Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 4:59 pm Assunto: |
|
|
Este tópico viruo um tutorial.
Nicky, você não acha que este material poderia ser transformado em matéria e colocado na home do Atelier como o material sobre Caliandras? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Qui Nov 08, 2012 2:28 pm Assunto: |
|
|
Segue a atualização do bosque de pitangueiras. Fiz uma poda no final do inverno, com quase todas as reduções de galhos sugeridas pelo Nick, e ela se encontra em plena brotação. Umas das únicas reduções sugeridas que eu não fiz, a do galho mais a direita, agora esta me incomodando, ficou estranha essa bifurcação, hehe. Mas na próxima ele deve sair.
E mais um detalhe... Pelas regras, o número de plantas deve ser impar. Como uma das mudas não resistiu vou precisar acrescentrar uma nova.
Alguns brotos estão com as folhas enrrugadas, alguem saberia me dizer o que seria? Falta de algum nutriente? Ou algum inseto?
 |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sáb Nov 10, 2012 11:03 am Assunto: |
|
|
ja tive esse problema com umas pitangas, controlei fazndo podas nessas folhas. |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 1:45 pm Assunto: |
|
|
bonsaitakin, obrigado pela resposta. Em breve devo fazer uma desfolha mesmo, talvez já resolva então. |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 6:58 am Assunto: |
|
|
pois é flavio, as vezes ainda aparece nas minhas, eu comprei um defensivo para cobater pulgoes e passo as vezes nas pitangs tmb. o projet é bacana, boa sorte! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 5:52 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, estou com o mesmo problema, acredito que muitos devem estar... andei pesquisando matérias da embrapa e emater e parece ser uma mariposa que coloca os ovos e eclodem pequenas larvas que brocam os tecidos das plantas abrindo portas para os fungos que alimentam de excrementos e se propagam. Achei muito complexo os estudos, mas deu pra pegar umas receitas....
Uma delas é inseticida com sabão em barra, querosene e água.
A outra é preventiva e tb adubo foliar com esterco de gado, galinha, açúcar e água.
A primeira precisa deixar o sabão de molho dum dia pro outro, depois adicionar o querosene e mexer. Aplicação com pulverizador. As partes tem que fazer o cálculo ainda...
A segunda é fermentada e precisa canalisar os gases sem que o ar entre de volta. Usa-se um recipiente, deixando alguns cm da borda para a formação dos gases, o recipiente terá que ser fechado com plástico, uma mangueira terá que ser adaptada para levar os gases pra fora, sem que o ar entre, levando a mangueira até um balde com água. O tempo que tem ficar fermentando e as quantidades de cada parte eu posto depois!
Vamos testar galera, não custa tentar, vou ver se sigo a risca, se der certo abro um tópico com os passos dados!
Abc _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 5:54 pm Assunto: |
|
|
Pesquisem caldas e biofertilizantes! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2012 3:03 pm Assunto: |
|
|
Gostei do trabalho, estarei acompanhando. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Patrick Veiga
Registrado: 19/04/11 Idade: 37 Mensagens: 10 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2013 3:01 am Assunto: |
|
|
Também tenho este problema das folhas enrugadas, e algumas vem com uma forma arredondada quase circular. Vou acompanhar o tópico tanto pelo projeto que está de parabéns quanto para se alguém encontrar a causa/solução. |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2013 9:16 am Assunto: Parabens |
|
|
Não se vê muito sobre bosque aqui no forum, muito menos algo tão detalhado e comentado. Parabens otimo trabalho.
Estarei acompanhando.
Um abraço! _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Ter Fev 05, 2013 3:18 pm Assunto: |
|
|
Patrick,
O problema das folhas foi resolvido com poda dos galhos e uma desfolha parcial. A causa permanece desconhecida. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|