas do nickyfury ) do procedimento que eu faço, como por exemplo colocar direto no sol, época de coleta, etc....e foi um sucesso e também quero experimentar. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Qui Ago 22, 2013 6:06 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, depois de um tempo (1 ano + ou -) aí estão as duas jabuticabeiras que coletei no inverno de 2012. Estão bastante saudáveis e brotando bastante, acho que se salvaram!!! Bom, fiz adubação em julho último, quando tirei estas fotos e estou aqui pensando quais serão minhas próximas intervenções. E é claro que venho compartilhar com os colegas e pedir opiniões sobre procedimentos de transplante e/ou modelagem. Espero que gostem do resultado e que sirva de aprendizado para todos a minha experiência.
Nas duas primeiras fotos está um dos exemplares. Nas três últimas o segundo, que é o que mais gosto. Acho que a primeira me dará um hankengai e a segunda um moyogi. Concordam? abraço a todos.
 |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Ago 22, 2013 10:29 pm Assunto: Jabu |
|
|
Ola matsena,bom ver o resultado da coleta destas jabus mas tenta colocar as fotos maiores ficaram pequenas estou curioiso pra ver como elas estao agora.
Abraços |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Ago 22, 2013 10:49 pm Assunto: |
|
|
CARAMBA!!!
Quisera eu ter jabuticabeiras tão magníficas como essas perto de casa pra poder coletar, haha!!!!!
Parabéns!!! Quanto a da segunda foto, eu deixaria os troncos como estão, e faria copas trianguladas em cima deles com as novas brotações, apenas isso, ficaria shoooow de mais! |
|
|
 |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Sex Ago 23, 2013 11:26 am Assunto: |
|
|
Caros colegas,
clicando nas fotos você será direcionado para o imageshack onde estão em tamanho maior.
Abraço a todos,
Matheus Sena |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|