|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno NF
|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 1:54 pm Assunto: Flamboyant desde a semente |
|
|
Olá foristas!
Estive ausente durante um bom tempo, mas agora voltei. Gostaria de mostrar um flamboyant que eu tenho já faz um tempinho e
contar a história dele. Ele já sofreu um bucado na minha mão, mas ainda vive!
Vou postar as fotos cronologicamente.
O plantei por volta de 2003.
A foto abaixo é de 2004, quando ele tinha uns 2 anos.
Dezembro de 2005.
Janeiro de 2007
Janeiro de 2009
Dei uma podada e coloquei uma moeda de 50 centavos pra se ver o tamanho dele com seus 6 anos!
Nessa época eu vinha tendo uns problemas que até hoje não sei como lidar. As novas brotações crescem, dão lá suas folhas mas
logo secam e morrem, como pode se ver pela foto abaixo.
Resolvi fazer um teste, com uma técnica que vi aqui no fórum, com cortes verticais para o engrossamento do tronco após a cicatrização, mas no
meu caso não deu muito certo não.
Um mês depois o corte ficou assim:
A partir dessa data meu flamboyant foi decaindo...
Maio de 2009
Depois de perder todas as folhas, ela ficou nesse estado por uns 5 meses:
Ja tinha perdido as esperanças quando ele começou a rebrotar!!!
Outubro de 2009
A partir dai ele veio com força total, soltou uns brotos gigantes!
Dezembro de 2009
O corte que eu havia feito para o engrossamento do tronco deve ter dado alguma doença nele, pois a parte debaixo secou misteriosamente.
Eu acabei descascando tudo pra ver como estava, e mudei de vaso também.
Em 2011, não lembro bem quando, resolvi esculpir aquela parte de madeira seca. Acabei fazendo um rasgo grande, desde lá de baixo até em cima.
Atualmente ele se encontra assim, como mostrado nesse últimas fotos. Estou tentando dar algum movimento ao tronco, que ao meu ver está muito reto. Talvez alguma coisa meio na forma de S, só que bem suave. O que acham? Se alguém tiver alguma sugestão de o que fazer, será muito bem vinda, opinem a vontade!
Gostaria também da ajuda de quem tem ou teve flamboyant, pois suas experiência serão relevantes.
Obrigado e até mais!
Editado pela última vez por Bruno NF em Sáb Fev 25, 2012 2:30 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 5:01 pm Assunto: |
|
|
Muito legal o que vc fez pra recuperar a cicatriz do tronco... _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Cleuber
Registrado: 21/04/05 Idade: 42 Mensagens: 96 Localização: Brasília
|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 5:37 pm Assunto: |
|
|
Cicatrização interessante. Quanto ao movimento do tronco é complicado, pois não aceita bem a aramação quando já está lignificado, porém nunca tentei com proteção (ráfia + borracha). A técnica mais indicada é mesmo a tração dos galhos. Também pode ser realizada a poda radical... |
|
|
 |
ROSIMEIRE E. G. 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 10:07 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando!!! |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 8:47 am Assunto: Re: Flamboyant desde a semente |
|
|
Bruno isso é o que se pode chamar de "histórico misto" muitos altos e baixos mas o resultado a meu ver está bem legal acho que a salvação foi a mudança do vaso e substrato e acho que o pior já passou
Também tenho um e fiz a inserção de tronco para melhorar o nebari
 _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
Interessante o trabalho em madeira morta, mas não entendi o risco no tronco visando engrossar, como seria isso?
Tem trocado o substrato com que frequencia?
Adubacão: como está procedendo? Quantidade? Tipo de adubo? Frequencia?
Ventilacão e iluminacão: a planta fica em interior? sob sombra ao ar livre?
sol intenso, moderado?
Se os quisitos espaco para as raízes desenvolverem, adubacão, cuidado com a rega e sol moderado, forem respeitados sua plalnta pode responder bem a uma poda drástica, pouca acima da cicatriz. O flamboyant exige atencão constante com a poda, pois se um broto alongar mais que os outros, ele desvia toda energia para sí, fazendo com que os menos desenvolvidos sequem, então se conseguir mais de um broto com uma poda...sucesso! vai ter que ter atencão para um não disparar mais que o outro no crescimento, tb notei que a aramacão mantendo um equilíbrio entre a altura dos brotos, tb é eficaz, um plano mais horizontal é o ideal, sendo que a tendência é o crescimento vertical! Eu tenho hoje uma só, perdi duas e cheguei a conclusão que não é uma espécie legal de trabalhar, mas vale o desafio, espero manter está uma que tenho como uma espécie diferente na colecào. Sucesso com a sua, tá bem legal... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 2:28 pm Assunto: |
|
|
Olá! Agradeço a todos pelos comentários!
Cleuber, legal falar com vc, afinal me basiei um pouco no seu flamboyant!
Quando falei em dar um movimento ao tronco, no meu, me referia à parte mais nova. Na parte mais velha realmente eu não tenho
muitas esperança de conseguir mexer, e nem pretendo. A minha idéia era fazer algo do tipo como mostrado na figura abaixo.
Tentei fazer um passo a passo.
Otoniel Santos, achei esse o seu muito parecido com o meu! Com um tronco mais grosso e uma brotação vigorasa à esquerda.
Ví também que você conseguiu utilizar a técnica dos cortes com mais sucesso que eu, é isso ai! Mais uns centímetros e vai ficar top.
MArcoBonsaiPoa, esse corte que eu fiz visando engrossar foi a tentativa de usar uma técnica mostrada pelo Cláudio C. Ratto nesse post:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=744&highlight=flamboyant
Os resultados mais impressionantes dessa técnica eu vi no post do Cleuber:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7792&highlight=flamboyant
Quanto às suas outras perguntas:
Faz mais de 2 anos que não troco o substrato, e foi a única vez que o fiz.
Adubo com NPK 8-8-8, e torta de mamona, seguindo às recomendações das embalagens dos produtos, mas sou meio relaxado quanto
à frequência, as vezes passo uns 3-4 meses sem lembrar de adubar.
Moro num apartamento, no 11 andar, e as plantas ficam na varanda, sobre uma mesa. Venta muito, até demais, já caíram vasos meus
no chão, pelo vento. O sol nasce atrás do prédio e se põe na frente, Portanto as plantas só pegam sol depois do meio dia. Continuam
pegando até ele se por, pois não têm nenhuma construção na frente, como obstáculo, posso ver o horizonte.
Outro coisinha, gostaria da opinião de quem tiver experiência em tratar de madeira morta, porque pretendo dar uma melhorada naquela minha.
Ela está escura e sem graça. Gosto daquelas clarinhas, nos jins que o pessoal costuma fazer em pinheiros, além do mais a minha
estava começando a mofar, agora que está tudo muito úmido. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 3:37 pm Assunto: |
|
|
Receita da calda sulfocálcica
Ingredientes:
1l d'água + 100g de cal virgem + 80g de enxofre
Modo de preparo:
Ponha o cal virgem com a água para ferver, e enquanto não ferve, vai mexendo e desmanchando o que dá de pedrinhas do cal, quando ferver adicione o enxofre e deixe-o por 25 min, mexendo de quando em vez, desligue o fogo, deixe esfriar, coe em uma malha fina e ponha o que sobrou de sólidos fora, guardando o líquido. Rendimento: 500 ml+/-
Obs: Faz isso ao ar livre, pois fede pra mais de metro.
Outra coisa... Não aplique em nada que foi recentemente tirado a casca, porque pode matar, espere uns 30 dias pra primeira aplicação, no seu caso já está bem cicatrizado, sem problemas.
E se puder faça um reenvase na sua planta, as raízes já estão que nem presos em cela de presídio, tudo amontoado... abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Dez 20, 2012 11:43 am Assunto: |
|
|
Muito interessante, creio que o vaso final deve ser nesse porte que esta agora, estou cultivando alguns e um yamadori que deve ter uns tres anos eu creio, pelo que tenho notado em relaçao a outras arvores, é o seu crescimento rapido, o seu parece ter correspondido melhor nessa bacia grande penso tambem que deve deixa-lo com um porte grande com uns 30 a 40 cm, menor que isto talvez perca um pouco sua caracteristica ja que suas folhas parecem nao diminuir muito entao menor ficaria desproporcional, uma curiosidade nesses anos ele nunca floriu?????Abraços _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|