Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2013 3:07 pm Assunto: Jabuticabeira (Atualizado em 24/2/2013) |
|
|
Olá amigos,
Mês passado comprei uma jabuticabeira de 5 anos e 40 cm de altura.
Gostei da planta embora acredite que terei algum trabalho para ela ficar como imagino.
Como moro em apartamento, ela fica na minha varanda com incidência solar direta de 8 às 11 horas. Vocês acham que será pouco?
Irei adubar com Osmocote (estou aguardando chegar).
Outra dúvida que tenho é em relação ao tamanho do vaso. Acho pequeno (25 x 12 x 4 cm).
Fotos:
Frente:
Pretendo tracionar para a direita o tronco menor para afastar ele do principal.
Lateral:
Outra lateral:
Pretendo tracionar para a esquerda os 3 galhos que sobem verticalmente do tronco principal afim de acertar a estética.
Por tras:
O que acham? Devo fazer algo mais nesta etapa?
Grato antecipadamente pelas opiniões.
Editado pela última vez por Denis Araújo em Dom Fev 24, 2013 2:54 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 7:48 am Assunto: |
|
|
Olá Gil,
Muito obrigado pela sua resposta. Também estou achando o substrato pouco drenante. Me parece que é em sua maioria terra vegetal.
Não pretendo trocar agora pois está muito calor.
Qual a composição do solo que você usa nas suas jabu? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 12:33 pm Assunto: |
|
|
Aqui para mim em Goiás que também é bem quente as minhas gostaram de meio a meio
tipo metade de pedrisco com caco de telha e metade de material orgânico.
antes usava menos material orgânico e mais inorgânico elas desidratavam muito rápido. chega ate a queimar as folhas foi so mudar que elas melhoraram.
é uma questão de teste, é so prestar atenção na planta para ver se ela se adapta. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 2:19 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas informações pessoal.
Qual a quantidade de osmocote que vocês usam?
Um abraço |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2013 5:47 pm Assunto: |
|
|
Aramei alguns galhos com a finalidade de abrir espaço entre os mesmos para melhorar a visibilidade.
Como esta é a primeira vez que estou fazendo isto, coloco abaixo algumas fotos para que os colegas façam suas criticas para que eu possa aprender com os meus erros.
Algunas dúvidas:
1- Por quanto tempo devo deixar os arames?
2- Pretendo até o inverno fazer apenas podas de correção para em julho transplantar e em setembro desfolhar. Isto está correto?
3- Estou pensando em retirar o primeiro galho próximo à raiz pois está muito baixo. Qual a opinião de vocês?
Obs: Sei que a aparência da aramação está terrível. Tive muita dificuldade em realizar a mesma. Porém, os galhos e troncos não ficaram com nenhuma marca e é isto que importa nesta fase certo?
Um abraço |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 24, 2013 2:53 pm Assunto: Jaboticabeira (atualização 24/2/2013) |
|
|
Resolvi mudar a Jabu de vaso devido a ser muito pequeno e o substrato pouco drenante.
Ao fazer o transplante verifiquei que ela estava plantada em barro !!!!!!
Seguem fotos de como ficou:
Frente:
Vista superior:
Retirei o barro que estava entre as raizes e plantei com substrato 50% caco de telha e pedrisco e 50% casca de pinus triturada e terra . Vocês vem algum problema em ter retirado todo o barro (só ficou o que estava grudado nas raizes)?
Outro fato que chamou a atenção é que só havia uma raiz pivotante (que havia sido cortada) e o restante eram pequenas raizes capilares. Não há nenhuma outra raiz mais grossa. Qual o motivo disto?
Um abraço
O que acharam? |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 5:09 pm Assunto: |
|
|
Um mês após a desfolha e transplante a Jabu está brotando, mas está dificil de fazer surgir novas ramificações. Cortei as pontas dos brotos e estou aguardando.
Um abraço |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 6:00 pm Assunto: Jabu |
|
|
Ola denis,lindo material o que acho se fosse minha e claro podaria os galhos pela metade fazendo uma triangulacao com os mesmo entende,o galho apice logo acima do primeiro galinho e os demais uma triangulacao pois pela foto a esquerda tem dois galhos tracionados para o mesmo lado ?os dois ultimos poderia buscar uma pposicao melhor para cada um deles.A triangulaçao se deve fazer com galhos maiores para menores de baixo para cima assim estao muito compridos de uma olhada nos materias por aqui e note isso.
Abracos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 7:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Andre.
Obrigado pela resposta.
Em principio o que você está sugerindo é o que irei fazer na primavera se não aparecer novas brotações. Além do que voc~e falou irei reduzir o comprimento dos galhos inferiores para obter uma planta mais compacta.
O que acha?
Um abraço |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 8:11 pm Assunto: jabu |
|
|
Ola denis,e isso que queria te dizer uma planta mais compacta fica melhor vai ficar um otmo exemplar.
Abraos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 07, 2014 10:39 pm Assunto: |
|
|
Acabei por retirar os dois "tronquinhos" que brotavam das raízes da jabu, pois eles não se desenvolviam.
A planta está assim agora. Sugestões?
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
|