|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Set 25, 2012 9:52 am Assunto: |
|
|
Gil, quando vç arranca um galho, puxando no sentido contrário ao seu crescimento, ele vem com um pé da casca onde estava unido, criando mais ou menos um ("J") em vez de uma estaca reta cortada na base ("I"), não sei se conseguiu captar o exemplo. Mas o pessoal antigo, principalmente as senhoras mais velhas, costumam fazer mudas de roseiras e de outras plantas assim e é um método muito eficiente com várias espécies do que o corte de ponta... vou ver se der fotografo como é!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Set 25, 2012 9:17 pm Assunto: |
|
|
Olá marco!
beleza, creio que entendi o seu exemplo.
O corte na base da estaca não é preciso.
É mais eficaz assim do que cortando o galho precisamente??
até mais! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Set 26, 2012 12:24 pm Assunto: |
|
|
Gil, depende da espécie em questão, umas enraízam melhor num método e outras não. Tudo vai dos testes, fazendo estaquias de diferentes métodos, altura, espessura, local do corte(abaixo do entrenó e tal), substrato(mais ácido ou alcalino), estufa ou não, sombra, sol... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Set 26, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
boa marco!
valeu! |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Nov 04, 2012 1:08 pm Assunto: |
|
|
Pessoal apenas para fechar o tópico, todas as estacas morreram.
Att Pedro Reimão. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Nov 04, 2012 2:49 pm Assunto: |
|
|
É Pedro pelo visto é complicado mesmo, eu ainda nao tentei mas minha mae tem tentado estacas de azaleia e elas sempre morrem, a ultima estava em um jarro com agua, nao tenho muito interesse pelo bonsai de azaleia, apesar de achar-la muito bonita tanto como bonsai, como no chao, vou ver o que vai acontecer com a estaca da minha mae se "vingar" eu aviso, espero que tenha mais sucesso da proxima vez, Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Nov 04, 2012 8:22 pm Assunto: |
|
|
Pedro Reimão escreveu: | Pessoal apenas para fechar o tópico, todas as estacas morreram.
Att Pedro Reimão. |
Pedro, estranho que as estacas tenham morrido. Estaca de azaleia, feita nesta estação, em areia, não tem erro. Já fiz vária e nunca perdi nenhuma. Talvez seja a espécie. Sempre fiz estaca de azaleia satsuki e Korume. Nunca fiz dessa azaleia de jardim.
Elas chegaram a apodrecer (excesso de umidade) ou simplesmente secaram? (falta de umidade?)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Nov 04, 2012 9:44 pm Assunto: |
|
|
Boa noite amigos, respondendo ao Elio, as estacas secaram, apesar do solo estar sempre umido. Bom acontece, vou esperar a fonte das mudas crescer de novo e vejo se tento mais alguma estaca ano que vem.
Att Pedro Reimão. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 5:35 pm Assunto: |
|
|
Bom creio que seja um dever repassar informaçoes ainda mais depois de tanto tempo tentando, depois desta experiencia estou a crer que o que mais colabora seja mesmo a época, claro que a tecnica tambem porem nesse caso foi a época haja visto eu ter tentado outras vezes e nada, enfim segue as fotos, as estacas foram feitas logo apos a primavera, um amigo meu conseguiu com um jardineiro que pareceu mais querer matar a azaleia a poda-la rsrs, mas enfim foram feitas as estacas e estao a pegar, vale ressaltar que a azaleia da qual foram retiradas as estacas tambem estar a brotar, eu diria 50% de sucesso até o momento...bom é isso Abraços!!!
 _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 6:42 am Assunto: PEDIDO DE DESCULPAS!!! |
|
|
Bom pessoal essa certamentente é uma das situaçoes mais embaraçosas que estou a passar, primeiro porque minha credibilidade talvez seja posta em questao daqui pra frente, depois pelo constrangimento do equivoco, mas se nao há alguma justificativa que ao menos tentemos amenizar este meu erro com a verdade...
Com certeza nao há ninguem mais decepcionado aqui do que eu, pois estava empolgado com as futuras"AZALEIAS", e com a alegria de "conseguir" uma atraves de estacas...
Bom sem mais enrolaçao, segue que as "AZALEIAS", nao sao azaleias e sim IXORA, sim sao IXORAS, tudo isto por confiar em um amigo e em um jardineiro que nao sabe a diferença entre um caroço de feijao e um de jaca, pode parecer arrogancia, mas a verdade é que este jardineiro sempre acha que sabe de tudo pela idade que tem e ai acontece isto, a parte que compete ao meu amigo talvez por inexperiencia como eu tenha se confundido, pois o tronco das IXORA E DA AZALEIA sem folha é realmente parecido, porem quando fui comprovar a veracidade dos fatos com a brotaçao das folhas, a confusao foi desfeita com um tremendo susto, pois IXORAS E AZALEIAS com folhas é impossível de se confundir...
Enfim peço desculpas a todos principalmente ao professor Nicky o qual tem sempre dedicado seu tempo a nos ensinar, assim como outros professores que aqui estao, ressalto que estou a me retratar, pela importancia que dou ao forum e pelo constrangimento de passar informaçoes equivocadas, que isto venha servir de aprendizado para mim e para outros que estao a iniciar seus conhecimentos sobre a nobre arte, é isso Abraços a todos! DESCULPE... _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 10:02 am Assunto: |
|
|
Meu irmão, Wellington......como diz um amigo: Herrar é umano!!!!!
Não se apoquente!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
fulvio estefanio 1.o PASSO

Registrado: 09/10/12 Idade: 51 Mensagens: 140 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 10:58 am Assunto: |
|
|
Meu irmão, Wellington ou melhor menelau, rsrsr eu tenho culpa pois fui eu quem pego as estacas com o jardineiro eu fiquei com duvida na hora mais o senhor jardineiro como sempre ele fala eu sou o jardineiro então peguei rsrsrsr fazer o que enfim perdão meu mestre " Wellington" paz do senhor jesus ..  _________________ Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura - Mc. 16:15 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 11:18 am Assunto: |
|
|
Vleu meu Irmao Elio é que depois que descobri, "pensei: e agora quem irá me defender????" o chapolin colorado???????? rsrs, brincadeira a parte poxa realmente fiquei envergonhado afinal temos de ter responsabilidade no que falamos caso contrario ao invés de ajudar acabamos atrapalhando, enfim vleu ai pela força! Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|