|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FabrícioSalles
Registrado: 01/02/13 Idade: 32 Mensagens: 10 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 12:25 pm Assunto: Acerola, opinião e ideias por favor! |
|
|
Fala ae galera, to com essa Cerejeira aqui, pelo menos é a espécie que imagino ser, você podem me confirmar isso ai nos comentários. Eu gostaria de umas ideias de como leva-la daqui pra frente, ela deu uma esticada legal ai como vocês podem ver, foi de uma semana pra ca!
Gostaria da opinião de vocês sobre minha planta e se puder algumas dicas de como cuidar melhor dela! Se quiserem mais fotos só dizer como querem que eu tiro aqui!
Obrigado galera!

Editado pela última vez por FabrícioSalles em Sex Fev 22, 2013 11:51 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 2:32 pm Assunto: |
|
|
fala ae FabrícioSalles
Cara...pelas folhas ta mais parecendo uma acerola....
eu colocaria ela em uma bacia, grande, bem perfurada no fundo e nas laterais, substrato drenante, depois adubo e paciencia pra ela engordar....
abraços. _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 3:36 pm Assunto: |
|
|
Parece ser uma Aceroleira mesmo.
Quanto às cerejeiras pouco sei, mas quanto às acerolas eu posso te dar uma pequena ajuda.
Elas são plantas muito adaptadas ao calor intenso que temos aqui no verão, mas se passar dos 35 graus fique atento quanto à desidratação, elas também suportam bem o nosso inverno , já que não é rigoroso como o do sul do país.
Como você mencionou, são plantas de crescimento muito rápido.
Suportam bem os ventos.
São muito resistentes aos acidentes.( resistentes, não indestrutíveis)
No verão, no outono e na primavera, eu gosto de regar a minha no final da tarde, pois assim, minha aceroleira aproveita bem a umidade durante à noite e o período da manhã do dia seguinte. No inverno eu recomendaria regar de manhã antes de sair de casa, para ela aproveitar a terra úmida durante o dia e não correr , devido ao frio, o risco de apodrecerem as raízes de noite, já que o tempo está mais frio e a água não evapora tanto.
Olha, quanto à estética, eu acho que o indicado seria engrossar mais o tronco e definir um estilo para ela para que, deste modo, você possa melhorar a estrutura aérea.
E tem que melhorar o nebari( olhando as árvores mais velhas vemos que a maioria possui aquele encontro de raízes e solo, este encontro é o nebari).
O ideal seria plantá-la numa bacia grande e perfurada para ela se desenvolver bem, ou pode usar a técnica do escorredor+mamadeira, que é bem rápida.
Entretanto, estamos no verão e não acho muito responsável arriscar perder a planta fazendo um transplante nesta época, afinal, a melhor época para fazê-lo é no inverno, então você pode esperar ate a tal estação, ou fazer um falso transplante, que consiste eu tirar a planta junto do torrão de terra sem mexer nele, então põe este conjunto na bacia bem perfurada para a drenagem da água( ou no escorredor se for usar escorredor+mamadeira) e completa o espaço vazio com uma mistura de terra preta e pedriscos( ou areia grossa de construção). Não há problema algum em fazer o falso transplante no verão.
Muito do que se aprende de bonsai vem de leituras, acho que pelo menos uns 30 %. Eu recomendo você ler o Livro ABC do Bonsai, autoria do dono do Atelier do Bonsai, o Mario A. Garcia Leal.
O único site que eu encontrei que ainda vende é a loja virtual da O Bonsai
http://www.obonsai.com.br/loja/index.php?cPath=39_61
Eu comprei no início de fevereiro deste ano,valeu cada centavo!
Gosto muito da O Bonsai, são muito responsáveis e de confiança!
Bem, as aceroleiras também são conhecidas por cerejeiras das antilhas.
Esta é a minha:
Aqui é ela no final de janeiro.
Ela é uma planta que quero deixar no estilo Hokidachi.
Esta é ela hoje. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
FabrícioSalles
Registrado: 01/02/13 Idade: 32 Mensagens: 10 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 22, 2013 11:49 pm Assunto: |
|
|
É pelas suas fotos a minha não é cerejeira mesmo não, é acerola!
Po brigadão pelas dicas galera, vou manter o tópico aberto e postando mais fotos dela daqui pra frente na espera de mais ajuda e ideias!
Mas então vou fazer isso mesmo, vou mante-la em paz direitinho até meados de julho pra fazer um transplante! Ela ta reagindo bem nesse vaso e ta bem saudável, né? Então não vou fazer um falso transplante agora não, não tem problema esperar até julho, né?
Agora em relação ao estilo eu tenho muitas dúvidas sobre qual fazer!
Desculpa a quantidade de pergunta, é que sou principiante nesse universo e ai vocês sabem como é! |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2013 1:58 am Assunto: |
|
|
Para brotar intensamente ela deve estar bem saudável!
Não tem problema algum em esperar é até melhor. Você deixa ela em paz e não poda nada.
É bom que da tempo de pesquisar e aprender mais.
Pesquise no Google imagens: bonsai de acerola, acha muita coisa, inclusive daqui do fórum, e estude mais a respeito dos estilos, não precisa ter pressa.
Não precisa se desculpar, é extremamente normal termos dúvidas. Somos todos eternos aprendizes. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2013 5:30 pm Assunto: É |
|
|
MAMADEIRA POR UNS 5 ANOS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|