FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sugestão de estilo e manuseio para acerola
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Renan, melhorou e bastante! Very Happy

Agora eu acho que você direcionou os galhos em paralelo. Digo, estão dispostos de uma maneira bidimensional. o que na verdade a copa de uma árvore é tridimensional, tendo galhos indo para as laterais, para o fundo e para a frente.

Poderia postar uma fotografia com a vista superior de sua planta?

Sua planta está bem direcionada, entretanto, acredito que o ápice dela deveria ser reduzido, para que ocorressem brotações mais próximas do último galho. Nesse caso, sua planta está com o ápice muito distante dos últimos galhos, e o que ocorre numa árvore é o contrário, os galhos vão se aproximando cada vez mais ao chegar no topo da árvore.

No mais acredito que seja isso!

Agora é deixar ela crescer, tomando cuidado para que os arames não comecem a marcar os galhos. Aí você tem que ficar verificando, a acerola cresce rápido, então fica de olho. E na minha opinião, depois dessas intervenções deixaria crescer livremente até dar uma boa engrossada nos galhos, depois de uns 6 meses ou 1 ano faria uma nova poda e aramação.

Ainda sou iniciante assim como você, portanto vamos pedir auxílio aos "universitários" :]

Grande abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar ta aqui as fotos da vista superior, também achei ela um pouco bilateral, tentei consertar isso passando o terceiro galho para o fundo, porém em um dos movimento o galho começou a quebrar no seu inicio, então parei com o movimento!

AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Renan,
com o tempo você vai conduzindo o terceiro galho para o fundo... espere ele se recuperar dessa aramação, depois você dá mais uma forçada para chegar onde deseja.

Olha, pelo o que eu pude compreender com as imagens, é que os galhos de sua planta têm o mesmo comprimento. Se você perceber numa árvore os galhos vão criando uma forma triangular... Ou seja, os galhos de baixo (mais velhos) são mais grossos e mais longos, os de cima vão diminuindo a espessura e o comprimento conforme a altura.

Tente visualizar isso na sua planta, imaginando os patamares que serão elaborados futuramente, e como seria ela com os galhos de cima do mesmo tamanho ou até mesmo maiores que os debaixo... Wink

Veja esses exemplos que encontrei numa busca rápida na internet:

Apesar destas imagens não serem da mesma espécie de sua planta, no entanto elas mostram a conicidade do tronco, a triangulação dos galhos e as posições dos mesmos. Tem o mesmo estilo que você busca. Dá uma conferida e tenta comparar com a sua imaginando a mesma com folhas...

E quanto ao ápice, não pretende reduzir?
Pretende ver se a planta consegue desenvolver brotações nesse espaço grande entre o último galho e o ápice?

Abraços
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimas dicas Aguiar com a chegada das novas brotações vou procurar buscar essa triangulação. Vou esperar também a recuperação do terceiro galho para direcioná-lo mais para o fundo! Quanto ao ápice, vou diminuir seguindo as dicas do amigo! Aguiar, muito obrigado mesmo espero conseguir seguir as dicas a risca, peço que se possível acompanhe minha planta por meio do fórum, estarei sempre atualizando! Aos demais amigos, estou ainda recebendo dicas, criticas e sugestões.. Abraços a todos e um feliz 2013! Very Happy
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Depois de algumas semanas de brotações! .. Desloquei o galho da esquerda para frente, no lugar do galho da direita já tenho uma brotação que vou esperar crescer! .. o segundo galho da direita será deslocado mais para o fundo futuramente depois de se recuperar.. Dicas sugestões e críticas por favor galera!

Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 10:44 am    Assunto: Responder com citação

alguém?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: