Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Dez 27, 2012 4:26 pm Assunto: Desfolha e Transplante de Jabuticaba |
|
|
A planta
Inicio da desfolha
Fase intermediaria da desfolha
Termino da desfolha
Remoçao de galhos para diminuir o volume da copa
As sobras. . .
Escolha do vaso
Escolhi o redondo , pelo seu tamanho mais adequado , os outros 2 eram muito pequenos.
Trabalho finalizado ( por enquanto , pois um bonsai nunca está finalizado)
Descansando no viveiro.
Amigos gostaria de saber da opinião de vocês sobre o que acharam do trabalho e se tenham alguma sugestão para melhorar o resultado final.
Joel
Para ver outros trabalhos acessem:
https://www.facebook.com/groups/187027508107958/ _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Dez 27, 2012 8:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel!
Ficou muito bom o vaso para esta jabuticabeira!
Ansioso aqui para ver futuras brotações!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Dez 28, 2012 8:45 am Assunto: |
|
|
Olá Joel,
é uma boa planta; tem bom movimento e boa conicidade entre o tronco e os dois galhos principais. Com a poda curta surgirão novos pares de brotos.
Porém...
Porém se quiser uma planta mais refinada, vai aí alguns pitacos:
1 - Deve deixar crescer livremente aquele primeiro galho à esquerda. Está muito fino em relação aos outros dois da bifurcação. Aplicando a técnica de deixá-lo com folhas e desfolhar os outros que não se quer que se desenvolvam neste momento.
2 - Apesar da poda curta e das futura brotações, os galhos que saem dos troncos principais estão muito finos; você não terá boa conicidade neles. Minha sugestão é que também eles cresçam livremente para engrossar, preocupando-se com a ramificação posteriormente.
3 - Achei confuso o ápice do galho da frente.
Bem amigo, acho que é isso...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Dez 28, 2012 10:57 am Assunto: |
|
|
Oi Joel
Gostei desta jabu... Os dois troncos lhe darão um desenho bem particular
Além das boas dicas do amigo Edson, eu tentaria sempre deixar o tronco de trás menor que o da frente. O tamanho dele agora está bom, portanto é só deixar o dianteiro mais alto  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Dez 30, 2012 10:08 pm Assunto: |
|
|
Valeu Gil eu tambem achei este o vaso mais adequado , mas ainda nao é o definitivo.
Valeu as dicas edson , coloquei-a em um vaso maior , para estimular seu crescimento como um todo , por isso aproveitei para fazer a sua desfolha , agora vou deixa-la crescer bastante , valeu amigão<
Alexandre , sua palavras e orientações sao sempre valiosas. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Seg Dez 31, 2012 8:08 am Assunto: |
|
|
Amigo joellagunasc quanto pagou por esses vaso que seu amigo confecciona me interecei me manda um mp por favor...
abraços e feliz ano novo pra ti amigão... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 31, 2012 4:33 pm Assunto: |
|
|
Marcio , estes vasos são de barro , queimados a baixa temperatura , tipo aqueles de orquídeas , ele vieram sem pintura , e eu mesmo pintei , eu tenho eles a bastante tempo. Que eu me lembre eu paguei , barato , cerca de 5 a 10 reais cada um , mas ele não faz mais , uma pena.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 8:19 pm Assunto: |
|
|
As brotaçoes estao vindos com toda a força , cada dia é uma surpresa.
A fotos nao ficou muito boa , mas da pra ver os novos brotos
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 9:49 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito teu exemplar! Uma dúvida de novato. Podemos efetuar a desfolha e transplante da jabu nesta época do ano sem maiores problemas? Pergunto, pois adquiri dois exemplares que as raízes tomaram todo o vaso, e tenho receio de que isso traga prejuízos às árvores se esperar até o final do inverno.
ABS _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 10:10 pm Assunto: |
|
|
Roberto , faz e protege do sol e do calor intenso e não deixe faltar aguá , eu faço e não tenho problemas.
Confúcio |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 10:55 pm Assunto: |
|
|
Beleza, Joel. Bom saber. Obrigado. _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Sáb Jan 19, 2013 6:58 pm Assunto: |
|
|
cara eu clocaria no escoredor e faria uma copa maior com mais estrutura, mas é uma bela arvore |
|
|
 |
|