|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
estevanbs
Registrado: 03/02/13 Idade: 46 Mensagens: 12 Localização: Criciúma-SC
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 11:02 am Assunto: Regar com que água? |
|
|
Olá povo!!
Uma dúvida que nunca soube responder: Com que água é melhor regar os Bonsai?
Água dechuva
Água de torneira
Água mineral
Água fervida
Água filtrada
Abraço! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 2:38 pm Assunto: |
|
|
A menos que a sua água tenha excesso de cloro, pode usar de torneira.
Um abraço |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Água de chuva contém enxofre (chuva ácida, causada pela adição de enxofre no diesel), que é um macronutriente muito importante para as plantas. Sempre que possível, deixe pegar chuva à vontade.
Água da torneira contém cloro, que também é nutriente para as plantas.
Ferver ou filtrar a água não influencia muito no metabolismo das plantas. Água mineral é muito cara, e também não influencia no desenvolvimento das plantas.
Abraços. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 4:47 pm Assunto: |
|
|
so molho com agua da torneira e da chuva nunca tive problema... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Decobnu
Registrado: 14/09/10 Idade: 31 Mensagens: 24 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 7:08 pm Assunto: |
|
|
eu rego com água da torneira e chuva.
Se não me engano água mineral pode ser ruim dependendo da fonte (pode ter algum mineral em excesso). Além disso tem umas que são levemente radioativas (mas talvez não façam mal pras plantas, pois não fazem mal para nós). _________________ Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.
— Isaac Asimov |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Fev 18, 2013 3:01 pm Assunto: É |
|
|
ÁGUA DA CHEVA É A MELHOR ÁGUA,,,MAD DA TORNEIRA TBM SERVE. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 12:03 am Assunto: |
|
|
Correto, Lili! A água de concessionárias é para ser entre 6,0 e 9,0 de pH. Contudo, para os que usam boa quantidade de matéria orgânica no substrato, 40%, 50%, como eu, e mais a adubação, a tendência é o substrato acidificar. Assim, compensa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lúcio Flávio
|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 1:51 pm Assunto: Percebo que água de chuva é melhor |
|
|
Tenho umas mudas na varanda, todos os dias de manhã coloco água da torneira. Mas quando é época de chuva, que nem agora, ou quando cai qualquer chuva noto que causa uma aparência melhor nas plantas, é algo que não dá pra comprovar mas que se constata naturalmente. |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 2:22 pm Assunto: |
|
|
Pra quem tem espaço, seria bom ter um reservatório para captar água da chuva. É relativamente fácil de construir e acaba sendo econômico para quem tem muitas plantas.
No Japão, é comum, antes de regar com água da torneira, colocá-la num balde, bacia ou reservatório, deixar descansando por um tempo, e só depois regar. Não tenho certeza, mas imagino que seja para evaporar o excesso de cloro, pq meu avô fazia a mesma coisa, mas para trocar a água do laguinho de carpas. Será que procede, Elio? _________________ Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Fev 24, 2013 8:26 pm Assunto: |
|
|
LILI NAGAO escreveu: | Pra quem tem espaço, seria bom ter um reservatório para captar água da chuva. É relativamente fácil de construir e acaba sendo econômico para quem tem muitas plantas.
No Japão, é comum, antes de regar com água da torneira, colocá-la num balde, bacia ou reservatório, deixar descansando por um tempo, e só depois regar. Não tenho certeza, mas imagino que seja para evaporar o excesso de cloro, pq meu avô fazia a mesma coisa, mas para trocar a água do laguinho de carpas. Será que procede, Elio? |
Procede, sim, Lili!
O Cloro adicionado à àgua pelas concessionárias é na forma gasosa e colocado em tal quantidade de tal forma que fica um residual para manter a desinfecção durante o período em que fica na caixa d'água nas residências.
Assim, deixar a água "descansar" ou seja, tempo para que o cloro evapore, está correto.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|