|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 52 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 4:43 pm Assunto: Jabuticabeira, o que fazer?? |
|
|
Olá, pessoal ganhei esta jabu e gostaria de se possível q alguém, me desse alguma luz, ela está com cerca de 1m, sei q terei q reduzi-la, mas a que altura?
Fico no aguardo grato!
 |
|
|
 |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 52 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 7:06 am Assunto: |
|
|
Ninguém aí pra me ajudar por favor??? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 8:35 am Assunto: |
|
|
Td bem!?
Vç tem muitas possibilidades de trabalho, portanto vou relatar apenas um caminho, o que eu faria com a sua planta se fosse minha...
Não sei quanto tempo vç tem ela, se está a muito tempo no vaso com a mesma terra. Ela parece fraca, e vç pode dizer melhor se... ela está com partes do tronco morto ou é só uma impressão que tive nas imagens?
A princípio eu não cortaria nada, apenas faria um ciclo de adubação até final do outono. Se a resposta da planta for positiva, faria o corte de redução de altura no final de agosto.
O ciclo de adubação deve ser elaborado de acordo com os tipos de fertilizantes que se tem à mão e com a dosagem que se pretende ultilizar.
A adubação iria até maio, suspendendo por 3 meses(baixo consumo da planta no inverno, a planta armazena energia).
Se a planta mostrar recuperação, brotando nova e vigorosa folhagem, optaria pela poda de redução no final de agosto. Fim do inverno, início da primavera. Processo vegetativo começa a acelerar. Após alguns dias da poda a brotação se fará presente e quanto as folhas da brotação atingirem sua maturação plena, se inicia novo ciclo de adubação. Este momento se faz uma seleção dos brotos(quem sai e quem fica) o restante pode ser moldado(para dar forma) com arame frouxo e deixar a planta crescer livre para que engrosse(cuidando para retirar o arame antes que marque).
Então, isso eu faria nos próximos 12 meses, agora é aguardar novas opiniões, somar tudo e seguir seu próprio caminho... sucesso com a planta e bom 2013! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 3:12 pm Assunto: |
|
|
Marco, obrigado pela opinião, ela está comigo à uns 2 dias, ela está sim, com aquela parte morta e ela estava esquecida em um viveiro, portanto acredito que ela esteja realmente debilitada, mas vou seguir tuas orientações e ver se consigo recupera-la.
Obrigado novamente e feliz 2013 p/ todos! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 4:43 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde, vizinho...
Vizinho, porque sou de Teodoro Sampaio ( 110km ) estamos perto .
Com relação a jabuticabeira , faria a poda drastica de imediato.
Pelas fotos percebemos que grande parte do tronco esta seco , inclusive indo até a base. Como já tem grande parte morta não vai impactar muito a planta como um todo. Alem de que terá que fazer mesmo.
Um detalhe que me chamou a atenção são os dois galhos baixos , muito bons (veja que já são galhos e não apenas brotos), com relativa saude e folhagem, o que me deixa tranquilo quanto a recuperação depois da poda draastica. Isso possibilitará o trabalho como uma planta baixa e parruda , imprimindo beleza e qualidade no projeto .
A poda pode ser feita logo acima do galho mais alto , poucos centimetros, e o resto do tronco descartado , já que a especie não serve para estacas ... e dificilmente para alborques.
Na terceira foto vemos a grande parte morta do tronco que poderá ser trabalhada como um shari, conseguindo assim criar um acabamento harmonioso para a poda drastica , já que dificilmente cicatrizará, a poda e a parte já morta.
Depois faça um falso transplante , eliminando parte do torrão , mas sem desmancha-lo, apenas corte fora metade dele , assim não vai agredir as raizes capilares.
Isto feito replante numa bacia adequada, e com substrato ideal ( no forum tem muitas receitas e dicas) . Sol , agua e adubo.
Em agosto/setembro terá uma brotação abundante e poderá escolher o caminho a seguir . Se achar nescessario poste fotos , mas acredito que até lá já terá lido e estudado muito e poderá seguir sua intuição.
Acredito que vc deva conhecer o Sr. Noburo Mizukawa, de Pres. Prudente . Já estive com ele algumas vezes e sempre foi atencioso e simpatico , faça uma visita a ele antes dos procedimentos e peça a opinião dele, com certeza será a melhor , posto que é um renomado bonsaista , conhecido nacionalmente e com vasta experiencia.
Boa sorte, paciencia , estudo e dedicação. |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 5:46 pm Assunto: |
|
|
Olá Sérgio, obrigado pelas dicas, conheço sim o Sr.Mizukawa é mesmo uma boa idéia consultá-lo. |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 6:00 pm Assunto: |
|
|
Seria aqui?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2013 8:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcos, a sugestão dada pelo nobre colega Bonsergio é excelente e permitirá a voce ter um lindo bonsai dessa espécie em poucos anos de cultivo. Importante ressaltar, porém, que embora possa estar fazendo os cortes redutores agora, deverá deixar o transplante para ser feito no inverno, quando incluso poderá cortar alguma raiz mais grossa que porventura esteja oculta no momento, abaixo da linha de superficie. A jabu aceita bem esse tipo de corte radical em suas raízes quando feito no inverno, mas responde mal quando feito em outra época do ano que não a correta, então melhor ter um pouco mais de paciência e aguardar para fazer no momento certo.
Quando retirar a planta do recipiente atual, no inverno, providencie antes um bom substrato que deverá ter partes iguais de caco ceramico, carvão, casca de pinheiro seca e terra granulada. Use preferencialmente uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Ela é mais adequada ao cultivo longo, requerido para a formatação do estilo proposto e da educação dos futuros galhos, seja através da poda de correção, seja com o uso de arame. Só adube a planta depois de 6 meses após o replantio, nunca antes.
Como só irá replantar no inverno, poderá então iniciar uma adubação leve agora, com osmocote ou organico (torta de mamona). Cultive sempre a pleno sol, inclusive logo depois de concluir o replantio no inverno. Regue apenas ao final da tarde, abundantemente. Nada de sombra, nem agora nem quando replantar. A espécie suporta bem desfolha total, que poderá ser realizada sempre no inverno e/ou primavera, então use sempre esse util recurso, vez que ele possibilita uma visão mais ampla e intensa da parte area, favorecendo incluso a colocação dos arames educadores. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2013 9:54 am Assunto: |
|
|
Muito grato pelas dicas,Nick farei os procedimentos e torcer para q tudo corra bem! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|