Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Predes
Registrado: 20/08/12 Idade: 37 Mensagens: 43 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Sex Dez 28, 2012 2:21 pm Assunto: Misho - Macieira (60 cm) |
|
|
Gente preciso de ajuda com essa macieira, tenho ela desde semente, e atualmente está com cerca de 60 cm...achei que estava ja muito grande, e ontem podei o topo dela.
Devo podar mais baixo ainda?
Como devo proceder daqui pra frente? Faço mais alguma intervenção?
Obrigado
Segue algumas fotos:
ATUALMENTE
APÓS O CORTE
 |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2012 5:13 pm Assunto: |
|
|
Acho que agora vc deve deixá-la descansar um pouco pra depois tentar uma poda mais drastica, deixe ele apresentar novos brotos que possivelmente vc possa utilizar para estruturar bem a copa.
Vá com calma...
E boa sorte.
Feliz 2013 _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Roberto C C Pires

Registrado: 17/01/12 Idade: 34 Mensagens: 43 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 11:51 pm Assunto: |
|
|
Amigo, como você procedeu no processo de quebra de dormência e estratificação?
Desde já, obrigado. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:02 am Assunto: |
|
|
dica
de movimentos a ela, arame em baixo e deixe a guia crescer so preste atencao nos arames para nao marcar.
ou então deixe crescer libre ate atingir uma boa grossura depois faz uma poda radical. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Predes
Registrado: 20/08/12 Idade: 37 Mensagens: 43 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:16 am Assunto: |
|
|
Guilherme Luz escreveu: | Acho que agora vc deve deixá-la descansar um pouco pra depois tentar uma poda mais drastica, deixe ele apresentar novos brotos que possivelmente vc possa utilizar para estruturar bem a copa.
Vá com calma...
E boa sorte.
Feliz 2013 |
Obrigado Guilherme, e bom ano pra você também.
Roberto C C Pires escreveu: | Amigo, como você procedeu no processo de quebra de dormência e estratificação?
Desde já, obrigado. |
Na verdade não realizei nenhum processo específico, até me assustei quando vi aqui no fórum o pessoal comentando de colocar no freezer as sementes e tal pois eu germinei cerca de 20 sementes, quase todas vingaram, somente colocando-as na terra =p
Leandro Ferraz escreveu: | dica
de movimentos a ela, arame em baixo e deixe a guia crescer so preste atencao nos arames para nao marcar.
ou então deixe crescer libre ate atingir uma boa grossura depois faz uma poda radical. |
Leandro, tem algum exemplo (imagem) para que eu possa tomar como referência na aramação de uma macieira? Pois o estilo com que ela cresce não sei ao certo como proceder.
Obrigado |
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:23 am Assunto: |
|
|
Roberto,
germinar semente de maçã é fácil. Eu fiz no algodão molhado. Pegue a semente e faça um pequeno corte nas duas pontas. Escolha um recipiente fechado (pode ser uma vasilha plástica com tampa) e forre todo o fundo com algodão molhado. Coloque a semente (ou sementes) no algodão e leve o recipiente à geladeira. Troque o algodão toda semana. A semente não irá demorar para germinar (poucas semanas). Quando a raiz estiver com mais ou menos 1 cm de comprimento, então pode plantar em terra.
Fiz isso com 7 sementes, apenas 1 não germinou. Tenho algumas fotos. Vou dar uma procurada aqui e posto se quiser ^^
Quanto a planta do Predes, vou acompanhar.
Boa sorte! |
|
|
 |
Roberto C C Pires

Registrado: 17/01/12 Idade: 34 Mensagens: 43 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 1:03 pm Assunto: |
|
|
Obigado, TheThality. Vou realizar esses procedimentos com algumas sementes de maçã. Servem essas sementes que veem em maçãs que compramos em supermercados? A planta será frutífera?
Abraço! |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:01 pm Assunto: |
|
|
imagem que achei na net.
repare que ele deixou ela crescer engordar depois que ele fez a poda radical. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:05 pm Assunto: |
|
|
ixi para o clima de vcs ai do nordeste vai ser complicado fazer a maça dar frutos.
mais não custa nada tentar.
coloca gelo no vaso, borrifa agua gelada.
vai que cola rsrs _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:10 pm Assunto: |
|
|
As sementes que eu germinei foram dessas maçãs de mercado mesmo. Cuidado quando for pegar as sementes. Melhor não usar faca para cortar a maçã, pois pode cortar a semente tb, e não vai servir.
Sobre ser frutífera, não tenho certeza. Como a maçã é de clima frio, talvez não frutifique em climas quentes. Aí teremos de perguntar para outra pessoa.
Abaixo estão algumas das sementes que eu germinei:
Outro cuidado depois de plantadas é não deixar tomar muito sol quente. Notei que algumas das minhas plantas não aguentaram e morreram ainda pequeninas. |
|
|
 |
|