FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro sugestões.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 11:06 pm    Assunto: Pinheiro Negro sugestões. Responder com citação

Olá pessoal, como vão...

Comprei este pinheiro negro aqui no centro do Rio e gostaria da opinião dos experientes com pinheiro negro no sentido do que fazer com ele.

Ele está com um solo de terra adubada e acho que não está com um escoamento legal, podendo assim apodrecer a raiz.
Sei que a época ideal para fazer transplante, podas de galhos e raízes é no inverno.
Pergunto: eu correria algum risco de transplantar para um solo de pedrisco de tijolo misturado com areia? No caso, eu não podaria a raiz, apenas tiraria o substrato presente para colocar o novo substrato. Fazendo isso, eu poderia podar os galhos no próximo inverno...???

Eu cortarei os doi galhos mais grossos de trás e deixarei apenas este em pé.

E aqui eu tentei fazer uma projeção de como eu quero que fique e acho que é possível, pois tem galhos para isso.

Peço essa ajuda à vocês, pois não quero cometer erro algum com ela...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bacana esse pinheiro, Mauricio.

Essa sinuosidade na base dele então, gostei bastante. Você disse que comprou ele no centro do Rio, mas onde? Vou correndo comprar também! Hahahaha...

Eu primeiramente faria um falso transplante para um vaso maior, bem furado, e colocaria num solo mais drenante (70% areia grossa, 30% matéria orgânica).

Você sabe quantos anos ela já tem? Ainda assim, acho cedo pra fazer poda drástica.

Abraço
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:47 am    Assunto: Responder com citação

André Rocha escreveu:
Muito bacana esse pinheiro, Mauricio.

Essa sinuosidade na base dele então, gostei bastante. Você disse que comprou ele no centro do Rio, mas onde? Vou correndo comprar também! Hahahaha...

Eu primeiramente faria um falso transplante para um vaso maior, bem furado, e colocaria num solo mais drenante (70% areia grossa, 30% matéria orgânica).

Você sabe quantos anos ela já tem? Ainda assim, acho cedo pra fazer poda drástica.

Abraço

FAla aí Andre, Beleza.

Onde eu comprei foi na Rua 7 de setembro, em uma travessa que corta o quarterão para a rua da carioca, onde vende um monte de plantas, flores, mudas de árvores e etc. Fica quase em frete ao restaurante Brasil Legal na altura da praça Tiradentes. Custou 70 pratas e só tinha esta e mais uma. Até ante ontem ainda tinha a outra, não sei hoje.

Não sei quantos anos ela tem não. Acredito que uns 6 ou 7...???
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 7:20 am    Assunto: Responder com citação

Ah sim, sei onde.

Eu já acho que ela tem uns 4 ou 5 anos no máximo, Mauricio. Mas enfim. Coloca ela num solo drenante, bota num vaso ou, ainda melhor, numa bacia.
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 8:28 am    Assunto: Responder com citação

André Rocha escreveu:
Ah sim, sei onde.

Eu já acho que ela tem uns 4 ou 5 anos no máximo, Mauricio. Mas enfim. Coloca ela num solo drenante, bota num vaso ou, ainda melhor, numa bacia.

Tranquilo...
Acho que vou fazer isso então.
E o solo antigo, eu não tiro não...???
Ou tiro parcialmente...???

Ahhh... Aproveita logo e pega aquele pinheiro lá.
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 8:58 am    Assunto: Responder com citação

A aparência desse solo e o fato de ter matinhos crescendo nele indicam que, provavelmente, ele é novo. Pode usar ele sim pra fazer o falso transplante, mas eu retiraria essas bolinhas de adubo (que esqueci o nome agora! rsrs).

Se vai dar pra usar ele todo, só você pra saber mesmo porque não sei quão grande será o vaso que você vai usar.

Poste fotos assim que fizer o falso transpltante. Gostei muito da sua planta.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Não acho prudente mexer em raiz agora, ainda mais no Rio que o calor é danado.
Espere um dia mais frio do inverno e faça a poda de redução de altura e depois mais pro final do inverno faça o transplante... é mais seguro!
Estou falando para alertá-los, pois já queimei muitas "pratas" arriscando possibilidades! Devo confessar que ainda arrisco, mas que não é bom perder, ah não é mesmo!
Se acaso resolver fazer o transplante, não use arame nos galhos tão cedo...
Uma opção tb, seria tirar do vaso o torrão intacto e colocá-lo em uma bacia maior e bem furada com solo drenante e alcalino...
Tirar do sol, um dia antes do procedimento ajuda a reduzir a atividade da planta, se tivesse como colocar em refrigeração...melhor ainda, mas este último quase sempre é inviável!

Pessoal porque vçs não procuram o Roberto Gerpe ae no rio, façam um curso...vale a pena!

Isso ae, té mais!!!
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa,

eu falei pro Mauricio fazer um falso transplante, ou seja, sem mexer no torrão da planta, agora porque estranhamento o Rio de Janeiro está sob chuva forte diária e as temperaturas tem estado baixas. Hoje, estranhamente, o sol escaldante parece ter voltado com tudo, só pra me contrariar! Hahahaha...

Também acho a bacia uma indicação melhor que o vaso pra você, Mauricio.
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é rapaziada. Então eu farei isso.
Colocarei em uma bacia com um sibstrato melhor drenado com torrão e tudo.
No início do inverno farei a poda do galho em V mensionado anteriormente e no final do inverno eu transplanto para um vaso, é isso...???

Obrigado pelos conselhos...
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá rapaziada!

Maurício, vç pode aproveitar a situação e dar movimento com arame no eixo principal do tronco...e a planta vai fixando a posição desde já. Quando for podar o local desejado, o caminho já vai estar sendo percorrido e quando for transplantar já vai poder retirá-los sem problemas. Depois de transplantar é recomendável esperar até um ano pra poder aramar, devido a lenta recuperação das raízes. "O recomendável não é regra"
falow então! prudência e paciência são as regras
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá rapaziada!

Maurício, vç pode aproveitar a situação e dar movimento com arame no eixo principal do tronco...e a planta vai fixando a posição desde já. Quando for podar o local desejado, o caminho já vai estar sendo percorrido e quando for transplantar já vai poder retirá-los sem problemas. Depois de transplantar é recomendável esperar até um ano pra poder aramar, devido a lenta recuperação das raízes. "O recomendável não é regra"
falow então! prudência e paciência são as regras

Acho que entendi.
Então no momento em que eu fizer o falso transpante, eu já posso dar movimento ao galho principal (que será o futuro tronco) aramando-o?
Aí no inverno eu posso cortar os 2 galhos que eu mensionei anteriormente...??? Sem qualquer risco...???

Obrigado pela a ajuda... Careço muito, com este pinheiro...
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

"Sem qualquer risco" acho meio difícil... hehehe... Sempre há um risco na arte do bonsai, principalmente na experimentação de nós principiantes.

Faça o falso transplante e a aramação como o Marco disse. Deixa a poda pra depois, lá pro inverno. Aliás, um desses galhos poderia virar um Jin em vez de ser podado hein? Bem, você tem muito tempo pra decidir ainda, foi só uma sugestão.

Abração rapaziada.
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 1:30 am    Assunto: Responder com citação

André Rocha escreveu:
"Sem qualquer risco" acho meio difícil... hehehe... Sempre há um risco na arte do bonsai, principalmente na experimentação de nós principiantes.

Faça o falso transplante e a aramação como o Marco disse. Deixa a poda pra depois, lá pro inverno. Aliás, um desses galhos poderia virar um Jin em vez de ser podado hein? Bem, você tem muito tempo pra decidir ainda, foi só uma sugestão.

Abração rapaziada.

Jin no pinheiro negro...??? Seria possível...???
Pergunto, pois nunca vi um com jin...
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Como André mencionou, sem riscos não tem como, mas dá pra reduzir estes riscos.Uma dica é não associar aramação com mexer na raiz ao mesmo tempo, principalmente fora do inverno, principalmente quando a planta em pauta for um Pinheiro Negro.
Mostro aqui 2 opções prudentes:

opção 1
Na verdade eu quis dizer pra vç aramar agora, pois a planta está estável( 1º passo).
Início do inverno, a poda dos galhos pretendidos.Menos perda de seiva pelo corte.( 2º passo).
Fim do inverno, transplante e retirada do arame. Planta em dormência, baixa atividade da raiz, aramação com +-6 meses.Planta fixada pela posição do arame.( 3º passo).

opção 2

Falso transplante agora, seguido de planta à sombra por uma semana, aumentando a incidência solar bem aos poucos. Sem mexer em torrão. (1ºpasso).
Fazer os cortes dos galhos pretendidos, no período mais longo possível do falso transplante(inverno)( 2º passo)
Aramar no ano seguinte(3º passo)

Veja que são 3 procedimentos diferentes...poda de galhos, transplantação e aramação.
Se fosse em uma de nossas tropicais daria pra fazer tudo ao mesmo tempo, mas o pinheiro negro já mostrou fragilidade em nosso clima e requer prudência no seu manuseio.
Aconselho sempre realizar uma atividade por vez, dando o tempo para a devida recuperação.

Em agosto 2012, fiz um transplante sem poda de raízes num PN. Estamos em janeiro e ainda não fiz mais nada nele. Estou deixando um broto líder desenvolver para desenvolver a base do tronco. No inverno seguinte vou aramar a parte baixa dele. Usei pra ele uma bacia de 9l, bem perfurada com substrato 60%cacos de tijolos, 20%pedrisco de rio(areia grossa), 20% terra vegetal, adicionei na superfície ainda casca de pínus triturada.

No seu caso optaria pela opção 1!

Está pra sair o Livro do Mário sobre o Hidaka e o cultivo do PN. Vai ser muito bom tê-lo pra consulta e aprendizado.

Se mais algum colega quiser complementar o Maurício agradece...

abç
Mauricio Sampaio

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Como André mencionou, sem riscos não tem como, mas dá pra reduzir estes riscos.Uma dica é não associar aramação com mexer na raiz ao mesmo tempo, principalmente fora do inverno, principalmente quando a planta em pauta for um Pinheiro Negro.
Mostro aqui 2 opções prudentes:

opção 1
Na verdade eu quis dizer pra vç aramar agora, pois a planta está estável( 1º passo).
Início do inverno, a poda dos galhos pretendidos.Menos perda de seiva pelo corte.( 2º passo).
Fim do inverno, transplante e retirada do arame. Planta em dormência, baixa atividade da raiz, aramação com +-6 meses.Planta fixada pela posição do arame.( 3º passo).

opção 2

Falso transplante agora, seguido de planta à sombra por uma semana, aumentando a incidência solar bem aos poucos. Sem mexer em torrão. (1ºpasso).
Fazer os cortes dos galhos pretendidos, no período mais longo possível do falso transplante(inverno)( 2º passo)
Aramar no ano seguinte(3º passo)

Veja que são 3 procedimentos diferentes...poda de galhos, transplantação e aramação.
Se fosse em uma de nossas tropicais daria pra fazer tudo ao mesmo tempo, mas o pinheiro negro já mostrou fragilidade em nosso clima e requer prudência no seu manuseio.
Aconselho sempre realizar uma atividade por vez, dando o tempo para a devida recuperação.

Em agosto 2012, fiz um transplante sem poda de raízes num PN. Estamos em janeiro e ainda não fiz mais nada nele. Estou deixando um broto líder desenvolver para desenvolver a base do tronco. No inverno seguinte vou aramar a parte baixa dele. Usei pra ele uma bacia de 9l, bem perfurada com substrato 60%cacos de tijolos, 20%pedrisco de rio(areia grossa), 20% terra vegetal, adicionei na superfície ainda casca de pínus triturada.

No seu caso optaria pela opção 1!

Está pra sair o Livro do Mário sobre o Hidaka e o cultivo do PN. Vai ser muito bom tê-lo pra consulta e aprendizado.

Se mais algum colega quiser complementar o Maurício agradece...

abç

Pois é Marco.

Vou seguir a primeira opção.
Aramarei o galho que eu quero manter.
No início do inverno eu corto os galhos maiores.
E no fim do inverno eu transplanto ela.
Achei menos arriscado...

Me reponde um coisa: eu conseguiria fazer alporquia de pinheiro negro...??? Se sim, qual a época que eu poderia fazer...???
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: