|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 6:29 pm Assunto: |
|
|
Romeu escreveu: | É mesmo? ajudam?
Eu achava exatamente o contrário.. que as folhas roubasse energia da planta... vou deixá-las então.
obrigado Élio! |
Romeu, é exatamente o contrário, as folhas fornecem energia à planta (fotossíntese).
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 10:25 am Assunto: |
|
|
Caramba, faz sentido! Rs
E outra dúvida.. Colocar as plantas na estufa de saco plástico ajuda na recuperação? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 3:45 pm Assunto: |
|
|
Romeu escreveu: | Caramba, faz sentido! Rs
E outra dúvida.. Colocar as plantas na estufa de saco plástico ajuda na recuperação? |
Romeu, na atual situação das tuas plantas, não resolve muito!
A estufa tem o objetivo de fazer com que a água que avapora pelas folhas, se concentrem na parte interna do plástico, e à noite ou quando esfria, ela se liquefaz novamente, ou seja, recupera a água.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 4:50 pm Assunto: |
|
|
De todas as plantas, a única que já demonstrou estar se recuperando é o ipe de jardim. Já esta até com novos brotos.
As mudinhas estao secas, acho q ja estao mortas. Como o caule é muito fino, nao tenho como arranhar para saber se secaram completamente. Porém as folhas continuam nos galhos.. Pode ainda estar vivas?
Agora, o ligustrum a base do caule não está muito verde, vi que diversos galhos secaram... Nao estou confiante e é a única q nao queria perder por ser uma planta já adulta, ser minha primeira e por ter recebido como presente. Posso retirar os galhos secos? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 7:13 pm Assunto: |
|
|
Romeu escreveu: | De todas as plantas, a única que já demonstrou estar se recuperando é o ipe de jardim. Já esta até com novos brotos.
As mudinhas estao secas, acho q ja estao mortas. Como o caule é muito fino, nao tenho como arranhar para saber se secaram completamente. Porém as folhas continuam nos galhos.. Pode ainda estar vivas?
R: Dificilmente!
Agora, o ligustrum a base do caule não está muito verde, vi que diversos galhos secaram... Nao estou confiante e é a única q nao queria perder por ser uma planta já adulta, ser minha primeira e por ter recebido como presente. Posso retirar os galhos secos?
R: Pode retirar, sim, embora não faça diferença. O negócio é aguardar
|
! _________________ Elio
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 9:07 pm Assunto: |
|
|
Romeu,
estou torcendo pela recuperação das duas plantas. Eu viajo com certa frequência, mas geralmente não muitos dias (uns 4). E a rega então torna-se um problema, pois é difícil achar alguém que possa vir fazer este tipo de coisas para mim e não disponho de nenhum mecanismo de irrigação. Vc já testou fazer a estufa com saco plástico? Se sim, deu certo? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 10:09 pm Assunto: |
|
|
Poxa Elio, confesso q tinha esperanças nas mudas de caliandra e pau ferro... Qe dó estavam crescendo mto bem e bem bonitas ja, msm pequenas
Vc diz para aguardar.. Kkk faz 1 semana q estou aguardando e parece 1 seculo! Mas fazer oq, tenho q aprender a ter paciencia msm. Pensei também em comecar a regar com enraizador (benerva)... Ajuda?
Thethality, eu nunca fiz o teste com plantas... Eu utilizo a estufa de saco geralmente para germinar. E nestes casos, percebo q a terra permanece humida por mais tempo, por isso fiz a pergunta inicial. Obrigado pela torcida, assim q ela começar a brotar eu posto aqui.... |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 10:26 pm Assunto: |
|
|
Para quem viaja muito, talvez seja uma boa testar um gel de plantio.
É feito de um polímero chamado poliacrilato de sódio, que absorve até 800 vezes o próprio peso em água.
De acordo com o fabricante, pode-se reduzir a frequencia da irrigação em até 50%.
Para mim, a grande vantagem é a lenta liberação da água, que pode durar vários dias.
Se alguém já experimentou, ou pretende experimentar, poste a sua experiência com o produto, para que possamos acompanhar.
Abraços. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 2:11 pm Assunto: |
|
|
Romeu escreveu: | Poxa Elio, confesso q tinha esperanças nas mudas de caliandra e pau ferro... Qe dó estavam crescendo mto bem e bem bonitas ja, msm pequenas
Vc diz para aguardar.. Kkk faz 1 semana q estou aguardando e parece 1 seculo! Mas fazer oq, tenho q aprender a ter paciencia msm. Pensei também em comecar a regar com enraizador (benerva)... Ajuda?
R: Rsrsrsrsrsrsrs.........entendo!!! Não, Romeu! Nesse momento o Benerva não ajuda. Caso tenha o Superthrive, uma aplicação via foliar poderia ajudar!
Thethality, eu nunca fiz o teste com plantas... Eu utilizo a estufa de saco geralmente para germinar. E nestes casos, percebo q a terra permanece humida por mais tempo, por isso fiz a pergunta inicial. Obrigado pela torcida, assim q ela começar a brotar eu posto aqui.... |
_________________ Elio
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 1:03 pm Assunto: |
|
|
Elio,
o galho absorveria o superthrive? a árvore está completamente sem follhas...
Thiago Batista,
Eu tenho o gel forth (http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/forth-gel.php)... inclusive coloquei um pouco do polímero misturado nos substratos q utilizo... mesmo assim não adiantou. Talvez coloquei pouco, pois fiquei com medo do gel apodrecer as raízes...
Já utilizei por cima do substrato também.. mas como a planta ficou apenas 2 dias sem rega (sendo q antes de sair eu reguei até vazar) não posso dizer que ajuda... |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 2:22 pm Assunto: |
|
|
Thiago Batista escreveu: | Para quem viaja muito, talvez seja uma boa testar um gel de plantio.
É feito de um polímero chamado poliacrilato de sódio, que absorve até 800 vezes o próprio peso em água.
De acordo com o fabricante, pode-se reduzir a frequencia da irrigação em até 50%.
Para mim, a grande vantagem é a lenta liberação da água, que pode durar vários dias.
Se alguém já experimentou, ou pretende experimentar, poste a sua experiência com o produto, para que possamos acompanhar.
Abraços. |
Interessante esse produto. Pode ser uma boa alternativa pra alguns dias de viagem.
Mas a pergunta é, como o Thiago disse: deve ser usado misturado ao substrato ou deixado por cima? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 4:09 pm Assunto: |
|
|
Romeu, se está sem folhas, não adianta aplicar!
|
|
 |
marcelo9979
Registrado: 01/01/13 Idade: 46 Mensagens: 1 Localização: LInhares-ES
|
Enviada: Qua Jan 16, 2013 10:27 pm Assunto: Mini Estufa duvidas... |
|
|
Olá galera sou bem, mas bem principiante mesmo, tanto no forum quanto em plantio...rsrsr
Acho bem interesante a forma que os bonsai tem.
Assim comecei, de cara o primeiro já morreu um Shimpaku(Tragico)... mas pesquisei e pesquisei e voutei a ter outro porem é apenas uma muda, coloquei em uma garrafa Pet cortada au meio, fiz furos pra sair a agua da rega, mas coloquei outra parte do fundo de outra garrafa pet com agua em baixo a tampei com com a parte de cima da garrafa fiz furos na tampinha, no plantio coloquei britas no fundo, areia grossa misturada com humos de minhoca e coloquei na sombra.
Fiz um corte em angulo e coloquei Pó de enraizamento, bem, esta agora com dois dias que fiz essa manobra, e gostaria de por fotos para vocês irem acompanhando a desenvoltura, aceito opinião e criticas.
Se alguem puder dar alguma ideia para melhorar fico satisteito.
PERGUNTA COMO COLOCAR FOTOS NO FORUM?
Valeu Galera... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 16, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, é muita umidade e pouco sol.....retire a água de baixo, retire a tampa de cima e coloque no sol!
Shimpaku não gosta de umidade e sombra!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|