FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Amoreira - Futuro Han Kengai (Semi-Cascata)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério, parabéns pelo exemplar, bela evolução vou seguir acompanhando, netei que nas últimas fotos, principalmente a desfolhada que todos os galhos já estão liguinificados...vc retira os brotos e galhos novos até o ponto de liguinificação para manter o tamanho e formato e para condensar a copa? Ou há outra razão para isso? Pergunto pq a amora tende a emitir galhos compridos e retos e ao podá-las sempre me surge essa dúvida.

Gil, pode pelar completamente ela em qualquer época, respeitando o período de dormência pq vc pode adiantar o despertar da planta cêdo demais, eu costumo desfolhar em agosto na época do replante para despertar a planta, depois em dezembro e uma terceira em março, mas na última retiro apenas as folhas excessivamente maiores ...tem respondido muito bem como vc viu no meu post.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 5:03 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde,

Acredito que o han-kengai não se concretizou devido ao forte crescimento apical da especie , resultando na condução da seiva para os galhos mais altos e detrimento do galho da cascata, ocasionando assim seu definhamento e posterior eliminação .

Com respeito as ultimas fotos notamos uma dispersão entre os estilos e deste modo o chegar a lugar nenhum .

Na penultima foto , com a planta desfolhada notamos alguns problemas na condução , dos quais destaco alguns :

- Não existe conicidade, vindo até a surgir uma invertida, no primeiro galho, que esta desproporcional ao restante do projeto .

- As cicatrizes sem cuidados especiais demonstram a má cicatrização e a certeza de apodrecimento nestas areas., posto que a madeira a amoreira é muito macia e fragil .

- Depois desta parte acontece a diminuição abrupta no diametro do tronco que segue com um movimento destoante dos 2 primeiros terços da planta. Sem galhos .

- Eis que surge uma explosão de galhos sugerindo um hokidashi ( vassoura), mas que neste ponto não é conveniente , posto que logo criará um calombo onde surgem e não mostra a que vieram ...

- Acredito que poderia fazer um alborque onde prendeu a ponta mais baixa do arame , para aí sim conduzir a parte de cima como uma nova planta no estilo hokidashi e com o tronco restante fazer uma poda drastica e zerar o projeto para aguardar novas brotações ... e recomeçar a condução .

- Seriam 2 plantas de melhor qualidade que a atual , e sem tantas cicatrizes e deformações .

Claro que é somente a minha opinião , espero ter ajudado ..
Boa sorte .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Seria redundante qualquer explanaçao ja que a concordancia com o Irmao Bonsergio seria clara, entao apenas queria dizer que ha muito o que aprender com esses projetos, penso tambem que qualquer critica seja no intuito de nos fazer aprimorar e crescer na experiencia de uma melhor conduçao, é uma pena que nao tenha concluido um projeto que se mostrou muito bem encaminhado no começo mas que veio a calhar no sentido de um Han kengai, eu espero que este lhe traga muito aprendizado Rogerio e que venha ter mais sucesso em outra oportunidade, Abraços Irmao!
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio Soares II
Fico feliz que tenha gostado do trabalho.
O que costumo fazer é a poda bem próxima da areá já liguinificada. Quando faço isso verifico antes se existem pelo menos umas 3 gemas preparadas para brotar e com isso as folhas acabam por diminuir seu tamanho e a ramificação é melhorada.
Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Bonsérgio
O problema com o estilo, tenho até vergonha em falar, foi por uma infestação de cochonilhas que me passou despercebido e ali se instalou por tempo suficiente para enfraquecer o galho que descia.
O resultado foi esta planta que pode ver.
Não retiro nada que constatou quanto a "estilo" cicatrizes e conicidade.
É assim ...
Umas vá muito bem e outras... nem tanto.
Abraço e obrigado pelas dicas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: