FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Rega com gotejador - vale a pena?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rmarchesin

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 8:40 pm    Assunto: Rega com gotejador - vale a pena? Responder com citação

Pessoal, lembro que meu avô utilizava um gotejador para regar suas pimentas em vaso. Hoje encontrei um a venda no seguinte link:

http://www.idealbonsai.com.br/gotejador-pet-p267/

O que vocês dizem do uso de um gotejador? Vale a pena?
Ele pode ser utilizado como alternativa no caso de viagens de uma semana, por exemplo?

Segue uma imagem do gotejador:
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá rmarchesin!

Então, eu mesmo nunca utilizei este tipo de rega, e se caso viajar posso pedir para algum parente meu realizar o processo, mas creio que seja bom este procedimento. Mas como você viu na foto do site ideal bonsai, é utilizado uma garrafa de 200 ml, e não uma garrafa pet grande, de 2 litros.
Já vi o pessoal utilizar garrafa de 2 litros em plantas com este gotejador, mas era um vaso muito grande, pois tem que enfiar o gotejador na terra e ele tem que sustentar o peso da garrafa. Não creio que se o exemplar estiver em um vaso de bonsai já ele irá conseguir realizar esta tarefa, pois não haverá substrato suficiente para sustentar uma garrafa grande, para ficar uma semana gotejando igual você quer.

vale esperar opiniões do pessoal que utiliza o processo, que creio que n~/ao seja algo difícil por aqui.

A loja que você mostrou o exemplo, A Ideal Bonsai é muito confiável, sempre que compro alguma coisa compro lá.

Até mais!
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 3:10 pm    Assunto: É Responder com citação

TODA REGA VALE A PENA,,,COM TANTO QUE SE REGUE,,,SÓ DÁ UM POUCO MAIS DE TRABALHO,,PORÉM SE VC TIVER POUCAS PLANTAS NEM TANTO.
rmarchesin

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade, Rogério, pegar o regador é mais fácil que rosquear garrafa por garrafa nesses gotejadores! Mas desejo mesmo fazer uso deles quando precisar ficar fora por um tempo longo, o que é quase constante no meu dia-a-dia. Quase nunca posso designar alguém para assumir o ritmo de rega... talvez até exista outras soluções, ouvi falar da bacia com água... será que ajuda também?
André Novaes

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2012 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Rmarchesin tudo bem?!

Tenho o mesmo problema, freqüentemente preciso viajar por vários dias e também não tenho quem regue minhas plantas. Se fico no máximo 2 dias fora, faço apenas uma boa rega e coloco as na sombra. 3 dias coloco um pano molhado sobre os vasos e sombra. Para no máximo 5 dias rego, coloco o vaso dentro de uma sacola plástica e coloco na sombra. Para mais do que isso uso gotejador. No meu caso monto um sistema com mangueirinhas de irrigação com gotejador e um temporizador à bateria ligado diretamente na rede de água. Com este sistema já deixei 22 dias seguidos. As plantas sofrem um pouco porque não é possível dosar a quantidade de água que cada uma precisa. Outro problema é que não ocorre a renovação de ar dentro do vaso como ocorre na rega convencional, no entanto, elas ficam vivas. Cheguei nestes números fazendo testes nas minhas condições e depende ainda da estação do ano e da temperatura pontual do período. Antes de deixá-las acho legal você ir testando nas suas condições. Vou tirar uma foto e posto para você dar dar uma olhada?!!

Inté!!!!
rmarchesin

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2012 12:55 am    Assunto: Responder com citação

André, ótimas ideias, vou tentar fazer isso quando for viajar. Mas é bom fazer os testes... uma pena que saio de viajem amanhã e não tenho nada preparado para esses dias... vou ficar quatro dias fora... vou testar as sacolinhas...
Vou querer ver as fotos sim!

Obrigado!!
Lozzardo

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2012 8:21 am    Assunto: Responder com citação

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16211

Marchesin... da uma olhada nesse post.

no lugar dos aspersores usei equipos de garrafa de soro que você consegue regular a saída de água de acordo com cada tamanho de vaso ou tipo de planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
André Novaes

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2012 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Lozzardo, muito legal este post do Diogo. Valeu pela sugestão. Eu vou tentar tb!!!

Brass!!!
rmarchesin

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2013 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Estou impressionado! Preciso fazer um sistema de irrigação desses! Valeu mesmo pelo post!
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 8:10 am    Assunto: Responder com citação

Eu fiz o sistema de irrigação..vale a pena e o custo! No lugar deste tipo de timer, utilizo o digital, dá para fazer muitas programações.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rmarchesin

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho muitas plantas no meu jardim, mas elas estão espalhadas em diversos lugares, sem uma ordem precisa, mas estou panejando organizá-las de uma maneira que poderei implementar esse sistema de maneira muito mais fácil.
Esse timer digital parece ser muito mais preciso mesmo. Vou procurar um desses.
Muito obrigado por todas as dicas!
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tentar colaborar sem prejudicar os negócios dos nossos amigos da Ideal. Comprei alguns gotejadores com as garrafinhas junto. Em um final de semana prolongado (5 dias ausente) enterrei esses gotejadores, todos caíram pelo peso. Tive bastante dificuldade de regular o gotejamento, não é um sistema muito preciso. Há necessidade se fazer uma fixação porque a quantidade de substrato no vaso e sua falta de compactação (claro) não dão aderência que o peso exige. Penso que se puder pendurar a garrafa, seja a que vem com o sistema ou outra garrafa pet, dará melhor resultado. Temos ainda um outro desafio (para não dizer problema) não conhecemos suficientemente a necessidade de gotas por hora para cada especie plantada. Particularmente sou favorável à irrigação por gotejamento (já tive experiencia com esse sistema fora da área de bonsai com sucesso) só não me sinto seguro com bonsai pelo volume de massa a ser irrigada em cada vaso e para cada espécie. Quem puder adicionar mais alguma informação, será ótimo.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 1:19 pm    Assunto: pet gotta Responder com citação

Concordo com Edgard, esse material não foi feito para bonsai, por isso tem uma parte grande para espetar na terra, veja bem "terra", não no substrato de bonsai, mas poderia? Muito difícil, pois geralmente o substrato é raso e ruim de fixar a não ser que seja em cascata ou semi... mas daí...

Outra coisa que noto é que o substrato geralmente é bem drenante, pelo menos é para ser, então pela vazão de gotejamento neste substrato creio que não chegará a todo vaso, a não ser que se use "terra" no vaso, voltando ao tempo das cavernas.

Para plantas em vaso mais profundo é muito prático e funciona para pouco tempo.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Outra coisa, mesmo fazendo com garrafa de 2 litros, não dura nem 2 dias de gotejamento, se fazer com que pingue bem lento, eu consegui um dia e meio, então... não atende nossas expectativas.

Acho ainda que o automático é a melhor e mais interessante forma de rega, a de aspersão, ainda assim não confiável, pois pode faltar água na região, pode ter muito vento no momento da rega e etc.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 1:45 pm    Assunto: Responder com citação

O certo mesmo é hospedar na casa de alguém muito amigo e responsável, convidar este amigo para regar em sua casa, no caso de muitos bonsai, ou manda r pra um hotel, como temos aqui na Florabrasil em Floripa.

Inclusive vende o tal do pet gota.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: