Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 1:19 pm Assunto: Juniperus Procumbens x Rio 40º |
|
|
Olá pessoal, blz?
Sou novo no fórum e na arte do bonsai, mas já venho lendo e me inteirando sobre o assunto há um tempo.
Apesar de morar em apartamento, meu espaço aqui dispõe de boa incidência de sol, o que acredito que será necessária para essa espécie.
Venho aqui postar a foto do meu primeiro exemplar da arte: um juniperus. Ele foi comprado de uma floricultura e me dado como presente recentemente, no Natal de 2012.
Eu gostaria de algumas ajuda com o que devo fazer com ele. Bem as dúvidas são seguintes:
1) Quantos anos ele tem? O vendedor não soube me informar, mas acredito que tenha em torno de 2 anos, ou seja, que esteja no estágio da passagem de pré-bonsai pra bonsai. Estou certo? rs
2) Apesar de já ter visto muitos kengais desse juniperus, vou querer buscar o estilo moyogi mesmo por ser meu primeiro. Terei algum problema com isso?
3) Já é hora de aramar?
4) É comum as folhas secarem na base do galho?
5) Fiz uma pequena desfolhagem e retirei um pouco desse volume que ele tem no interior da copa, bem como tirei esses brotinhos minúsculos no caule. Fiz certo? rs
Bem, no mais é isso. Já agradeço pelas ajudas!
Att,
André.
Editado pela última vez por André Rocha em Dom Jan 27, 2013 12:19 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
srandreluiz
Registrado: 24/11/11 Idade: 44 Mensagens: 72 Localização: Dourados-MS
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 3:01 pm Assunto: |
|
|
eai chara.. blz..
bom eu tb nao sou expert no bonsai ainda.. mas posso te ajudar..
bom aqui conheço essa muda (acredito q ainda nao passa de uma mudinha) como Tuia Jacaré e tb tenho uma por sinal. ela tem o costume de se desenvolver esticando os galhos longitudinalmente(se é q me entende)vai muito bem no Kengai mesmo (cascata).
o ideal de se mecher nos juniperos ou tuias é no inverno, acredito q o melhor pra ela agora seria fazer um falso transplante para um escorredor e depois colocar na mamadeira para q ela se desenvolva melhor.
coloque um solo bem drenante 70% com pedriscos e cacos de telha ou tijolo moidos.
deixe q ela se desenvolva um pouco mais para poder aramar assim vc tera uma melhor percepção de estilo a tomar, essa planta tem os galhos bem flexíveis pode dar bastante movimento depois.
acho q é isso.. Abraços |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 10:27 pm Assunto: |
|
|
srandreluiz escreveu: | eai chara.. blz..
bom eu tb nao sou expert no bonsai ainda.. mas posso te ajudar..
bom aqui conheço essa muda (acredito q ainda nao passa de uma mudinha) como Tuia Jacaré e tb tenho uma por sinal. ela tem o costume de se desenvolver esticando os galhos longitudinalmente(se é q me entende)vai muito bem no Kengai mesmo (cascata).
o ideal de se mecher nos juniperos ou tuias é no inverno, acredito q o melhor pra ela agora seria fazer um falso transplante para um escorredor e depois colocar na mamadeira para q ela se desenvolva melhor.
coloque um solo bem drenante 70% com pedriscos e cacos de telha ou tijolo moidos.
deixe q ela se desenvolva um pouco mais para poder aramar assim vc tera uma melhor percepção de estilo a tomar, essa planta tem os galhos bem flexíveis pode dar bastante movimento depois.
acho q é isso.. Abraços |
Olá, xará!
Muito obrigado pelas suas considerações! Já é um alívio! rsrsrs
Vou dar uma mudada nesse substrato que está agora porque estou achando ele muito compactado. Parece haver apenas matéria orgânica...
Abraços,
André. |
|
|
 |
srandreluiz
|
Enviada: Ter Jan 08, 2013 8:19 am Assunto: |
|
|
não mexa nas raízes.. nao é a época certa.. vc corre o risco de perder a planta. Ok
apenas faça o falso transplante.. ou seja.. retire ela desse vasinho e simplesmente replante num escorredor, sem mecher nas raízes.
Abraços |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jan 08, 2013 10:54 am Assunto: |
|
|
Olá galera!
André sua planta é um juníperus squamata, conhecido como blue star(estrela azul)
srandreluis, o jacaré é o juníperus procumbens.
o primeiro adora sol, o segundo não muito.
o primeiro é muito confundido com a tuia pássaro azul(Chamaecyparis pisifera), e tb com o jacaré.
Dependendo da insolação o squamata pode ter as duas cores(verde por baixo e a brotação terminal azulada. No inverno aqui do sul o meu fica mais verde, agora no verão está bem azulado.
Se fizer uma pesquisa verá que o juníperus horizontalis é outra planta.
Falow!!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 08, 2013 11:17 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Olá galera!
André sua planta é um juníperus squamata, conhecido como blue star(estrela azul)
srandreluis, o jacaré é o juníperus procumbens.
o primeiro adora sol, o segundo não muito.
o primeiro é muito confundido com a tuia pássaro azul(Chamaecyparis pisifera), e tb com o jacaré.
Dependendo da insolação o squamata pode ter as duas cores(verde por baixo e a brotação terminal azulada. No inverno aqui do sul o meu fica mais verde, agora no verão está bem azulado.
Se fizer uma pesquisa verá que o juníperus horizontalis é outra planta.
Falow!!!! |
Muito obrigado pela sua ajuda, Marco.
Eu não estava tendo 100% de certeza de que minha planta era mesmo uma Juniperus Horizontalis, porque, pelo que já tinha visto, há muito erro na identificação dessa espécie pela internet e nas floriculturas.
O mais engraçado é que, no conhecimento popular, uma espécie Thuja se confunda com uma Juniperus, que é algo bem diferente.
Vou atualizar o título do tópico pra ficar correto. Marco, você poderia me dizer em qual tópico há uma foto do seu juniperus? Queria ver como é uma mais desenvolvida.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 08, 2013 12:13 pm Assunto: |
|
|
André, infelizmente não vou poder te mostrar como ele está hoje, porque estou a 415km de casa, mas posso te mostrar algumas fotos que tenho aqui no not de 2007...assim que der atualizo
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 7:10 am Assunto: |
|
|
Está bem grande e bonita!
Você vai deixar esses dois troncos crescerem ou vai transformar um deles em jin? |
|
|
 |
srandreluiz
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 9:15 am Assunto: |
|
|
Blz Marcos.. se vc esta dizendo.. OK
mas so mais uma coisinha André.. quando vc pega na copa dessa sua planta.. ela espinha a mão, tem as agulhas bem afiadinhas. pq a minha é assim(dai seria o nome Tuia Jacaré) ou estou enganado mesmo, mas não creio q seja um juníperus squamata, e a minha é muito parecida com a sua;
Bom mas o Marcos parece ter mais experiência, não estou querendo discordar.. é so para tirar a pulga atraz da orelha mesmo. rsrs
da uma olhada.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 11:31 am Assunto: |
|
|
Srandreluis, blz!?
Está sua parece ser mesmo a tuia jacaré(nome popular)-juníperus procumbens. Se vç prestar atenção na minha primeira foto, bem no cantinho, não muito nítido tem uma igual a sua em um vasinho plástico terracota. As duas são bem semelhantes, inclusive os espinhos(agulhas espetantes), o que difere são o porte delas, a folha azulada, o jacaré não gosta muito de insolação intensa, o blue star adora ficar na torreira do sol e quanto mais sol, mais azul. O cultivo do blue star à sombra pode ocasionar dele ficar mais verde que azul, sendo facilmente confundido. As agulhas são muito parecidas... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 12:25 pm Assunto: |
|
|
Ih galera,
Agora a minha dúvida voltou... Então, essa foto foi tirada logo depois de eu tê-la adquirido.
O que notei é que o interior dela estava muito cheio, como pode ser visto nesta foto. Infelizmente não tirei outras fotos laterais e da parte trás. E agora eu já fiz uma certa desfolhagem em seu interior pra ficar mais arejado e receber um pouco mais de sol. Era denso demais!
Acho que vou postar mais fotos detalhadas de como ela se encontra agora e então vemos melhor, ok? Voltei a achar que ela é uma tuia jacaré.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 11:05 pm Assunto: |
|
|
Vçs sabem que fiquei na dúvida tb revendo o tópico...quando chegar em casa das férias vou fazer umas fotos com macro das duas juntas e posto aqui...
Abç ae gurizada! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 7:46 am Assunto: |
|
|
Pois é, Marco.
Acabo de ver em outro tópico, o qual eu estou tentando tirar minha dúvida também, que um colega daqui do fórum postou um site com várias espécies de juniperus e eles são muito parecidos!!!
Se puderem dar suas opiniões lá também, o tópico é esse aqui!
To curioso pra ver suas demais plantas. Em breve vou trocar essa minha para um vaso maior!
Abraços |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 7:48 am Assunto: |
|
|
Ah srandreluiz,
a minha espinha a mão sim! Foi até difícil desfolhá-la por causa dissso... hehehe... Mas tipo, tem outros juniperus que também espetam como você pode ver no site que está no tópico que eu postei anteriormente.
Comente lá também! A opinião de todos é super bem-vinda. |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 4:48 pm Assunto: |
|
|
Bem, dando prosseguimento ao andamento da minha planta, seguem mais fotos.
A única coisa que fiz desde que a ganhei foi raspar um pouco o tronco pra ver se ela estava mesmo viva, retirar algumas folhas secas e outras que estavam em muita quantidade no interior da planta.
Frente
Tronco finiiiiiiinho (rs) e com o detalhe da pasta selante no lugar onde eu raspei.
Vistas da lateral esquerda
Tronco com alguns brotos e umas folhas secas
Bem, é isso. Era pra eu trocar ele de vaso hoje, mas ainda não deu. Tenho que aproveitar a chuva que diminuiu a temperatura aqui no Rio...
Abraços |
|
|
 |
|