|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio Amaral
Registrado: 09/01/13 Idade: 37 Mensagens: 5 Localização: Santa Maria-RS
|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 7:16 pm Assunto: Cambui |
|
|
Dae pessoal
Sou novo nessa lida e gostaria das opiniões de vocês quanto as possíveis podas que posso fazer em meu cambui e algumas dicas, pois não decidi qual será a frente e estou pensando em fazer um poda drástica.
Seguem algumas fotos.
Conforme as fotos, fiz uma aramagem em um dos galhos, na tentativa de puxar o mesmo para fora. Ficou boa ?
Era isso ai, obrigado. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 9:10 pm Assunto: |
|
|
Fábio, este é o cambui da folha grande? Pois parece até uma pitangueira....
Bem, independente disso, existem aí várias possibilidades e rumos para o amigo tomar. Opinião sincera: esta aramação de nada serve pois primeiro teria que ter uma idéia de estilização para somente depois pensar em direcionar galhos. Outra questào é saber se o amigo deseja ter uma planta pequena, ou robusta. A grossura do tronco está boa para fazer uma planta pequena, mas se o fim é uma planta maior, teria que primerio deixar a planta crescer e engordar, plantando no chão ou no esquema escorredor-mamadeira... ou até melhor, utilizar apenas uma bacia bem grande e bastante perfurada.
Mas esta planta foi coletada há pouco tempo? Pois parece que a terra do vaso está bem nova....
Para a poda drástica o momento adequado não é agora, mas sim no início da primavera.
o que então fazer? Se a planta foi coletada recentemente, não mexe mais nela por enquanto. Deixe se recuperar totalmente e somente mexe no início da primavera com a poda drástica.
Sendo um cambuí eu costumo fazer podas drásticas mesmo, deixando apenas a linha do tronco que desejo e formando a planta totalmente com galhos novos que brotarão bastante quando a poda drástica for feita.
Veja no exemplo de um cambui abaixo que venho trabalhando...
A poda drástica:
E agora mais recentemente já com um posicionamento dos galhos novos que brotaram. A planta ainda não está finalizada...
Entre a poda drástica e a foto mostrada depois, se passaram 2 anos de cultivo. Em se tratando de bonsai se pode considerar uma evolução bastante rápida.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Fábio Amaral
|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 9:41 pm Assunto: |
|
|
Elio, muito obrigado pela ajuda.
Acredito que seja um cambui de folha grande pois comprei ele em um viveiro sendo cambui além do que, macerei uma folha e não tem cheiro de pitanga.
O estilo pretendido é o HOKIDASHI, pois vi aqui no fórum alguns exemplares do mesmo e gostei.
A terra parece nova porque apenas retirei ela do plastico onde veio e a coloquei neste pote, sendo assim acho que vou seguir sua ideia de coloca-la em uma bacia para que ela crescer e engordar, certo ?
Desde já, muito obrigado pelas dicas de hoje e as que estão por vir.
Abraço |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 9:50 pm Assunto: |
|
|
Fabio, se deseja o estilo hokidachi, atente para o fato de que por regra neste estilo o tronco deve ser reto. assim sendo, crei oque teria que no futuro desenterar um pouco as raizes para elevar um pouco a planta pois me parece que o tronco é reto abaixo da trifurcação, certo? Também em função do estilo desejado a poda drástica a ser feita no futuro deverá nos 3 galhos há mais ou menos 4-5 cm acima de onde se bifurcam (ou seria trifurcam??? esta palavra nem existe...ehehehehheh0
|
|
 |
Fábio Amaral
|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 10:15 pm Assunto: |
|
|
Certo Elio, mas no futuro pretendo te-la em um vaso um tanto quanto diferente, um tênis velho com os devidos furos de drenagem.
O que você me sugere, deixa ela pequena ou seguir no hokidashi ?
Este "vaso tênis" pode ser usado ? pois a área em contato com o ar não é grande como a de um vaso para bonsai.
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2013 9:39 pm Assunto: |
|
|
Fábio, creio que poderia mesmo fazer uma planta pequena, seja em qualquer estilo... Agora quanto ao uso do vaso-tênis vai do seu gosto.
Só que não poderá chamar este conjunto de "bonsai"...
Nesta área do bonsai se vê coisas de todo o gênero. A internet está cheia de coisas as mais extravagentes possíveis, e muita coisa também com bom senso artísitco. Isso de usar um tênis como vaso pode ter muito de artístico acredito, só que sai daquilo que é convencionado como bonsai. Estas outras coisas a que me refiro de extravagantes que se vê por aí, também fica a gosto de cada um, só que a pessoa tem que estar ciente que poderá não ser aceita e até criticada pelo que está mostrando por não se enquandrar no padrões tidos como corretos...
bom, sbre a sua planta eu creio que o melhor mesmo e esperar ela se recuperar e tomar uma decisão de poda de acordo com o rumo desejado no final do inverno que é o momento adequado para isso...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|