|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Sex Fev 01, 2013 6:33 pm Assunto: |
|
|
Não sei como a Picaranta se comporta com alporquia, porém acho promissora a planta seguindo pela figura B, fazendo os cortes e cobrindo com musgo + enraizador imagino que deva funcionar...
Vou acompanhar o tópico, fico na torcida para que consiga melhorar o nebari.
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2013 11:30 am Assunto: |
|
|
Olá João!
Vou colocar a seguir o que eu faria e o que não faria, com os respectivos argumentos:
1. Concordo com o amigo Nicky, alporquia é necessária para corrigir o nebari.
2. Alporquia nas raízes como vc quer fazer irá criar raízes fininhas ao lado de raízes grossas já existentes. Não recomendo. A alporquia total no tronco criará raízes de igual bitola e radial.
3. Alporquia no tronco em Piracantha é garantido.
4. Estilo moyogi não recomendo por conta das cicatrizes enormes que ficarão ao retirar 2 ou 3 galhos já existentes.
5. Por mais que incline o tronco (tachiagari) continuará reto.
6. O estilo hokidashi por sua vez exige tronco reto.
7. Talvez se pense que o estilo hokidashi seja muito simples e que o Moyogi seja mais valorizado. Eu mesmo tenho mais moyogi do que hokidashi. Contudo temos que pensar na espécie.
8. Em se tratando de uma Piracantha o seu charme é a floração e frutificação, o que se sobressai nos estilo hokidashi. Não recomendaria Hokidashi se a espécie fosse, por exemplo, um Shimpaku.
Outra coisa, já que colocou Osmocote triturado não tem o que fazer, só que o Osmocote não deve ser triturado em hipótese alguma, visto que ele é para ser de liberação lenta e isso só ocorre se estiver inteiro. Triturando ele estará liberando tudo de uma vez só e pode ocorrer super adubação.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
João Vasconcelos

Registrado: 29/11/12 Idade: 41 Mensagens: 14 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Fev 04, 2013 8:47 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Olá João!
Vou colocar a seguir o que eu faria e o que não faria, com os respectivos argumentos:
1. Concordo com o amigo Nicky, alporquia é necessária para corrigir o nebari.
2. Alporquia nas raízes como vc quer fazer irá criar raízes fininhas ao lado de raízes grossas já existentes. Não recomendo. A alporquia total no tronco criará raízes de igual bitola e radial.
3. Alporquia no tronco em Piracantha é garantido.
4. Estilo moyogi não recomendo por conta das cicatrizes enormes que ficarão ao retirar 2 ou 3 galhos já existentes.
5. Por mais que incline o tronco (tachiagari) continuará reto.
6. O estilo hokidashi por sua vez exige tronco reto.
7. Talvez se pense que o estilo hokidashi seja muito simples e que o Moyogi seja mais valorizado. Eu mesmo tenho mais moyogi do que hokidashi. Contudo temos que pensar na espécie.
8. Em se tratando de uma Piracantha o seu charme é a floração e frutificação, o que se sobressai nos estilo hokidashi. Não recomendaria Hokidashi se a espécie fosse, por exemplo, um Shimpaku.
Outra coisa, já que colocou Osmocote triturado não tem o que fazer, só que o Osmocote não deve ser triturado em hipótese alguma, visto que ele é para ser de liberação lenta e isso só ocorre se estiver inteiro. Triturando ele estará liberando tudo de uma vez só e pode ocorrer super adubação.
abraço |
Muito obrigado ao nobre amigo Elio pelas considerações, estou aprendendo sempre aqui nesse espaço, confesso que fiquei intrigado sobre a orientação do uso do Osmocote, como é uma planta mais velhinha eu sempre usei com o N mais baixo possível, só que já vi outras fontes orientando ao uso da forma como citei anteriormente. _________________ Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|