FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa - 6 anos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Decobnu

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:53 am    Assunto: Serissa - 6 anos Responder com citação

Olá, ganhei essa Serissa de 6 anos dia 12/01. Algumas folhas amarelaram nos primeiros dias, mas li que era normal, uma adaptação à diferença no micro clima. Agora ela está aparentemente forte e saudável, fui viajar no sábado e voltei ontem e ela estava bem. Algumas folhas também amarelaram, mas não foi nem metade de quando ganhei a árvore. Agora gostaria de sugestões e opiniões sobre a planta, principalmente sobre o estilo. Adubação deixarei mais pra frente mas se quiserem indicar como deve ser feito desde já ficaria grato.

Algumas perspectivas:

E agora outro detalhe: Há uma rachadura na parte amarela, o tronco em vermelho ficava mais pra frente, não sei agora se já estava assim na loja ou se no transporte/manuseio ela aconteceu. O que me aconselham? Retirar o galho de uma vez? Amarrei não muito apertado, não sei se é o procedimento certo pra arrumar isso. Caso o melhor seja arrumar de fato, deve ter ficado alguns dias com essa rachadura, ainda há possibilidade de cicatrizar junto ao tronco?

Obrigado desde já pela atenção!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 7:40 am    Assunto: Responder com citação

Bela Serissa, Decobnu.

Bem, eu sou principiante ainda, mas acho que esperaria completar 1 mês dessa planta na sua casa pra ela se acostumar definitivamente.

Fiquei curioso nesses vários Uros que essa serissa parece ter. Ela já deve ter sido podada algumas vezes. Se esse galho estiver mole, eu já o retiraria e botaria pasta selante. Ficar com um galho aberto assim é um convite pra pulgões e outras pragas. Se ainda não cicatrizou, então ele provavelmente vai secar, de qualquer forma.

Quanto ao estilo, eu ficaria com o Chokan ou o Hokidashi, mas isso depende muito. Eu disse esses dois porque ela já está na posição ideal pra eles. Dá pra conseguir outros estilos com ela também, mas vai demorar mais tempo pra modelar o tronco por exemplo.

Espero ter ajudado.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Decobnu

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2013 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Upando, retirei o galho e a planta está crescendo saudável. No entanto ela não está florescendo, e pelo que entendi, está na época de florescer. Perguntei a um amigo qual poderia ser o motivo. Ele falou que pudesse ser pouco sol (ela toma sol todas as tardes das 13h em diante) ou então falta adubação. Ele recomendou o uso de torta de mamona, mas eu estava pensando usar osmocote pois pelo que vi aqui no fórum não é tão "agressivo" com a planta. O que me dizem ?

Obrigado desde já!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: