|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Fev 10, 2013 11:45 pm Assunto: |
|
|
Thiago Batista escreveu: | FGO,
Devo fazer duas ressalvas quanto à brita:
1. Por ser um composto alcalino, seria bom equilibrar o PH com algum composto levemente ácido. A matéria orgânica tende a acidificar o solo, o que é bom.
2. Se possível, verifique o teor de alumínio, pois os silicatos podem liberar íons desse metal, que é tóxico às plantas. Se houver alumínio na composição, então, é melhor manter o PH alto. Uma publicação da Embrapa fornece mais detalhes acerca do tema: http://www.cnps.embrapa.br/publicacoes/pdfs/documentos_02_1997.pdf
Abraços. |
Olá Thiago!
Vc tem razão quanto á toxicidade do alumínio às plantas. Não sei aí na região central, mas aqui no sul a brita (basalto) é de origem vulcânica só contém traços de alumínio. No mais é Magnésio, Ferro, Cálcio e potássio.
Então, no nosso caso a brita zero é bem vinda à composição do substrato para bonsai.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
FGO
Registrado: 23/01/13 Idade: 45 Mensagens: 19 Localização: Além Paraíba-MG
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 9:03 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas considerações amigo Elio... sou quase certo que por aqui também!!! |
|
|
 |
FGO
|
Enviada: Qua Fev 20, 2013 4:36 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde amigos do Fórum, seguem duas fotos de como está a planta.
Foto de hoje, 20/02/2013
Detalhe do broto que já virou um pequeno ramo...
OBS: Estou mantendo rega abundante porque o substrato é muito drenante e aqui tá um calor infernal. Semanalmente faço adubação. |
|
|
 |
FGO
|
Enviada: Ter Out 15, 2013 5:09 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde amigos do Fórum,
Quase 8 meses após a última postagem eis que estamos de volta.
Segue agora a situação atual da planta.
Venho fazendo podas de limpeza no galho de sacrifício. Isso para não criar sombra para o galho de baixo.
Galho que será conduzido...
Mais uma dele...
Folhas novas...
 |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Ter Out 15, 2013 11:06 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando, vai ficar legal ao meu ver!!
Tenho duas sugestões pra vc, veremos tb oq os outros amigos acham:
1- Nao deixe que a parte de cima da planta se estique muuito [ por exmpl 1.5 m] pq corre o risco da planta abortar o galho la de baixo, em jabus é mais dificil de ocorrer mas acho q n precisa arriscar.
2- Vc pode dar uma força para o seu galhinho-futuro tronco por retirar alguma parte da folhagem da parte de cima da planta já que qnto mais folhas em tal parte, mais essa se desenvolve [ vai ''jogar'' mais força no galhinho].
Abraços e boa sorte |
|
|
 |
FGO
|
Enviada: Qua Out 16, 2013 8:01 am Assunto: |
|
|
Bom dia Victor,
Na parte aérea fiz somente uma poda para evitar sombreamento, a sugestão do amigo é que seja feito uma retirada de folhas, mantendo-se os galhos?
Posso deixar uns três ramos bem folhados somente?
att,
Fabricio. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Out 16, 2013 11:39 am Assunto: |
|
|
Victor,
A jabu não aborta porque é uma planta arbustiva. Isso significa que, mesmo adulta, sempre continuam nascendo brotos na base do caule, que mais tarde se tornarão novos caules.
FGO,
A sugestão de desfolhar a parte maior é válida para fortalecer o galho menor. Mas não precisa retirar galhos não. Só as folhas.
A minha sugestão é que já vá aramando o galhinho enquanto novo, porque mais tarde, ele fica muito duro e difícil de se trabalhar.
Abraços. |
|
|
 |
FGO
|
Enviada: Qua Out 16, 2013 12:28 pm Assunto: |
|
|
"...A sugestão de desfolhar a parte maior é válida para fortalecer o galho menor. Mas não precisa retirar galhos não. Só as folhas."
Ok, uns 60% de desfolha seria muito?
"...A minha sugestão é que já vá aramando o galhinho enquanto novo, porque mais tarde, ele fica muito duro e difícil de se trabalhar."
Isso não comprometerá o engrosamento do galho? No caso de ter que enrolar o galho para proteger do arame? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Out 16, 2013 12:40 pm Assunto: |
|
|
Não precisa proteger o galho do arame, já que é fino. Com um bom arame de alumínio, não há perigo de marcar. Só tem que ficar atento para retirar o arame, à medida que o galho for engrossando. Isso não atrapalha o seu desenvolvimento. Ele vai engrossar com ou sem o arame, podendo, se o arame não for retirado, até engoli-lo por inteiro.
A finalidade de se retirar o arame no tempo certo é evitar marcas no tronco que são difíceis de se reparar depois.
Quanto à desfolha, pode retirar todas as folhas da copa superior, com uma tesoura, preservando os talinhos. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 16, 2013 1:20 pm Assunto: |
|
|
É isso aí. Você também pode retirar só as folhas mais velhas, deixando só as clarinhas nas pontas dos ramos, fazendo com que o crescimento não seje interrompido.  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 16, 2013 1:21 pm Assunto: |
|
|
É isso aí. Você também pode retirar só as folhas mais velhas, deixando só as clarinhas nas pontas dos ramos, fazendo com que o crescimento não seje interrompido.  |
|
|
 |
FGO
|
Enviada: Qui Out 17, 2013 1:01 pm Assunto: |
|
|
Seguindo as orientações dos nobres amigos, está feito.
Galho aramado...
 |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Seg Nov 04, 2013 3:32 pm Assunto: |
|
|
Ei amigo, estou acompanhando seu post pq sou fã de jabu e tenho algumas, está ficando interessante, a sugestão que lhe dou para melhorar ainda mais o que pretende com a orientação dos amigos daqui seria que vc curvasse o galho de sacrifício para o lado oposto do broto(novo tronco), afastando ele o quanto puder do centro da planta para criar espaço para se trabalhar esse novo tronco, direcionar mais a energia para o novo broto, e também para resolver definitivamente o problema de falta de iluminação no broto. Se vc não tiver um entortador de tronco, pode improvisar um com madeira e arame sem se preocupar com marcas de arame já que será eliminado mais tarde. acompanhando. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
FGO
|
Enviada: Seg Nov 04, 2013 4:17 pm Assunto: |
|
|
Claudio Soares II escreveu: | Ei amigo, estou acompanhando seu post pq sou fã de jabu e tenho algumas, está ficando interessante, a sugestão que lhe dou para melhorar ainda mais o que pretende com a orientação dos amigos daqui seria que vc curvasse o galho de sacrifício para o lado oposto do broto(novo tronco), afastando ele o quanto puder do centro da planta para criar espaço para se trabalhar esse novo tronco, direcionar mais a energia para o novo broto, e também para resolver definitivamente o problema de falta de iluminação no broto. Se vc não tiver um entortador de tronco, pode improvisar um com madeira e arame sem se preocupar com marcas de arame já que será eliminado mais tarde. acompanhando. |
Não tenho entortador de tronco mas não creio que seja tão difícil fazer um. Pelos modelos que vi na internet mas o meu medo é acabar quebrando o galho por isso pergunto: A que altura devo iniciar a curvatura? |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Seg Nov 04, 2013 7:03 pm Assunto: |
|
|
Quanto mais próximo do broto, melhor, e não precisa ser um curvatura acentuada, como será retirado no futuro, poderá ser bem grande, minimizando em muito o risco de quebrar, o objetivo é distanciar lateralmente a copa do galho de sacrifício o quanto puder. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|