|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Predes
Registrado: 20/08/12 Idade: 37 Mensagens: 43 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 3:09 pm Assunto: |
|
|
3 meses após o transplante e ela aparentemente está saudável, (mesmo com tanta chuva).
Já devo iniciar uma nova fase? Desfolha? Poda? Adubação?
Ou aguardo um pouco mais?
Atualmente ela está assim:
 |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 3:37 pm Assunto: |
|
|
Predes, ao meu ver vc deve sim iniciar uma nova etapa, deve estilizar a planta mas para tanto vc deve escolher um estilo e só depois intervir na planta.
ae sempre que possivel pode as brotações muito compridas, incentivando oque chamamos de cresce e corta.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 9:31 am Assunto: bonsai |
|
|
O correto, antes de replantar sua aceroleira, seria ter retirado com uma tesoura de pontas finas todas as folhas da planta, de maneira a podermos analisar com critério a estrutura aérea, indicando em seguida quais galhos deveriam ter sido cortados fora, quais seriam reduzidos em seu comprimento e quais seriam mantidos na planta. Afinal, um preceito claro do bonsai é que precisamos apenas de um minimo de galhos para formar um bonsai, não de todos os galhos que a planta tiver.
Como voce fez o replantio, minha sugestão então é aguardar a próxima primavera para efetuar a retirada de todas as folhas, novas e velhas, deixando a planta totalmente nua, de maneira a permitir então um estudo correto quanto ao que fazer na estrutura para melhorar a planta. O sistema radicular da planta, isto é, o volume de suas raizes, tambem é outro fator a ser analisado antes do plantio, pois que poderia ser melhor distribuído em toda a volta da base do tronco, eliminando as raizes mais grossas e preservando apenas as mais finas, chamadas capilares. Com isso, a planta ganharia melhor estabilidade de crescimento, auxiliando enormemente seu futuro desenvolvimento.
Essa frutífera rende lindos bonsai quando devidamente trabalhada. Mas é preciso estar atento a certas particularidades, como o excedente de brotações ao longo do tronco e na base, bem como nas raízes, que devem ser prontamente cortados fora tão logo surjam, para não subtrairem energia do restante da planta e atrasar o trabalho de formação necessário a ela.
Não consigo visualizar adequadamente a bacia plastica onde plantou ela, mas sugiro fazer bastante furos na lateral e no fundo, para permitir uma melhor oxigenação nas raizes. Misturar bastante pedrisco e caco ceramico tambem ajuda não só nessa questão, mas no aumento do sistema radicular da planta. Uma boa proporção de substrato para um bom cultivo deve ser composta por: 70% caco ceramico, 10% pedrisco, 5% carvão, 5% casca de pinheiro desidratada, 10% areia grossa de construção, sem peneirar. Essa areia pode ser substituída por um produto vendido em casas agropecuárias chamada BIOPLANT, que é um composto de vermiculita, casca de coco e de pinus queimada, e tem destinação inicial para horticultores, que a usam na germinação de sementes.
Esse substrato é o que eu uso e recomendo para o cultivo de aceroleira, e posso garantir, por minha experiencia, que surte ótimos resultados e respostas da planta. Claro qjue devemos cuidar de substituir o substrato a cada dois ou tres anos de cultivo, afim de renovar o sistema radicular, que então é podado e reduzido adequadamente (raizes mais grossas são eliminadas, bem como excedentes desnecessários ao desenvolvimento da planta). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 12:13 pm Assunto: |
|
|
Nicky, suas colocações são ótimas, mas pergunto se a planta foi transplantada em novembro ela suportaria qualquer intervenção, tendo em vista que a mesma ja demonstra isso e o fato de as raizes não terem sido podadas, ou seja o colega foi orientado a um falço transplante e assim o fez???
Atenciosamente |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 8:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Djalmo, melhor seguir minhas orientações tomando por base o que explicitei: aguardar a próxima primavera para imprimir as mudanças, e não fazer isso agora, ok? Falso transplante ou não, a planta precisa de um tempo para se acondicionar no recipiente atual e qualquer mudança nesse sentido, pode acarretar perda material. Paciência, meu caro, é a chave do sucesso em bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 9:20 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Djalmo, melhor seguir minhas orientações tomando por base o que explicitei: aguardar a próxima primavera para imprimir as mudanças, e não fazer isso agora, ok? Falso transplante ou não, a planta precisa de um tempo para se acondicionar no recipiente atual e qualquer mudança nesse sentido, pode acarretar perda material. Paciência, meu caro, é a chave do sucesso em bonsai. |
Fico grato pelas orientações!!!! |
|
|
 |
Predes
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 10:55 am Assunto: |
|
|
Djalmo escreveu: | Nicky, suas colocações são ótimas, mas pergunto se a planta foi transplantada em novembro ela suportaria qualquer intervenção, tendo em vista que a mesma ja demonstra isso e o fato de as raizes não terem sido podadas, ou seja o colega foi orientado a um falço transplante e assim o fez???
Atenciosamente |
Também pensei a mesma coisa, segui a orientação do pessoal, pois realmente não sabia como proceder.
Nicky, não faço absolutamente nada então até a próxima primavera?
Nem a redução daqueles galhos longos?
Eu queria realmente fazer uma desfolha pra conseguir ver direito a estrutura dos galhos...será dificil aguardar mais um ano praticamente...mais se for o caso....
Obrigado a todos! |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2013 7:32 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando  |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2013 8:33 pm Assunto: |
|
|
Se a planta estivesse há pelo menos um ano no novo recipiente, creio que não haveria problema algum, muitos bonsaistas praticam a desfolha no verão( porque praticando-a nesta época as novas folhas crescem,geralmente, menores), mas somente em plantas mais estáveis, ou seja, que provavelmente não venham a morrer por procedimentos consecutivos.
Como você interviu na planta, ela está estressada, então, é melhor aguardar até o início da primavera, já que nesta estação as plantas saem do estado de dormência e emitem brotações intensas.
E o outono vem ai, é o período o qual as plantas começam a armazenar energia para o inverno, quando elas entram em estado de dormência, ou seja, a circulação da seiva dentro delas fica menos intensa. Por esta razão é bom ela ter as folhas para poder produzira seiva elaborada que ela tanto precisa.
Siga sempre os conselhos dos mais experientes, nunca perdi nenhuma planta seguindo os conselhos deles!
Corrijam-me se falei alguma besteira. E se puderem complementar oque falei certo só vai nos ajudar!
Atenciosamente,
Victor. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2013 8:35 pm Assunto: |
|
|
Desculpe,
Esqueci de mencionar que, pelo pouco que consegui ver da estrutura dos galhos nas primeiras fotos, na minha opinião sua planta daria um belo hokidachi! Podando um galho aqui ou ali...
Veja fotos de estilos de bonsai, afinal o google imagens está ai para isso.
Mas quem sabe, na primavera, vendo melhor a estrutura aérea eu mude minha opinião... Até lá cuide bem de sua planta!
Você tem um material promissor em suas mãos!  _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Rafael Rodrigues

Registrado: 02/03/11 Idade: 49 Mensagens: 11 Localização: Mogi Guaçu-SP
|
|
|
 |
Predes
|
Enviada: Sex Mar 01, 2013 2:57 pm Assunto: |
|
|
Victor Néto escreveu: | Desculpe,
Esqueci de mencionar que, pelo pouco que consegui ver da estrutura dos galhos nas primeiras fotos, na minha opinião sua planta daria um belo hokidachi! Podando um galho aqui ou ali...
Veja fotos de estilos de bonsai, afinal o google imagens está ai para isso.
Mas quem sabe, na primavera, vendo melhor a estrutura aérea eu mude minha opinião... Até lá cuide bem de sua planta!
Você tem um material promissor em suas mãos!  |
Vitor muito obrigado pelas orientações, vou aguardar então até a próxima primavera, seguindo suas orientações e as do Nickfury.
Neste período também não aplico nenhum tipo de adubação?
Rafael, obrigado pelo link está sendo de grande ajuda.
Terei tempo até a próxima primavera, para aprender bastante coisa, conto com a ajuda de vocês.
Minha dúvida agora é se até a próxima primavera, mantenho a planta apenas com regas, sem aplicação de adubos.
Vlw gente |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 01, 2013 4:07 pm Assunto: |
|
|
Como já se passaram mais de 2 meses, eu acho que não tem problema em adubar sua aceroleira.
Mas tome cuidado com adubos químicos.
Como eu sou principiante, os único adubos que eu confio usar em minhas plantas são os orgânicos e o osmocote, pois sei que não corro o risco muito grande matá-las.
Estamos no final do verão, adube normalmente. Daqui a 2 meses adube novamente, mas desta vez numa dose um pouco menor e depois não adube até o final de agosto/início de setembro.
Ou adube com o osmocote, que não emite odores, apenas uma vez e só adube depois do período do inverno. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Predes
|
Enviada: Ter Out 22, 2013 12:31 pm Assunto: |
|
|
Bom dia, após aguardar ansiosamente pela primavera, gostaria de retomar o trabalho com esta planta e gostaria de contar com a ajuda de vocês novamente.
Até hoje mantive a planta apenas com regas regulares e aplicação de osmocote 15-9-12, sem nenhuma outra intervenção.
Durante o Invero ela perdeu bastante folhas, e agora com a chegada da primavera está com novas brotações, as fotos não ficaram muito boas, depois tento tirar outras melhores com outra câmera, mais ja da pra ter uma ideía.
 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Out 23, 2013 9:42 pm Assunto: |
|
|
Belo exemplar, Predes.
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|