|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LeandroMG
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 11:46 am Assunto: ... |
|
|
então esse negócio de que estaca tem que ser na primavera é mito???
Eu fiz umas estacas de quaresmeira aqui, a uma semana mais ou menos, pra testar uns hormonios, e parece que elas não estão gostanto muito não.... =/
achei q o problema estava na época do ano. Mas já que não, onde foi que eu errei??  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 7:16 pm Assunto: |
|
|
Leandro, as estacas basais (mais grossas e lenhosas) se faz no outono/inverno. As estacas de ponteiro, se faz na primavera.
Mesmo assim, depende se a espécie aceita bem a estaquia.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LeandroMG
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 7:20 am Assunto: ... |
|
|
e qual é o macete pra fazer a estaca basal de reseda, ou seja lá qual for a espécie??
Pode ser com substrato 100% areia mesmo?
Qntos cm eu enterro ela no substrato?
Sempre agradecido pela paciencia de vocês,
Leandro.
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:13 pm Assunto: |
|
|
Leandro, em primeiro lugar não sei se Resedá pega bem de estaca.
Em segundo lugar, não sei se Resedá se usa fazer estaca de ponteiro ou basal.
Vamos aguardar quem tem conhecimento para saber:
1. Resedá pega bem de estaca?
2. Se pega, deve ser feita de ponteiro ou basal?
3. Em ambos os casos o ideal é usar hormônio e colocar em areia pura.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LeandroMG
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:40 pm Assunto: |
|
|
Elio, me parece que lá no inicio do topico, eles discutiram exatamente isso, se resedá pega ou não de estaca, e se não me engano parece que as informações q o pessoal passou é q pega mto bem...
Será q eu to enganado?
Vlw. _________________ "Aquele que tiver paciência terá o que deseja."
Benjamim Franklin |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:56 pm Assunto: |
|
|
Realmente, no 2º post, o Ricardo Paiva, a quem considero um bonsaísta experiente, fez estacas de 5 cm de diâmetro (basal) com sucesso. Assim, pela experiência dele.................manda ver, amigo!
Mesmo tendo passado a época boa de estaquia basal, Outono.
Abaixo coloco uma matéria que tenho arquivado no meu PC. Esqueci de anotar na matéria, quando a salvei, o nome do autor.
abraço
......................................................................................................
2) Estacas : Existem 3 tipos de estacas: as de ponteiro, as intermediárias e as basais, que são estacas com diâmetro muitas vezes superiores a 1 cm. Entende-se como estacas intermediárias os galhos do 2º ano de crecimento.
Este método para algumas espécies é bastante eficaz, pois reduz bastante o tempo para se chegar a um bonsai, quando comparamos com o método por sementes, principalmente para as espécies em que se pode usar estacas basais, que muitas vezes já tem o diâmetro de tronco desejado. Os melhores períodos são o início da primavera e o final do verão, para as estacas de ponteiro e intermediárias e o início do Outono para as estacas basais. Esta é apenas uma orientação geral, pois pode-se conseguir bons resultados fora dessas épocas. A seguir veja tabela contendo algumas orientações sobre a estaca ideal para cada espécie
Tabela 1 - Tipos de Estacas
Espécie (nome popular mais usado) Tipo de Estaca
Amoreira Basal
Azaléas Ponteiro
Azevinho Ponteiro
Bordos (Acer) Ponteiro e Intermediária
Buxus (Buxinho) Ponteiro
Caliandra (Esponjinha) Ponteiro
Carmona Ponteiro
Cerejeira Intermediária
Criptoméria (Cedro Japonês) Ponteiro
Eugênia Intermediária
Falso Cipreste Anão (Nanã) Intermediária
Ficus Ponteiro, Intermediária e Basal
Gingko Basal
Ipê Basal
Jasmin Intermediária e Basal
Jacaré (Juníperus Horizontalis) Intermediária
Juníperos em Geral Intermediária
Lingustro Ponteiro
Manacá Intermediária
Murta Intermediária
Olmo (Ulmus) Ponteiro
Paineira Ponteiro, Intermediária e Basal
Pingo de Ouro (Duranta) Ponteiro e Intermediária
Piracanta Intermediária
Ptecolobus Intermediária e Basal
Romã Ponteiro, Intermediária e Basal
Serissa Ponteiro e Intermediária
Tuia Azul (Junípero Prateado) Ponteiro
Zelcowa Ponteiro
O solo ideal é a areia, mas deixa a estaca muito vulnerável a ação dos ventos, pois as estacas devem permanecer sem serem tocadas até o aparecimento de um bom nº de raízes, que garantam sua fixação. Uma boa alternativa é usar uma mistura composta de 70% de areia e 30% de terra preta.
A estaca deverá ter preferencialmente o tamanho de um lápis. O corte na sua base deverá ser inclinado (ângulo em torno de 45°) e próximo a um nó, que é o local mais favorável ao aparecimento de raízes. Para estacas mais grossas podem ser feitos dois cortes inclinados na base, sendo um deve ser maior do que o outro.
As folhas no terço inferior da estaca deverão ser removidas, preferencialmente com o uso das mãos e não com tesoura. Uma boa prática é a de deixar sempre algumas folhas para se verificar se secou ou não. Folhas muito grandes poderão ser cortadas ao meio. Se deixarmos muitas folhas na estaca ocorrerá uma perda excessiva de umidade, o que poderá comprometer o processo de enraizamento
Existem alguns hormônios que ajudam no processo de enraizamento, sendo que os melhores são os que tem como base o Ácido Indol Butílico (IBA) . Pode-se também regar as estacas com hormônios a base de Tiamina. Para as estacas basais, uma boa prática é a deixá-las com o local onde serão plantadas, mergulhadas em hormônio enraizador por ± 24 horas. Para as de ponteiro e intermediárias deveremos plantá-las o mais rápido possível, sendo que podemos fazer uso de hormônio em pó, molhando a ponta e passando no hormônio e plantando em seguida.
O recipiente em que serão colocadas as estacas, deverão ter uma profundidade suficiente para que ela fique firme (enterrar cerca de 1/3 do seu tamanho), sem contudo encostar no fundo. Uma sugestão é o uso de garrafas de refrigerante de 2 litros cortadas ao meio e furadas na parte inferior para uma boa drenagem e, por serem transparentes podemos acompanhar o processo de enraizamento. Costumo usar esse método para as estacas com maior potencial de enraizamento, pois posso deixar até o momento de fazer uma poda de raiz.
È importante manter a umidade nas estacas, e assim sendo, se não podemos borrifas as folhas pelo menos 3 vezes por dia, poderemos então fazer uso de um plástico transparente por cima das estacas, lembrando de deixar sempre alguma abertura para circulação do ar. _________________ Elio
|
|
 |
LeandroMG
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 3:17 pm Assunto: |
|
|
Brigadão Elio _________________ "Aquele que tiver paciência terá o que deseja."
Benjamim Franklin |
|
|
 |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 7:51 pm Assunto: |
|
|
Acho que eu sou a única pessoa a tentar fazer estacas de resedá em pleno verão, ainda mais num verão tão quente como esse, mas erra tentar ou jogar fora o que o vento quebrou... vamos ver no que dá...
Aproveitando para perguntar, se eu usar algum tipo de enraizador terei mais sucesso nas estacas nessa época do ano? |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 8:15 pm Assunto: |
|
|
Olá rmarchesin, esqueça essa de estaquia grossa faça alprquia, 99,99% da certo.
[/img] _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 9:27 pm Assunto: |
|
|
Olá, Becker!
Também acredito no que você disse e essa seria a minha primeira opção, infelizmente, a árvore, de um metro e oitenta, foi quebrada ontem pelo vento.
O que fiz foi dividir os galhos e trazê-los para minha cidade.
Com certeza, a parte que sobrou na terra da árvore irá se recuperar, já vi tantos resedá se recuperando de podas drásticas que não duvido disso.
Agora resta torcer para as estacas darem certo (o que muitos já me disseram que será quase impossível!)
Mas obrigado pela sugestão! E achei seu exemplar muito bonito! Principalmente pela forma como foi produzido! |
|
|
 |
O DRUIDA
Registrado: 05/05/09 Idade: 50 Mensagens: 28 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 9:24 pm Assunto: |
|
|
Estaca de resedá,pelo menos as q fiz aqui em SP,pegam em qq epoca...
A última foi em setembro,e tinha 38cm de circunferência. |
|
|
 |
rmarchesin

|
Enviada: Sex Fev 01, 2013 7:17 am Assunto: |
|
|
Você sabe me dizer quanto tempo leva para uma estaca de resedá criar raízaes? Já faz um mês que as plantei, várias soltaram brotos logo no início, mas nunca tiveram raízes, algumas estão soltando brotos agora, mas também não demonstram nenhuma raíz... |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 01, 2013 10:57 am Assunto: |
|
|
Olá rmarchesin! acredito que na primavera ums dois meses, o problema é que que quando brota nem sempre tem raiz não custa experimentar, o ideal é fazer num pote trasparente com areia ai você pode verificar quando esta soltando raizes.  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
O DRUIDA
Registrado: 05/05/09 Idade: 50 Mensagens: 28 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Fev 01, 2013 9:37 pm Assunto: |
|
|
Cara,não sei te responder...se tem uma coisa q custei a aprender foi dominar ansiedade...ainda tenho recaidas...mas na moral,eu não fico olhando não,futucando sabe?...eu deixo la...|tt alporquia qto estaquia...se secar jogo fora.Se não..vou deixando. |
|
|
 |
rmarchesin

|
Enviada: Sex Fev 01, 2013 10:03 pm Assunto: |
|
|
O DRUIDA, entendo isso, as vezes é realmente difícil dominar a ansiedade... mas o que mais me intriga é que todas as minhas plantas parecem agir de modo diferente do que é exposto no fórum. Os tempos que os colegas falam parecem nunca funcionar para mim, se podo na época certa, pareço ter problemas, se podo na época errada, parece que tenho acertos... entende o que eu digo? As plantas comigo parecem funcionar diferente das plantas dos colegas, mesmo sendo das mesmas espécies... e isso me deixa louco e perdido. Por esse motivo, toda vez que relo numa planta, deixo-a de lado por muito tempo esperando os resultados concretos... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|