FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

novo buxinho
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
thiago albergaria

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Seguirei a sugestão de Nickyfuri, no entanto eu mesmo posso fazer esse substrato ou posso comprar em algum lugar? Enquanto ao vaso posso usar um escorredor de macarrão como já vi em algumas plantas por ai? posso usar essa mesma terra pra replantar caso não consiga o substrato?

Me senti mal pelo que eu fiz com a planta. Sad

Valeu rapaziada, estão me ajudando muito espero que um dia eu consiga ajudar a vocÊs também. Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Chalita

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 7:13 am    Assunto: Responder com citação

Thiago, você mesmo pode fazer o substrato, como Nickfury deixou bem claro em seu post
Citação:
caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de arvore (o ideal é pinheiro, se não tiver use outra desde que porosa) e areia de construção sem peneirar. A maior porção deve ser do caco, 70%, o restante dividido entre os demais materiais. Regue bem, encharcando esse substrato depois do replante, e deixe a planta em local semi sombreado por umas duas semanas. Só adube depois de 90 dias dessa intervenção.
.

Eu e Aguiar estamos tentendo juntar interessados daqui de Recife para comprar substratos na cementeira de Luiz Galvão lá em Igarassu, lá ele vende o substrato pronto e tambem a caqueira separadamemente, que é dificil de conseguir, tanto para comprar como para fazer.

Eu uso escorredor por questão de espaço, mas geralmente o mais indicado seria uma bacia daquelas grandes toda perfurada.

Abraço.

Takasui, mestre zen
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 9:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Thiago, não há motivo algum para sentir-se mal em relação ao seu trabalho na planta. Apenas é preciso estar atento a apenas interferir numa planta após estar devidamente munido de um minimo de conhecimento sobre a espécie e ter ao menos um projeto com que trabalhar, o que certamente evita erros como esses e proporciona um material melhor com que formar um lindo bonsai.

Tanto o conhecimento quanto informações variadas voce encontra aqui mesmo em nosso forum, basta dar uma pesquisada no icone "busca", escrevendo o assunto ou tema de seu interesse. Em relação a projeções, há inumeros colegas e amigos que são ótimos no photoshop ou paint e estão sempre dispostos a avançar nessa area, apresentando excelentes projeções sobre as plantas aqui no forum expostas.

O que não devemos é ir cortando aleatoriamente, sem ter em mãos um pouco do conhecimento aqui difundido e um projeto de trabalho regular, para que não acarretemos prejuízo danosos a nossas plantas. No mais, ao menos voce demonstra ter interesse em aprender e consegue realizar intervenções radicais, o que por vezes poderá vir a ser util no futuro.

Em relação ao substrato que sempre sugiro aqui no forum, é pertinente procurar caco ceramico fragmentado nas casas que comercializam material de construção. Quase sempre há um espaço destinado às telhas onde há material quebrado, sem proveito para o comerciante. Com um pouco de humildade e paciência, basta pedir para recolher esse material, que depois poderá ser então devidamente reduzido a um tamanho menor e usado para a finalidade que expus acima.

Os pedriscos, por outro lado, podem ser substituídos por qualquer outro que não proveniente da peneiração de areia. Em obras e construções espalhadas pela cidade, o pessoal que trabalha nelas costuma descartar os pedriscos peneirados na areia, o que pode ser tambem recolhido, após solicitar esse material ao proprietário da obra ou a esses trabalhadores. Fragmentar pedras grandes tambem, apesar de ser um trabalho árduo, é outra maneira de se obter esse material. Empresas que trabalham com marmore e granito, por exemplo, sempre descartam as sobras das pedras, que após devidamente fragmentadas, podem ser usadas sem problema.

Carvão é o mais fácil dos recursos: um saco, desses usados em churrasco, pode servir durante anos para compor o substrato, vez que usamos bem pouco dele. Casca de arvores, preferencialmente as que estiverem secas e que sejam porosas, podem ser convertidas facilmente, usando-se uma tesoura grossa e velha para recortar ou então fragmentando na base da marretada mesmo.

Como geralmente tem pouca planta para trabalhar, é melhor estar "fabricando" esse material que comprando pronto. Todavia, é preciso considerar que realmente implica em certo trabalho e disponibilidade de tempo sair a procura disso tudo, então talvez seja recomendável comprar, como cita o nobre colega Chalita. Mas eu prefiro fazer o meu proprio substrato.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
thiago albergaria

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Eu e Aguiar estamos tentendo juntar interessados daqui de Recife para comprar substratos na cementeira de Luiz Galvão lá em Igarassu, lá ele vende o substrato pronto e tambem a caqueira separadamemente, que é dificil de conseguir, tanto para comprar como para fazer.

Abraço.

Pode por o meu nome na lista dos interessados, com sou iniciante prefiro comprar o substrato pronto e assim posteriormente fazer o m eu proprio como o nick falou, Quando a organizaçao pra ir pra igaraçu estiver concluida pode me dar as cpordenadas para que eu possa adquirir o substrato comercializado por lá Very Happy

Vou esperar a planta se desenvolver e posto aqui pra vocÊs darem uma olhada em que estilo ela se adequa.

Mais uma vez obrigado pela ajuda galera[/quote]
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Reflexão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Seg Dez 10, 2012 7:04 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Está imagem minha esposa tirou no momento em que eu estava assassinando meu buxos

desfolhada e com as horas contadas

e aqui o milagre divino

Abç
thiago albergaria

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 5:28 pm    Assunto: corte da raiz Responder com citação

Estou colocando a planta numa bacia mais rasa, tenho qe cortar uma parte da raiz? onde seria o corte?
a bacia tem usn 9cm de altura[/img]
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco!
Muito legal o milagre divino!
Impressionante mesmo!

Até mais!
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Milagre divino mesmo, Marco. To acompanhando esse caso (e querendo ter um buxinho tb! rs).
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: