|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 8:44 pm Assunto: Qual a função da estufa na arte bonsai ? |
|
|
vejo alguns praticando essa técnica, ja vi com várias funções, como progeger do frio, ou no início de brotaçoes, ou para favorecer os resultados com uso de pesticidas... isso foi tudo que deduzi... mas queria saber das experiencias dos amigos aqui no forum... qual a finalidade de uma ''estufa'' ? (entende-se estufa a planta envolta por um saco plástico transparente) o saco tem que ser furado ? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 9:17 am Assunto: bonsai |
|
|
A estufa como entendemos tem um sem numero de opções quanto ao uso e a necessidade, sendo algumas dessas as que voce elencou. Podemos usar inumeros materiais para sua confecção, e seu tamanho irá depender, basicamente, da destinação que se quer dar a ela. No caso do saco plastico, que eu incluso recomendei, ele não precisa ser perfurado, pois o objetivo é inibir a ação de agentes patogenos, que não tendo uma via de escape, serão sumariamente eliminados graças à ação deleutéria do fungicida usado pelo cultivador.
Mas é preciso ficar atento que as folhas, se não forem retiradas, irão continuar a exercer sua função de transpiração. Com isso, formarão goticulas de agua na area interna do saco plastico, o que pode ser prejudicial para a planta. Então, recomenda-se que, por ocasião da rega diária, o saco seja ao menos levantado para favorecer a renovação de oxigenio em seu interior e as folhas devem ser retiradas, para evitar o excedente de transpiração da planta.
Eu uso esse recurso há vários anos e tenho tido excelente resposta quanto a isso. Em meu viveiro, alguns ficus foram atacados por um inseto conhecido por lacerdinha, cujo nome correto é Trips. Ela ataca as folhas da planta, então é necessário, para sua eliminação completa, retirar todas as folhas, atacadas ou não, aplicar um fungicida forte (no caso usei Decis) e em seguida cobrir a planta com o saco plastico transparente, seguindo as recomendações dispostas acima. Cada caso é um caso, e cada planta reage de acordo com seu próprio regulador interno, quanto à recuperação. No caso dos meus ficus, apliquei o defensivo em todos os galhos, tronco e raiz superificial, depois de proceder a uma limpeza retirando todo e qualquer tipo de graminiea e erva daninha presente no solo.
Eu usei os sacos plasticos em pelo menos 15 ficus, durante 30 dias, com excelente recuperação em todas as plantas. Então, posso recomendar seu uso, pois sei que funciona na prática. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 10:44 pm Assunto: estufas |
|
|
Ola amigos,sabianmais uma aula de nosso amigo nickyfury,bom minhas experiencias com estufas sao de pet uso muito no inverno com estacas que faco e o aproveitamento e de 70% das que faco,no ano passado tive problemas por afobacao na retirada da planta da estufa que tem que ser devagar abrindo novos buracos a cada 15 dias mais ou menosnpara qie a mesma se acostumencom o ambiente extermo.Ja estou ancioso pelo inverno poise quando escolho as estacas para novas plantas em estufa.Este ano vou experimentar umasestufas de cakxas de madeiras aquelas de transporte de frutas vi uma materia aqui no forum achei interessante e vou experimentar ate pelo fato de comseguir trabalhar com galhos maiores pois a estufa pet limita a plantas pequenas.
Espero ter ajudado.
Att |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|