FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Espécies estrangeiras
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 35
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 11:05 am    Assunto: Espécies estrangeiras Responder com citação

Olá a todos.

Estive pesquisando sementes para comprar no exterior pela internet.

No entanto, como são muitas espécies, e a maioria originária de países com climas temperados, gostaria da ajuda dos colegas para montar uma lista com as espécies estrangeiras que melhor se adaptam ao clima do nosso país, para facilitar, com isso, a procura de todos os foristas que se aventuram em sites de compra estrangeiros em busca de novas espécies para suas coleções.

Gostaria de contar com a contribuição de todos, se possível.

Agradeço a todas as contribuições.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago,
é uma ideia interessante, no entanto, eu acredito que precise abrir um grande parênteses aí. Sabemos o tamanho do território brasileiro, então há grandes divergências climáticas entre as regiões. A minha sugestão seria montar uma lista de espécies que se adaptem bem a certas regiões do nosso território, criando a relação da espécie com o clima originário e com o clima de quem pretende comprá-la. Em outras palavras, pegar uma espécie e informar a região sob a qual ela se adapta! Very Happy

Assim, creio eu, que poderia ajudar e muito a todos aqueles que buscam isto.
No entanto meu amigo, vale salientar também que o Brasil tem uma enormidade de espécies! Very Happy
Existe até uma espécie de tendência de alguns bonsaístas prezarem pelas nativas do nosso país, algo que acho interessante.
Mas se lhe chama a atenção uma espécie exótica, por que não? Cool

Boa sorte e grande abraço

Ah, eu infelizmente não posso acrescentar com informações alguma sobre quais espécies seriam mais interessantes para nós!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 44
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

pq não as nativas brasileiras?
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 35
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro e Aguiar,

A ideia de formatar uma lista com espécies estrangeiras que se adaptem bem ao Brasil me surgiu porque, ao buscar por espécies em sitios estrangeiros, nos deparamos com uma grande variedade de plantas, entre as quais existem vários tipos de aceres, pinheiros, juníperos, tuias, abetos, bétulas, cerejas, entre outros.

O problema é que algumas dessas espécies não se desenvolvem bem no Brasil, por razões climáticas. Claro que muitas das plantas de clima temperado vão bem no Sul, mas não vão bem no Nordeste.
A pesar disso, a maioria das espécies que vão bem no nosso país vão bem na maioria dele (cada uma com suas peculiaridades, obviamente).

Claro que seria ótimo, se pudéssemos dividir em regiões do país, mas a intenção do post não é essa, especificamente, mas sim juntar as experiências de cada usuário com plantas extrangeiras. Quanto mais informações melhor, mas quem não tiver muita informação também pode contribuir com suas experiências pessoais.

Também acho muito importantes as informações sobre as nativas brasileiras, mas como todas elas são aclimatadas ao nosso território, o objetivo do tópico seria outro, e não as peculiaridades climáticas.

Espero que entendam que o objetivo aqui não é supervalorizar as estrangeiras em detrimento das nativas, mas agregar maior conhecimento a todos.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 35
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Posso começar com algumas das espécies com as quais tenho mais intimidade:

Shimpaku (Junipero Chinensis): É espécie já consolidada entre cultivadores brasileiros. Suporta bem o calor e o frio. Gosta de sol e pouca umidade. Crescimento moderado a lento.

Oliveira (Olea europaea L.): A pesar de ter pouca experiência com a espécie, sei que se adapta melhor aos climas do sul do Brasil do que aos do norte. No entanto, algumas variedades suportam muito bem o calor, principalmente a variedade ARBEQUINA. Para frutificar, em algumas variedades faz-se necessário que haja duas ou mais plantas florindo, para que haja efetiva polinização.

Maçã (Malus communis L.): Prefere climas frios, mas desenvolve-se bem, também em climas mais quentes. Tende a crescer verticalmente nos climas mais quentes, emitindo pouca brotação, o que pode ser corrigido com podas e algumas técnicas especiais. Pode produzir frutos menores quando cultivada em climas mais quentes.
É fácil de se propagar por sementes, sendo que na minha região (centro-oeste) é muito comum encontrar sementes já germinadas no interior do fruto ainda fresco.

Uva (Vitis sp.): Não conheço técnicas de propagação dessa espécie por sementes, mas sei que há variedades de videiras que vão muito bem no calor (a pesar de o senso comum nos levar a crer que só se desenvolvem em climas temperados). Quando era criança, morei em uma chácara onde haviam algumas videiras que frutificavam, mesmo no calor do DF. No entanto, não sei dizer qual seria a variedade. Certamente, sei que as viníferas (utilizadas na produção de vinho) são mais sensíveis ao calor do que as variedades de mesa.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil