| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico   | 

| Autor | 
		Mensagem | 

Roberto C C Pires

Registrado: 17/01/12 Idade: 34 Mensagens: 43 Localização: Aracaju-SE
  | 

Enviada: Qua Fev 22, 2012 11:04 pm    Assunto: Estratificação de sementes de Acer Palmatum | 
				     | 

| 

Bom dia, colegas,

Comprei sementes de Acer Palmatum na internet recentemente, mas só agora resolvi estratificar. Eu conheço todos os contras de se cultivar esta espécie aqui em Aracaju-SE, o Nickyfuri de forma bem realista me alertou, mas já que as comprei resolvi tentar mesmo assim. As instruções de germinação dizem o seguinte e assim fiz:

"Ponha as sementes de molho em água temperatura ambiente por algumas horas. Em seguida coe e seque-as com um papel toalha. Misture as sementes com um pouco de substrato levemente úmido ou simplesmente as enrole em papel toalha úmido, é igualmente efetivo. Ponha num recipiente fechado e coloque no local mais refrigerado da geladeira e aguarde cerca de 60~90 dias."

No caso, utilizei papel toalha úmido para a estratificação. Agora vou deixá-las lá neste período, qualquer novidade os aviso.

Abraços a Todos!

[/b] | 

| 

| 

| 

somricardo 1.o PASSO

Registrado: 04/03/11 Idade: 41 Mensagens: 115 Localização: Carira-SE
  | 

Enviada: Qui Fev 23, 2012 12:35 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

| olá amigo, sou de muito perto de você, Carira-SE, quem sabe um dia destes nos encontramos aí em Aracaju, estarei de olho nestas sementes, caso tenha sorte com a germinação penso em adquirir destas também apesar de todas as ressalvas que já conhecemos sobre a espécie e o nosso clima. | 

| 

| 

| 

Roberto C C Pires

| 

Enviada: Qui Fev 23, 2012 2:29 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Olá, meu caro amigo conterrâneo das terras de Serigy, seria um prazer conhecê-lo. Quanto as sementes, agora resta-me ficar na torcida de que os métodos sejam realmente efetivos, vamos ver no que dá. 

Abraços. | 

| 

| 

| 

wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 43 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
  | 

Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:38 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

E ai Roberto germinou alguma, como ficou o processo????? Espero que tenha obtido exito...Depois comenta como foi. Abraço! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 | 

| 

| 

| 

Roberto C C Pires

| 

Enviada: Dom Jan 06, 2013 1:54 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Wellington, a tentativa de germinação foi um fracasso. Com germinação sou uma negação, mas com criação de fungos, no entanto, sou fera rsrs. Consegui uma quantidade muito grande de fungos e nenhuma germinação. 

Abraços! | 

| 

| 

| 

Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
  | 

Enviada: Ter Jan 08, 2013 9:36 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Olá,

Para evitar os fungos, borrife água sanitária sobre as sementes antes de fechar o recipiente.

Abraços. | 

| 

| 

| 

|