FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Romã
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 12:34 pm    Assunto: Romã Responder com citação

Olá pessoal,

Essa é uma outra muda que tenho, primeiro havida dado de presente para minha irmã mais nova poder cuidar, mas não funcionou, ela ficou um tempo dentro de casa, o que obviamente não funcionou e começou a secar as folhas então levei pra fora de casa, minha irmã desistiu de tomar conta então fiquei com a muda pra mim.

Depois que as folhas tinham caido praticamente todas, ela deu uma revigorada no início do ano, em abril/12 ela estava assim.

Depois disso as flores ciram, e junto com elas as folhas também secaram.

O tronco ficou um bom tempo sem folhas, até que no final de agosto, início de setembro começou a brotar novamente, mas não durou muito.

Deu uma chuva mais forte um pouco semana passada e tombou o vaso que ela estava e minha mãe chegou a jogá-la no lixo pois achou que estivesse morta.

Recuperei a muda e voltei ela pro vaso, como havia perdido um pouco de terra já, eu usei terra adubada para replantá-la, juntamente com um pouco da terra que veio no vaso quando adquiri a muda para misturar.

Acredito que esse não seja um substrato muito agradável, pois tem ficado muito umido mesmo em dias muito quentes. Como a planta sofreu esse estresse há uma semana, estou na dúvida se transplanto para um vaso maior com um substrato mais drenoso, ou se agurado para ver se ela recupera um pouco para depois fazer o transplante. O que vocês indicam?

Agora ela está assim.

Alguem sugere uma saida para essa muda?

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

Então, como você disse, o substrato não esta ajudando muito mesmo, se fosse minha eu trocaria para um vaso maior para se desenvolver com um substrato com uma boa drenagem, sem realizar poda de raízes nem nada, só a troca de vaso mesmo.
Usaria 50% pedrisco ou tijolo moído e 50% terra preta/vegetal.

É isso aí amigo!
Até mais!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo ela precisa de um vaso maior e um substrato descente, troca e deixa ela ai bem quietinha so da agua e faz as adubações regulares e necessárias ai vc vai ver ela vai ficar uma planta bem bonita.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Se minha fosse eu daria um tempo para essa planta se recuperar. Só depois que perceber que ela esta forte que pensaria em um transplante ou qualquer outo procedimento.
Valeu.
Diego.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Estas mudinhas de romã são danadas para morrer assim que levamos para casa.

Pela aparência, parece que as raízes podem estar apodrecendo.

Sugiro raspar o tronco da planta e ver se há massa verde ainda. Se houver, aproveite o início da primavera (esta semana) e passe para um recipiente maior com um subtrato mais adequado (50% areia, 30% terra vegetal e 20% caqueira - é o que uso) e deixe-a à meia sombra por uns bons dias até melhorar.

Se voce raspar e não ter mais massa verde, essa já era....
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Fulgêncio, essa espécie de Romã, a Romã ana, ela não cresce nem engrossa o tronco, além de secar muitos galhos.
Se vc gosta de Romã sugiro adquirir uma muda da chamada de Romã de jardim, que é a que produz romã que encontramos em mercado.
Dá um ótimo bonsai!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Raspei o tronco e vi que ainda havia massa verde, então decidi esperar a planta recuperar para depois pensar em trabalhar com ela.
Após 4 meses de cuidados, e acompanhamento de perto, ela deu uma revigorada. Por enquanto só apareceram 2 galhos. Um muito forte como podem ver e outro mais fraco, pouco abaixo do primeiro.

Infelizmente até agora só houve recuperação de um lado.

Estou querendo transplantá-lá para um vaso maior agora em fevereiro, é recomendável?

Para aproveitar o estilo que nasceu esse novo galho estive pensando em deixá-lo crescer livre e ir direcionando-o para uma cascata.

Para transplantá-lo é melhor um vaso mais fundo ou mais largo, para as raizes?

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 11:13 am    Assunto: Responder com citação

ENTÃO,... ESTAS MUDAS SÃO ÓTIMAS PARA FICAREM COM CARA DE "POLVO"... PRA ENGROSSAR.....HAJA PACIÊNCIA....! DEIXA ELA CRESCER... E AI FAÇA ALGO.... CUIDADO,... ADORAM DEIXAR NA ESPECTATIVA.... E DEPOIS "SE SUICIDAM",.... BOA SORTE..!
Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Qua Abr 24, 2013 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Mais registros da evolução da Romã Anã...

Março/2013

Aramei para dar uma estrutura no tronco.

Antes

Depois

Abril/2013

Começou a dar frutos e mais flores.

Como é satisfatório ver como essa árvore vingou nesse últimos 6 meses.

Agora estou só no processo de regar aguardando Setembro para poder realizar um possível transplante.

Alguém tem alguma sugestão para essa árvore?

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
Meehiel

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 11:40 am    Assunto: Responder com citação

Nenhuma sujestão, só posso dizer que esta linda, a revigorada foi perfeita, se minha deixaria mais um tempo para depois definir um estilo de planta, abraços e boa sorte.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: