|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 10:47 pm Assunto: Isso é um Bonsai pra vcs? |
|
|
Amigos, tenho estudado bastante, evitando perguntar aqui, coisas que consigo achar na Net ou em livros, mas.....
Isso, somente vcs vendo. Preciso aprender...
Vcs consideram isso um Bonsai?
Sim? pq?
Não? pq?
Eu já tô formando umas opiniões...mas por me considerar mega verde, prefiro ouvir, a falar.
Obrigado pela ajuda mais uma vez.
abs,
 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 41 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 8:12 am Assunto: |
|
|
Mera topiaria num vaso de bonsai...
Só para vender como bonsai para ganhar mais dinheiro
Não segue nenhum estilo nenhum, não tem nenhuma conicidade...
Nebari ruim, a copa nem se fala...
Com um pouco de trabalho, talve dê para fazer alguma coisa pois a planta parece ser pelo menos de porte...
Espero que você não a tenha comprado, e se tiver, que não tenha pago muito caro... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 8:48 am Assunto: |
|
|
c ela foce cortada logo a cima do nebari acho q teria algum futuro mas da forma q tá n é bonsai n |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 9:51 am Assunto: |
|
|
TB acho isso. Muuito longe de ser um Bonsai. Eu não comprei...mas está sendo vendido como Bonsai. Meus estudos estão no caminho certo...apesar de achar que chega ser um absurdo, chamar isso de Bonsai.
Para mim, é uma muda de alporque.
Desculpem a polêmica, mas tenho outro tema, que acho importante.
Pq, muitas vzs, nossas árvores tropicais são tratadas como Pinheiros japoneses?? Já vi Bonsaístas brasileiros transformando mesmo. Eu nunca vi uma árvore de Acerola Chokkan ou Moyogi, na natureza.
E uma Jabuticabeira tem pouca, ou nenhuma característica dos estilos tradicionais no Bonsai. Enfim....um iniciante contestador. Por favor, não me expulsem....rs
Obrigado e um bom dia. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 10:01 am Assunto: |
|
|
Bom dia !
Na foto vemos um "bonsai" de floricultura, como disseram : prá enganar os incautos despreparados . Em mercados e shopping existem muitos . Holambra é a capital deles , são muitos viveiros que os produzem aos milhares e distribuem pelo Brasil afora. Em 6 meses montam o "bonsai" e vendem por 9,90.. 17,80... As compro compro alguns para aproveitar a mudinha e iniciar um projeto longo e bem feito .
Não é de todo um mal , visto que é atravez destes pseudo-bonsais que muitos de nós descobrimos a nobre arte e hoje somos praticantes ....
Quanto as nossas nativas tropicais, não só a pitanga e jabu , como tb os pitecos e as caliandras spinosas entre muitas outras, que são tratadas como juniperos , realmente existe um equivoco, mas que esta sendo repensado e discutido nos eventos e encontros Brasil afora...
Acontece que ainda não existe uma escola brasileira de bonsai , como no Japão, China, Europa ... etc.. Estamos engatinhando e tentando formar conteudo e estilos proprios para nosso pais e nossas nativas... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 10:12 am Assunto: |
|
|
Viva!! Tudo que eu queria ouvir!!! Estou estudando umas 9 horas por dias desde o início de Janeiro e a única conclusão que cheguei, é que prefiro nossas plantas. Não quero formatá-las em nenhum estilo oriental, pois sempre vivi a sombra das nossas árvores e sempre as observei. Sou um pouco ufanista, e tb, meus olhos e meu coração, preferem a beleza das nossas formações. Copas frondosas, com distribuição de galhos hamoniosamente variáveis. Acerola então...parece mais uma árvore de cerrado. Quem já foi ao Cerrado na seca, sabe como o cenário é de plantas distorcidas, tortas e LINDAS!
Mas aí, fico estudando, e o material que encontro, manda seguir "estilo oriental"....
Enfim, obrigado pelo alento amigo Bonsérgio!
Espero em breve (alguns anos), eu possa postar fotos das formas que estão vindo na minha cabeça. Acho que vou me permitir ser auto didata em pelo menos, metade das minhas plantas.
Na outra metade, vou seguir rigorosamente meus ensinamentos. Divergir em estilo, me faz precisar ainda mais da experiência dos nossos mestres. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 10:39 am Assunto: |
|
|
É exatamente este o caminho , primeiro devemos aprender todas as regras para depois romper com elas ...
Pablo Picasso , o famoso pintor catalão , já no fim da vida buscou a naturalidade e pureza das crianças desenhando e pintando como elas. Primeiro foi um mestre nos estilos e regras academicas para então romper com elas e criar um estilo proprio, inconfundivel e maravilhoso que o imortalizou.
Assim devemos proceder...
O estilo que mais se adapta as jabuticabeiras e pitangueiras é o hokidashi, com sua licença posto uma que estou cultivando:
E outras da net:
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 10:52 am Assunto: |
|
|
Isso! Lindo seu trabalho Bonsérgio!! Parabéns!
Adorei as palavras! Vamos aplicar o Bushido tupiniquim! rs
Quero te agradecer pelo seu apoio e força nesse meu começo. Com sua licença, vou colocá-lo como um dos orientadores que mais gosto! Muito obrigado!
Espero poder conhecê-lo pessoalmente um dia!
Forte abraço. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 1:40 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Concordo com aquilo que nosso grande colega Bonsérgio disse. Devemos conhecer a regra, para sabermos o melhor momento para quebrá-la.
No entanto, gostaria de ressaltar o porque das regras e estilos do bonsai:
O objetivo dessa arte não está em reproduzir uma árvore da natureza, meramente. É mais do que isso. Nós queremos repassar as características de uma árvore madura, forte, viva.
Observe a diferença entre esses dois jequitibás:
O primeiro é uma belíssima árvore que, provavelmente se destacaria em qualquer floresta comum, com uma altura impressionante e um tronco que necessitaria de várias pessoas para abraçar, mas que, isoladamente e sem um parâmetro, se torna retilíneo e sem graça. Não há dramaticidade em sua forma.
O segundo jequitibá tem sua própria copa como parâmetro para que nós, observadores, possamos visualizar toda a sua imponência, mesmo que não haja outra árvore por perto para comparar.
Para mim, a segunda árvore, mesmo sendo muito menor do que a primeira, aparenta muito mais imponência, quando observada individualmente.
É aí onde mora a problemática: como passar ao visualizador a sensação de estar observando uma árvore imponente, e não só uma mera muda, ou um graveto com raízes e folhas?
É verdade que não vemos muitas jabuticabeiras parecidas com os estilos orientais. Eu, pelo menos, nunca vi uma que se parecesse com um moyogi e, me desculpem dizer, mas também nunca vi uma que parecesse um hokidashi.
As jabuticabeiras que tenho visto por aí crescem em diversos troncos, tortuosos e compridos, em um formato quase arbustivo, lindas de se olhar - principalmente aquelas velhas e enrugadas -, mas com uma dramaticidade que chega próximo a ser impossível de se reproduzir em uma muda plantada em um vaso.
Na minha opinião, qualquer tentativa de se reproduzir o formato de uma jabuticabeira da natureza deve ser muito bem analisada, sob o risco de se tornar um retrato fiel a um arbusto.
Outras das nossas espécies, como a caliandra são, na natureza, lindas moitas floridas, passando bem longe de serem árvores imponentes e fortes e não chamariam a atenção do visualizador pela sua dramaticidade em um vaso:
É por essa falta de parâmetro que continuamos a seguir os ditames já consagrados da arte oriental, na busca por um visual mais chamativo.
Estou certo de que nossas observações da natureza podem ajudar o bonsai brasileiro a se distanciar um pouco do bonsai japonês, mas devemos manter na nossa memória o porque das regras.
As imagens acima são todas de árvores nativas brasileiras.
Abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 9:52 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Thiago! Belas fotos! Com certeza compreendo o que quer dizer e vou aplicar rigorosamente a disciplina tradicional em metade das minhas plantas. Minha férias estão no fim e com ela, meu tempo de estudos intensivos. Confesso que estou confuso, inseguro e muito carente de conhecimento. Aprendi muito nos últimos 20 dias, mas sei que nada sei.
abs |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 6:54 pm Assunto: É |
|
|
MAS TEM JEITO,,,,NOSSA ARTE É VIVA E COM MUITAS POSSIBILIDADES. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 7:14 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Filipe! Vlw pelos tópicos!!
Isso aí Rogério!
Estou montando o mini viveiro aqui e vou experimentar bastante!!
Já tenho vários projetos em andamento! Catalogados e fotografados.
Vou postando aqui!
abs! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|