Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
wagnerribeiro
Registrado: 26/02/13 Idade: 42 Mensagens: 6 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 8:25 pm Assunto: Meu primeiro pinheiro negro |
|
|
Olá, amigos
Meu nome é Wagner Ribeiro, sou de São Paulo. Comecei a estudar bonsai agora e tenho pouquíssima (para não dizer nenhuma rs rs rs). No fim de semana passado, comprei o Pinheiro Negro desta foto em um loja.
Gostaria de alguma orientação para vocês de como devo proceder com ele. Me parece que ele tem muitas agulhas, mas sei se devo pinçar alguma coisa ou até como pinçar de forma correta. Tenho lido muito a respeito de Pinheiro Negro e de Tuia Nana, porque também uma. Mas tenho muito medo de fazer algo errado e prejudicar a planta. Já pensei em procurar alguém em Sampa para os primeiros, mas também não conheço ninguém.
Bem, o que vocês acham que devo fazer.
Antecipadamente, muito obrigado![img][/img][/url] |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 8:29 pm Assunto: |
|
|
Wagner,
Você não colocou a foto. |
|
|
 |
wagnerribeiro
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 9:04 pm Assunto: |
|
|
Olá, Denis
Foi mal. É que ainda estou me adaptando ao Fórum. Não estou entendo muito bem como postas fotos. [img]http://www.facebook.com/photo.php?fbid=471122146274434&set=a.150097548376897.42980.100001299577508&type=3&theater[/img] |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 10:00 pm Assunto: |
|
|
Tem que hospedar a foto em algum site.
De qualquer modo, o pinheiro negro seria uma planta indicada para quem já tem alguma experiência com bonsai. A grosso modo o que o amigo deve levar em conta é que precisa muito sol (6-8 horas diárias), não pode faltar água, mas o substrato não pode também ficar sempre úmido, muito menos encharcado... A retirada de agulhas velhas e longas é necessária para que o sol entre livremente .... dizer isso é pouco pois são muitos os detalhes para se cultivar satisfatoriamente um pinheiro negro... _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
wagnerribeiro
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 10:39 pm Assunto: |
|
|
Olá, Joicimar
Brigadão! Agora foi!
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 11:29 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Bonita planta!
Tem uma galera de fé ae em sampa pra vç concatenar no fórum"! O Macdonald, o Ricardo, entre outros. Eles se reúnem periodicamente.
Creio ser um encontro válido para a prédica da arte! É só pedir o contato!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
wagnerribeiro
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 11:48 pm Assunto: |
|
|
Olá, Marco
Brigadão!
Agora à noite, encontrei um super bacana no face. E pessoal vai se encontrar no próximo sábado e eu vou participar. Tenho certeza que vai ser muito legal.
Abração! |
|
|
 |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 27, 2013 3:22 pm Assunto: |
|
|
Bela planta. tambem não tenho muita experiencia com PN , estou tentando com sementes para ver se ela se acustuma com o clima de Manaus. |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Qua Fev 27, 2013 4:07 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Crivelaro é do grupo de São Paulo que se reune periodicamente, nos dias 16 e 17 de março haverá uma boa reunião para voce ir. Procure o Ricardo no Face. Boa sorte. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Fev 27, 2013 10:41 pm Assunto: |
|
|
Wagner seu PN está bem bonito, e aparenta ter boa saúde. Agora mantê-lo assim é como disse, precisa bastante sol... E está realmente com excesso de agulhas velhas. então sugiro, a grosso modo que o amigo retireno mínimo 1/3 das agulhas de cada galhinho, considerando que vai deixar os 2/3 mais da ponta. Ou seja, retira as mais velhas. Agora, estilização é algo em PN é algo que sinceramente é praticamente impossível se explicar num fórum. Vai ser necessário contatar com outros bonsaístas como o pessoal sugeriu e eles lhe ajudarão na questão de o que deixar, o que retirar, como aramar, como podar, quando, etc....
Ah! as agulhas se retira apenas puxando-as.
Abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
wagnerribeiro
|
Enviada: Dom Mar 03, 2013 10:44 am Assunto: |
|
|
Olá, Edgar , eu fui no encontro. O pessoal é super bacana. Passei o dia inteiro com eles. Foi uma aula intensiva. Todos me ajudaram muito!
Oi, Élio, brigadão pelas dicas! |
|
|
 |
|