 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Vasconcelos

Registrado: 29/11/12 Idade: 41 Mensagens: 14 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 10:18 am Assunto: Ajuda com estilização - Piracanta 15 anos |
|
|
Olá camaradas, tenho essa Piracanta (Pyracantha coccinea) há alguns anos, gostaria da ajuda de alguém com mais experiência na escolha de um estilo adequado para essa planta. Já pensei bastante e não consigo definir algo que fique esteticamente agradável. Aceito todos as tipos de sugestões.
Agradeço a ajuda e a atenção de todos. _________________ Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama |
|
Voltar ao topo |
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 8:33 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Muito bonito o seu exemplar! Parabéns!
Quanto ao estilo , creio que o vassoura seira o mais indicado, na minha opinião.
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vasconcelos

Registrado: 29/11/12 Idade: 41 Mensagens: 14 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 8:07 am Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | Olá!
Muito bonito o seu exemplar! Parabéns!
Quanto ao estilo , creio que o vassoura seira o mais indicado, na minha opinião.
Até mais! |
pois é Gil, obrigado meu amigo, eu bem que estou tentando por ai, aguardando uma brotação mais intensa para definir alguma coisa.  _________________ Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Rocha 1.o PASSO


Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 9:09 am Assunto: |
|
|
Bonida planta mesmo, Vasconcelos!
Eu ficaria com o Moyogi.
Vou acompanhar!
Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vasconcelos

Registrado: 29/11/12 Idade: 41 Mensagens: 14 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 2:12 pm Assunto: |
|
|
André Rocha escreveu: | Bonida planta mesmo, Vasconcelos!
Eu ficaria com o Moyogi.
Vou acompanhar!
Abraço |
Oi André, se eu não me engano o moyogi tem de ter algum movimento de tronco, algo como parecido na imagem abaixo.
mesmo assim, ainda sigo com muitas dúvidas em relação ao estílo mais adequado.
Abração _________________ Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Rocha 1.o PASSO


Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 4:42 pm Assunto: |
|
|
Sim, mas você não tem necessidade de ficar com todos esses galhos. Pode-se eliminar alguns e dar outro rumo pro tronco. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 9:02 am Assunto: |
|
|
J. Vasconcelos, uma bela planta você tem aí!
A piracanta é uma planta boa de se trabalhar pois tem um adensamento foliar fácil e bonito com folhas pequenas.
O estilo hokidashi está bem aparente, porém se fosse segui-lo eu podaria todos os galhos deixando cerca de 2 dedos de comprimento cada e reiniciaria a ramificação a partir dai.
Pode optar por moyogi escolhendo um dos galhos para ser a continuação do tronco e eliminar os outros. Desta forma você arrisca pois fica na dependência de brotações bem localizadas para formação dos novos galhos.
As duas opções são viáveis ao meu ver, vai depender do seu gosto.
Abraço _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Laudir PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 9:11 am Assunto: |
|
|
Só deixe ela formar uma copa mais triangular. Um Hokidashi vai ficar legal. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 9:18 am Assunto: |
|
|
opah, rapaz desconheço a espece, nunca trabalhei com uma...
mas seguiria as dicas do NIKKEY, optaria por um hokidash.
vai ficar show
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 10:53 am Assunto: |
|
|
J, o pessoal está certo: Hokidashi! Moyogi tbém seria possível mas teria que podar 3 galhos grossos, e como todos nascem na mesma altura, ficaria uma cicatriz muito grande.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 11:41 am Assunto: |
|
|
Então J vasconcelos os amigos estão certos ou hokidachi ou moyogi...
Ambos se enquadrão na sua planta se optar pelo hokidachi é só´podar todos os galhos uns 3 ou 2 centimetros da bifurcação e se optar pelo moyogi vai ter que eliminar 2 ou 3 galhos e corre o risco de ficar com uma cicatriz muito grande ok...
Mas vou deixar minha contribuição:
Recomeçaria a planta eliminando 2 galhos ficando assim:
[img]
Com o recomeço de brotações tentaria algo parecido com o projeto:
[/img]
Abraços amigo e lembre gosto é gosto a escolha é sua e as 2 opções vai ficar otimo... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 2:01 pm Assunto: |
|
|
Complementando as observacoes feifa a respeito do moyogy. sempre q possivel e bom ter movimento ja no tashjgary... valorisa bastante a planta nesse estilo. enquanto no hokidash a falta de movimente faz se necessaria para um bom exemplar. por isso acho mais recompensador seguir um hokidash.
No entanto. gostei meuito da projecao do marcio
. se a especie aceitar bem trabalhos em madeira morta pode ser uma boa opicao. _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 8:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vasconcelos, no que pese a excelência das observações, comentários e opiniões dos demais, eu priorizaria começar um trabalho na base da planta, visando corrigir o nebari. Para isso, um alporque um cm acima dessa raiz curva que aparece na primeira foto, com dois cm de corte. Após retirar a casca e parte do cerne duro da madeira, aplique hormonio enraizante no local exposto (o melhor é o super thrive). Envolva com plastico transparente contendo ou musgo esfagno ou estopa previamente umedecido com o mesmo hormonio, o resultado é garantido, vez que estamos no verão.
A alporquia de base visa corrigir esse defeito do nebari, melhorando consideravelmente o aspecto de sua planta, vez que se trata de um defeito sério essa situação atual nessa área.
Em relação ao estilo, após a obtenção de um novo sistema radicular na planta, ficará mais fácil trabalhar dentro da projeção sugerida pelo colega Marcio Gabiatti, que é de longe a melhor opção, sem dúvida nenhuma. Importa salientar que esse estilo pode ser facilmente obtido a partir de um tronco reto, bastando tão somente replantar com uma inclinação, isto é, muda-se a posição atual para uma em que o tronco esteja inclinado num angulo entre 30 a 45 graus, a critério do cultivador.
Para chegar ao primeiro estágio da projeção, porém, recomendo uma redução no tamanho dos dois galhos, que deverão ter a metade do que foi apontado. Isso visa estimular novas brotações na área, e a partir delas construir toda a estruturação aérea necessária ao estilo Moyogi. Por outro lado, para resultados melhores, é preciso replantar usando um recipiente de cultivo melhor que o atual. Use uma bacia plastica média, com altura de no máximo 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato composto por pedrisco (atualmente estou usando tapiocanga, com excelentes resultados), carvão, casca de pinheiro, caco ceramico e Bioplant (um substrato comprado pronto em casas de agropecuária, que contem, entre outras coisas, vermiculita e casca de pinus e fibra de coco queimadas). Esse composto deverá ser 50% do total da mistura, sendo que o carvão uns 15% e a casca de pinheiro uns 5%. A porcentagem restante divida entre o pedrisco e o caco ceramico.
Trabalhe: primeiro o nebari, com a alporquia na base. Em seguida, após retirar o alporque, replante no recipiente acima indicado, contendo o substrato indicado. Na sequencia do replantio, faça os cortes sugeridos pelo colega projetista, conservando a planta em local semi sombreado (onde receba luz e calor solar apenas até o meio-dia, com rega apenas ao final da tarde e adubação a ser iniciada apenas 120 dias após o replantio (a não ser que use osmocote no substrato, caso em que então não terá que fazer o aporte de nutrientes).
Com esses pequenos trabalhos correcionais, terá um lindo bonsai de piracanta em no máximo 4 anos.
Vale lembrar: se realizar os cortes nos galhos agora, poderá usar esses galhos como estacas (após deixar imersos em super thrive por uns 20 minutos e enterrar em areia grossa de construção em seguida). Como estamos no verão, é quase certo obter novas plantas a partir deles.
Filipe, o nobre colega me permita um pequeno esclarecimento: a grafia dos dois termos japoneses que voce escreveu está incorreta. O certo é HOKIDASHI com a letra "i" no final da palavra; e TACHIAGARI (sendo que a leitura desse termo, é mais ou menos como voce escreveu: tatchiagari).
Moyogi tem três termos: MO yo e Gi, sento que esse ultimo leia "gui", significando "tronco" (que tambem tem outra leitura, Ki (ou qui). Não se usa a letra "Y" no final de termos japoneses, por mais bonito que possa parecer....
Quanto a madeira morta, seja jin ou shari, a piracanta até aceita bem, desde que o cultivador preserve a área exposta, aplicando não apenas calda sulfocálcica periodicamente, mas resguardando a planta em local onde não seja atingida por chuva, bem como evitando molhar a área exposta durante a rega. Dessa maneira, a madeira exposta dura bem mais, apodrecendo quando não se toma essas medidas preventivas, contudo, em tempo igualmente recorde. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Jan 31, 2013 9:15 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick, obrigado pelas correções de grafia e explicações quanto a pronuncia... já havia lido em um post seu explicando algumas coisas dessas. Alguns dos erros foram por que postei do meu celular hj enquanto esperava minha mãe que eu havia levado ao medico... mofei 3 horas rs.... fiz varias postagens mas com vários erros. os outros erros foram por ignorância mesmo, normalmente pesquiso termos antes de usar mas do celular ficou mais difícil.
rs
Quanto ao movimento do TACHIAGARI, salientando, a falta de movimento pode ser corrigida com a inclinação, mas vejo como um guroguro. Não acredito que inviabilize o estilo, creio apenas que perde-se um pouco de valor. Nesse caso, como ha outra opção onde a planta se adequá mais ao estilo tecnicamente. O resultado final pode ser melhor a meu ver.
achei muito pertinente a observação quanto ao alporque para correção do nebari, para qualquer dos estilos a ser conduzida. Principalmente se for o HOKIDASHI que faz mais necessário um nebari radial e bem organizado. _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vasconcelos

Registrado: 29/11/12 Idade: 41 Mensagens: 14 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Fev 01, 2013 3:00 pm Assunto: |
|
|
Então,
creio que, como a grande maioria, esse é o meu primeiro tópico depois da minha apresentação no fórum "Quem sou eu?". Fiquei muito feliz com o rumo dele. Antes de tudo, vou agradecer imensamente aos senhores Filipe, nickyfury, marcio gabiatti, Elio, Laudir, Nikkei 100, André Rocha e gil_fuka, não só pelo tempo que os senhores dispensaram em me ajudar a buscar um rumo melhor para uma simples planta, mas, pela aula de mestre, um verdadeiro aprendizado para um mero iniciante. Confesso que não criei muitas expectativas que receberia tanta informação valiosa num espaço tão curto de tempo. Deixo aqui estampado o meu mais sincero MUITO OBRIGADO e digo que é para mim um honra gigantesca ter a atenção de tanta gente grande nessa arte.
Atrevo-me a dizer que atitudes como as dos senhores abrilhantam ainda mais este fórum. Espero poder contar com essa parceria outras vezes.
Ao amigo nickyfury, agradeço muito a disposição e a atenção. Já ouvi um provérbio chinês mais ou menos assim: “Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas.”
Ao ler a resposta do nobre amigo, ocorreram-me algumas questões/ideias que, se não for muito abuso, gostaria de expô-las:
EXPONDO A PROBLEMÁTICA. “Casa de ferreiro, espeto de pau.”
No tocante à orientação sugerida pelo amigo nicky para o procedimento de alporquia de base, buscando a melhoria da estética radial do Nebari, percebi que o dispositivo utilizado para fazer captura das imagens (leia-se aqui meu ridículo celular) não me permitiu expor de forma mais veemente o que eu considero um dos maiores defeitos da planta, que leigamente me atrevo a chamar de “espaço não favorecido por raízes”. Nas fotos no início do tópico não fica bastante perceptível a imensa falta de raízes na parte posterior da planta. Com isso, buscando uma solução prática, me atrevi a aumentar a dose da recomendação do nobre amigo aumentando as áreas onde desejo fazer o alporque de base, falo de todas as áreas onde as raízes não são esteticamente favoráveis.
SERÁ QUE VAI FUNCIONAR?
Tomei a liberdade de criar alguns simples esboços para entender melhor a ideia do amigo, e por continuidade exibir todo o meu atrevimento, ou melhor (minha ideia), e gostaria de uma posição sobre o planejado, ou mesmo se a intervenção é possível.
O que eu preciso fazer.
O que eu me atrevo achar que devo fazer.
Como eu acho que vai ficar em algum tempo.
Resta agora esperar a opinião do nobre amigo sobre a ideia que estou querendo pôr em prática. Saliento aqui que não possuo o Superthrive, apenas a Tiamina B1 e o FORTH, da Biofert, como hormônio enraizador.
Extrapolando todos os limites do abuso e pedindo um milhão de desculpas por tamanha ignorância, o que seria essa Tapiocanga? Procurei em todas as minhas fontes de informação (leia-se aqui o Google) encontrei apenas imagens que uma pedra meio grande, do tamanho de uma laranja, e no formato de uma ameixa desidratada que me parece muito com barro compactado, com quase nenhuma informação sobre ela.
Sobre a sugestão de substrato para o replantio:
Bioplant 50% + Carvão 15% + Casca de pinheiro 5% + Caco cerâmico 15% + Pedrisco 15%
Receita copiada pode ter certeza! Mas, será mesmo necessário o replante?
Fiz o atual replante no início da primavera de (29/10/2012). O vaso atual possui exatamente as dimensões que o nobre colega orientou, na verdade ele é um pouquinho maior que o sugerido, porém é de cimento como pode ser visto, e não há possibilidades de furos nas laterais, apenas o furo central.
O atual substrato é composto de:
Condicionador de solo FORTH 35% + Caco cerâmico 45% + Pedrisco grosso 10% + Pedrisco fino 10% + Osmocote Triturado 5%
Ufa! Eu acho que é isso, agradeço novamente fico no aguardo.
Abração
João Vasconcelos _________________ Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|