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ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Hovenia dulcis - Uva japonesa (Misho)
30.12.2011

 
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Eunice C



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MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 12:43 pm    Assunto: Ajuda com Hovenia dulcis - Uva japonesa (Misho) Responder com citação

Olá!

Cultivo essa uva japonesa desde 2011.










Quero fazer uma desfolha para diminuir o tamanho das folhas, posso fazer isso agora, ela está emitindo muitas brotações, ou devo esperar o meio do verão?

O que vocês acham?

Ela já teve folhas menores, mas acredito que por causa da adubação este ano está mais viçosa.

Aguardo opiniões, obrigada.
2013 com muita paz!
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Eunice C



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MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, ela não é linda?!

Não posso errar com ela...


Alguém?
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Thiago Batista
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MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Eunice,

Eu não conheço a espécie, mas no geral, só se desfolha uma planta (com fim de diminuir o tamanho das folhas) quando, já bem estruturada, é colocada em vaso definitivo. Esse é o momento em que não se quer mais que a planta se desenvolva, mas sim que se consolide como um bonsai.

No seu caso, acredito que ela ainda deva se desenvolver bastante antes de ir ao vaso definitivo. Portanto, uma desfolha agora só atrasaria o processo. A planta necessita das folhas para sintetizar seu alimento. Por isso a desfolha não é útil nesse momento do desenvolvimento.

Deixe-a crescer livremente, adube e regue corretamente.

Abraços.
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Eunice C



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MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2013 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Thiago Batista escreveu:
Eunice,

Eu não conheço a espécie, mas no geral, só se desfolha uma planta (com fim de diminuir o tamanho das folhas) quando, já bem estruturada, é colocada em vaso definitivo. Esse é o momento em que não se quer mais que a planta se desenvolva, mas sim que se consolide como um bonsai.

No seu caso, acredito que ela ainda deva se desenvolver bastante antes de ir ao vaso definitivo. Portanto, uma desfolha agora só atrasaria o processo. A planta necessita das folhas para sintetizar seu alimento. Por isso a desfolha não é útil nesse momento do desenvolvimento.

Deixe-a crescer livremente, adube e regue corretamente.

Abraços.



Oi, Thiago. Valeu!

Sabe, fui dar uma pesquisada e achei um post bastante esclarecedor, ele dá detalhes de quando e porque desfolhar, sei para a maioria não é novidade, mas para algum principiante não tão esclarecido quanto eu, vai aí o link:

http://taekukiwonbonsai.blogspot.com.br/2011/10/metodos-de-poda-desfolha.html

Agora, com sua dica, não desfolhar ela não. Obrigada.

Abraço.
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Victor Ghirotto
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MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2013 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo! Se seu intuito é diminuir as folhas, voce pode fazer isso sem desfolhar... Apenas corte as folhas grandes na metade ou em 1/3, que as outras folhas começam a nascer menores. Não sei se há espécies que isso não funciona, mas aqui comigo funcionou em várias, diversas.
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Thiago Batista
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MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2013 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, amigos!

Sei que o objetivo do tópico são as folhas, mas também sei que as dúvidas não cessam por aí.

Portanto, para facilitar os estudos, posso apontar alguns conteúdos interessantes para pesquisa.

Acredito que, quando falamos em plantas, o mais importante se concentra na nutrição.

A adubação adequada é muito importante e pode ser um mistério para os iniciantes e mesmo para alguns já iniciados, que seguem regras predeterminadas, mas sem se perguntar como elas funcionam.

Geralmente é aconselhado ao iniciante que utilize torta de mamona e farinha de osso. Alguns ainda recomendam complementar com adubos líquidos ou foliares.

Mas antes de começarmos a adubar nossas plantas, acredito que seja imprescindível entendermos como funciona a adubação.
Os adubos orgânicos são bem menos agressivos do que os adubos químicos, e por isso são os recomendados. Há, no entanto, que se conhecer a necessidade de micro e macro nutrientes das plantas.

Adubamos nossas plantas mesmo sem perceber. Estamos dando a elas uma dose de nutrientes em tarefas simples, como a rega.
O cloro presente na nossa água é um dos micronutrientes que a planta utiliza. Já a água da chuva dos locais urbanos apresenta uma boa concentração de enxofre, que é um macronutriente muito importante. Por iss é essencial deixarmos nossas plantas pegarem chuva.

O enxofre é essencial à boa massa foliar das nossas plantas, ao passo que, na época das chuvas, notamos um desenvolvimento foliar muito mais acentuado do que nas demais estações.

Além disso, temos os famosos macronutrientes N, P e K (nitrogênio, fósforo e potássio, respectivamente). Esses são os mais importantes na hora de escolher um adubo.

As fórmulas mais comuns são de NPK 10-10-10; 20-0-20; 4-14-8; e 4-12-16.

Na hora de escolher o adubo ideal, devemos levar em consideração a fase em que se encontra a nossa planta, além do tipo de planta com o qual estamos lidando.

O nitrogênio é o composto mais importante na fase de crescimento de uma planta. Ele possibilita a correta formação das proteínas que permitem o desenvolvimento da planta. No entanto, tem efeitos colaterais, como o alongamento exacerbado dos ramos e aumento no tamanho das folhas.
Tendo em vista a necessidade de nitrogênio, recomendo que, nessa fase de desenvolvimento que se encontra a sua planta, você utilize um adubo rico nesse nutriente. Minha sugestão é um adubo com NPK 20-0-20. Caso não tenha segurança em utilizar adubos químicos, utilize adubos de liberação lenta, como osmocote, ou orgânicos, como esterco de galinha ou farinha de osso.

O fósforo, por sua vez, atua sobre a produção de flores, frutos e sementes. Em uma fase de crescimento mais avançada, quando já não estiver buscando mais o engrossamento e formação do tronco e galhos principais, mas a formação de flores e frutos, recomendo uma adubação carregada em fósforo. O NPK 4-14-8 é o ideal para atingir esse objetivo. Dê preferência a adubos de liberação gradual, como o osmocote.

O potássio é um elemento importante na regeneração e formação de raízes, além de controlar a perda hídrica sofrida em dias de muito calor, ou quando a rega não for tão abundante. Recomendo uma adubação rica em potássio quando no primeiro aporte após podas de raízes e transplantes (geralmente, 45 dias após essas intervenções), ou após aquele descuido no qual a plantinha ficou "esturricando" no sol sem água por um ou dois dias. Nesses casos, então, o NPK 4-12-16 é o mais recomendado. Adubos de liberação rápida são melhores, mas deve tomar muito cuidado, a fim de evitar dosagens excessivas. Uma pequena quantidade (meia colher de chá, no caso de uma planta do porte da sua) já é suficiente.

Pesquise um pouco sobre os outros micro e macronutrientes.

Peço desculpas por ter me alongado muito e por ter fugido ao tema do tópico, mas acontece que eu percebi que sua planta se desenvolveu pouco desde 2011. E como sei que a adubação é um passo importante na formação de qualquer cultivar, resolvi tentar ajudar também nessa parte.

Abraços.
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Victor Ghirotto
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MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2013 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Muito boas informações que você passou, Thiago. Reforçando a ideia de que excesso de adubo tem efeitos colaterais, um ficus meu, o qual é grande [mas está num vaso não tao grande]e que por isso abusei na adubação de nitrogenio, começou a alongar muito, e as folhas ficaram enormes. distavam mais ou menos 8 ou 10 cm de gema a gema.

E é verdade, também achei bem fraco o desenvolvimento, esqueci de mencionar. O clima também deve influenciar. Boa sorte.
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Eunice C



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MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

Tityus e Thiago, agradeço imensamente pelas informações fornecidas.

Eu confesso: o pouco desenvolvimento se deve aos meus erros, rs... devia ter dito, não quero errar MAIS com ela. Fiz desfolhas, aramei e além do mais demorei a perceber que gostava de muito sol, deixava a meia sombra.

Thiago, eu tenho o osmocote 15-9-12, acho que pode ser, não é? Tem + N.

Não, as dúvidas não cessam, e já que saímos do assunto poderiam me ajudar a sanar mais algumas, não se assustem, vou devagar...

Por exemplo, a poda. Quando me dizem: "deixar crescer livremente", essa expressão deve ser levada ao pé da letra?

Essa planta, se nunca tivesse sido podada, acredito que estaria com bem mais um metro, na natureza e mesmo em algumas imagens de bonsai, percebo que é uma espécie que não engrossa muito o tronco, no entanto cresce bastante.

E se não a tivesse conduzido com arames, acredito que não conseguiria dar esse movimento no futuro, seus galhos são bem rígidos.

Estou tendo dificuldades neste sentido. Porque há muitas matérias sobre como cuidar do bonsai já pronto, e pouco informação de como e quando conduzir, e acabamos misturando as coisas.

Desculpem-me se me estendi.
Obrigada.
Abraços.
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MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Respondendo às questões:

Deixar crescer livre significa não fazer podas estruturais nem desfolhas. Claro que tudo é relativo, e não devemos levar ao pé da letra em algumas situações.

O que eu quero dizer é que, mesmo se estamos deixando crescer, caso nasça um broto muito próximo à raiz, devemos podá-lo, pois esse puxa para si a seiva bruta da planta para desenvolver-se. Isso não é bom, pois, enquanto o broto indesejado se desenvolve, atrasa o desenvolvimento dos outros.

Outro ponto importante é se atentar que os galhos não podem ser muito grossos em relação ao todo. Não podemos deixar um galho da grossura do tronco, por exemplo. Se isso acontecer, esse galho tem que ser eliminado. Por isso, é importante se antever a isso, atrasando o desenvolvimento de galhos muito desenvolvidos em comparação ao resto da planta.

Outra coisa que deve se atentar é a não deixar se desenvolverem muito os brotos mal posicionados na planta, pois sua poda futura pode deixar cicatrizes indesejadas.

Dois brotos crescendo de um mesmo ponto também não são muito convenientes, pois podem deixar caroços no tronco, ou mesmo uma conicidade invertida (a planta deve ter um formato de cone, com a base mais larga e afunilando no topo. Conicidade invertida seria uma parte acima da base do tronco que seja mais grossa do que este).

Enfim, quando deixamos crescer livres, devemos continuar atentos à planta, e agir com bom senso.

Se sua planta estivesse com mais do que um metro de altura, certamente estaria bem mais grossa do que está hoje, pois, mesmo que elas aparentem ser finas, proporcionalmente falando, elas necessitam suportar o próprio peso, para poderem crescer. Por isso, sempre que uma planta cresce para cima, ela engrossa sua base, a fim de não dobrar e se curvar. Quanto mais macia é a madeira, mais grossa é a sua base, em relação à altura, via de regra (há exceções).

Com relação a arames, você agiu corretamente, ao dar ao tronco uma sinuosidade desde jovem. Quando dizemos deixar crescer livremente, não significa que não possamos aramar e conduzir a planta. Pelo contrário, os tratos continuam. Apenas a poda é mais regrada.

A adubação com 15-9-12 está ótima. Mais equilibrada do que com 20-0-20, pois se trata de uma frutífera, e queremos estimular a produção de frutos no futuro, não é?

Colocar a planta no sol ajuda a diminuir o tamanho das folhas, sem atrasar o desenvolvimento. É por isso que sempre se recomenda sol a todas as espécies, mesmo que moderado.

Quanto às informações, pesquisando aqui mesmo no fórum, há explicações muito boas de mestres na arte, como nossos ilustres Elio(s), nickyfury, Alexandre Coelho, o próprio Mário (criador do fórum), dentre outros dos nossos artistas.

É importante ficar "fuçando" os tópicos, mesmo os mais antigos, pois vez ou outra, encontramos materiais dos quais não dispomos com muita facilidade em outros lugares.

Abraços.
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Eunice C



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MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu, Thiago.

Venho agindo da forma que você colocou em relação aos galhos em duplicidade, brotos na base, etc., mas precisava ter certeza.

Quanto a tal da conicidade invertida , pude observar em uma de minhas plantas, o que percebi é que ela engrossa mais onde nascem os galhos...

Tens razão em relação ao fórum aprendo muito aqui. Você também me ajudou bastante, até já imprimi a matéria refente ao adubo, vai que a memória falhe, rs ...

Obrigada.
Abraço
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MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2013 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Só pra que não fique vago... aqui a diminuição por corte. repare que a folha cortada, na minha mão, era bem maior que as que nasceram depois. A segunda foto é o caso do sol. As folhas maiores e mais verdes, cresceram a meia sombra, e as outras folhas que estão em maior quantidade na foto, estão em sol pleno desde que germinaram.



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Eunice C



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MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2013 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, Tityus.

Obrigada pelo reforço.Tenho umas estacas de amoras, que enraizaram já a algum tempo, que as folhas estão acho que o triplo dessas suas, vou fazer o teste "do corte".

Abraço.
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