|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
felipe.stallivieri
Registrado: 06/12/12 Idade: 38 Mensagens: 5 Localização: Caxias do Sul-RS
|
Enviada: Qui Dez 06, 2012 11:13 pm Assunto: Felipe - Rio Grande do Sul - o cara da Araucária |
|
|
Boa noite a todos.
Me chamo Felipe Stallivieri, tenho 26 anos, e cultivo bonsai a 3 anos.
Minha primeira experiencia foi 2 bonsais comprados prontos com 3 anos, só que quando fui fazer a troca do vaso, descobri que nao passava de galhos com raiz.
Agora estou com alguns pés de araucaria, que algumas se desenvolvem mais, e outras menos, e até agora estou tendo sorte.
segue algumas imagens do desenvolvimento das mesmas.
Seiu que vao dizer que é dificil fazer Araucária, mas como moro na serra do Rio Grande do Sul, me sinto na obrigação de ter esta experiencia.
pra voces terem uma noção, foi 2 anos tentando fazer uma muda, até que um dia, fui visitar um parante da minha mãe, que mora no campo, e ele me falo que primeiro, tem q deixar os pinhões na água, ate a raiz começa a sai pra fora, e depois planta em um vaso.(nesse meio tempo fica uma gosma transparente, mas é normal).
segue os meus bebes, a maior, que tem o esqueiro, tem 1 ano e meio. o resto tem no maximo 5 meses.
abraço a todos
Felipe |
|
|
 |
felipe.stallivieri
|
Enviada: Qui Dez 06, 2012 11:25 pm Assunto: |
|
|
a minha araucária é esta aqui
araucaria angustifolia
 |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 7:20 am Assunto: |
|
|
opa blz? seja bem vindo!
não conheço a especie, mais olhando imaginei que vai dar muito trabalho conseguir fazer uma copa parecida com a da arvore adulta.
do mais te desejo sorte e muita mais muita paciência mesmo.
Paciência é a regra numero 1 para se ter um bom bonsai.
abraço
Leandro _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
fulvio estefanio 1.o PASSO

Registrado: 09/10/12 Idade: 51 Mensagens: 140 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 8:03 pm Assunto: |
|
|
BEM VINDO  _________________ Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura - Mc. 16:15 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 9:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe, seja bem vindo a este espaço.
também moro na serra gaúcha, bem pertinho de Gramado. Estamos exatamente na mesma altitude e latititude. Em minha chácara tenho dezenas de pinheiros araucária adultos, creio que as mais velhas devem ter algo em torno de 80 anos pelo histórico de descendentes de quem morou aqui e os plantou.
Ao contrário do que o amigo cita, a germinação dos pinhões é muito fácil e não necessita hidratação. Basta plantá-los logo após colhidos e manter o nível adeuqado de umidade no substrato, não pode ser muito seco a ponto de desidratar a semente, nem muito úmido a ponto de que ele venha a apodrecer. Já fiz a germinação de centenas de pinhões e o nível de perda chega a praticamente zero. Um dos grandes problemas da arraucária é quanto ao replantio. Dá para dizer que esta espécie praticamente não aceita replantio, a não ser que não se mexa em quase nada o torão. Quanto a estilização como bonsai é mesmo difícil e demorada, mas nào impossível. O melhor exemplar que vi até hoje é um bonsai do nosso amigo Renato Hoering de Curitiba.
Percebi porém, pelas fotos, se não estou enganado de que o amigo tem suas plantas do lado de dentro de uma janela. Se isso for verdadeiro devo alertá-lo de que uma árvore, seja qual for, requer um local ensolado e ventilado, em ambiente aberto ou externo. Caso contrário ela apresentará no início um desenvolvimento até satisfatório, porém no futuro irá definhando até possivelmente morrer.
No mais, espero que aqui neste espaço encontre muitas idéias, amigos e colaboradores para seu crescimento na arte. E se de alguma forma eu puder ajudar estou à disposição.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
felipe.stallivieri
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 8:17 am Assunto: |
|
|
sim amigo, moro dentro de apartamento, como tenho uma sacada grande no meu ap. tenho uma bancada aonde coloco eles para pegaram sol e ar fresco.
ai estao quando esta ventando muito ou calor extremo,
mas na questão de germinação, fiz esse método que voce me falo, e nao obtive sucesso, só consegui, deixando os pinhões na agua até a raiz sair, e tbm nao pode plantar os que compramos em mercado, tem q pega direto na pinha, hehehehe
esse maior que eu tenho eu ja replantei ele, e tenho um maior ainda, com 3 anos, que esta plantado na casa da minha avó, que um tempo atraz, debulhei uma pinha e algum deve ter ficado no meio, e inexplicavelmente nasceu, deve estar com uns 60 centimetros.
ou retirar ela, e replantar, tomara q tenho sucesso.
abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Dez 09, 2012 9:39 pm Assunto: |
|
|
Pois é, como disse, o local não é dos melhores não. Mas fazemos de conta que seja temporário e vai mantendo as plantas...Qualquer coisa vamos falando.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 9:17 pm Assunto: |
|
|
Realmente concordo com o Elio vai faltar sol, dentro de casa ou apartamento vai ficar difícil o desenvolvimento dessa espécie a respeito da germinação, se vc quer fazer mudas procure comprar pinhões no final da safra em junho ou julho vc encontrara já com a raiz aparecendo no mercado mesmo, ou então os coloque dentro de um saco plástico com um pequeno furo para ventilação e deixe na geladeira vão vingar todos já fiz isso e deu certo. Mas as plantei diretamente no solo acho que para trabalhar com essa espécie eu necessito de mais experiência e um local apropriado, mas estou torcendo para que sua experiência de certo estou aguardando a evolução, e lembrando também sou gaúcho e morrei no interior até os 17 anos e conheci varias araucárias algumas com mais de um metro de diâmetro no pé são realmente espetaculares quando encontrar postarei fotos que fiz de alguns exemplares.
T + abraços e boa sorte!!!!! _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:44 am Assunto: |
|
|
Seja bem vindo amigo!!!!! |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:49 am Assunto: |
|
|
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:50 am Assunto: |
|
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|