|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabrício Zerves

Registrado: 14/12/11 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 8:53 am Assunto: Atualização da jaboticabeira |
|
|
Foto de hoje, 21/01/2012 |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 10:32 am Assunto: Depois de muito penar! |
|
|
E a jabuticabeira passou por maus bocados por um tempo.... ficou á cargo de um amigo cuidar para uma viagem e ela quase morreu por falta de água.... tempos depois de recuperação ela ainda carece de cuidados e manutenção no formato.
Foi transplantada para um vaso novo, maior e sua recuperação melhorou. Agora é aguardar sua recuperação total e voltar a trabalhar com ela.
PS: a goiabeira morreu!
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 4:37 pm Assunto: |
|
|
Ola Fabricio !
Me desculpe , mas acredito que vc esteja equivocado na condução desta jabuticaba .
A primeira foto foi feita a 14 meses e a planta aparentemente não evoluiu em nada desde então .
Faço o comentario com a unica intenção de ajudar.
Vamos comparar as fotos :
Em 27-12-2011
14 meses depois : 13-02-2013
Em 14 meses poderia ter transformado a muda em pré tranquilamente , mas o equivoco de manter em vasos pequenos não permitiu o desenvolvimento da planta.
Resultando em perca de tempo , apenas .
Acredito que deva manter numa bacia grande , bem furada, com substrato drenante .. etc... vc conhece a receita ... até que ela se desenvolva e consiga mais porte .
Enquanto aguarda esse "crescimento" faça as podas e conduções que vierem a ser nescessarias para a compactação da copa ...
Depois da planta bem estruturada , forte, com os galhos primarios, secundarios e tercearios definidos e bem posicionados retorne a planta para um vaso pequeno .
O vaso raso é a ultima etapa na formação de um bonsai, claro , inadvertidamente queremos possuir muitas plantas e vasinhos, faz com que nos sintamos realizados ... mas não é o caminho .
Espero que me entenda , boa sorte e paciencia.  |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 4:53 pm Assunto: |
|
|
Caro Bonsérgio, agradeço seus comentários e sugestões.... como havia falado, o bonsai sofreu um tanto e quase morreu, porém realmente eu não o tratei como deveria para sua recuperação.
Isso será corrigido, com certeza, no devido tempo (no meu tempo disponível...rsrsrs).
mais uma vez obrigado e seguirei suas sugestões.
Abraços.
Bonsérgio escreveu: | Ola Fabricio !
Me desculpe , mas acredito que vc esteja equivocado na condução desta jabuticaba .
A primeira foto foi feita a 14 meses e a planta aparentemente não evoluiu em nada desde então .
Faço o comentario com a unica intenção de ajudar.
Vamos comparar as fotos :
Em 27-12-2011
14 meses depois : 13-02-2013
Em 14 meses poderia ter transformado a muda em pré tranquilamente , mas o equivoco de manter em vasos pequenos não permitiu o desenvolvimento da planta.
Resultando em perca de tempo , apenas .
Acredito que deva manter numa bacia grande , bem furada, com substrato drenante .. etc... vc conhece a receita ... até que ela se desenvolva e consiga mais porte .
Enquanto aguarda esse "crescimento" faça as podas e conduções que vierem a ser nescessarias para a compactação da copa ...
Depois da planta bem estruturada , forte, com os galhos primarios, secundarios e tercearios definidos e bem posicionados retorne a planta para um vaso pequeno .
O vaso raso é a ultima etapa na formação de um bonsai, claro , inadvertidamente queremos possuir muitas plantas e vasinhos, faz com que nos sintamos realizados ... mas não é o caminho .
Espero que me entenda , boa sorte e paciencia.  |
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|