FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Vermelha
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 24, 2013 3:07 pm    Assunto: Caliandra Vermelha Responder com citação

Esta e so pra admirar pois faz anos que ando atraz de uma planta como esta principalmente a vermelha tenho ate medo de mexer com ela.A ideia e diminuir o galho que sobe deixar uns 5 cm e fazer um hen-kengai mas nao sei nem o que tem enterrado nao quis mexer nela ainda vou deixar ela quieta ate o ano que vem so admirando.
.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 24, 2013 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

André,

Faz um alporque daquela parte de cima. Aí você fica com duas plantas.

Também acho esta planta maravilhosa. Um dia vou comprar uma.

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 24, 2013 3:25 pm    Assunto: caliandra Responder com citação

Ola Denis a ideia era faerz um alporque mas tenho medo e levei alguns anos rodando pela regiao pra achar uma caliandra vermelha que tenho ate medo de fazer ou mexer nela agora e perder ela,mas obrigado pela ideia seria um cara feliz se tivesse sucesso pois ela ta cheio de brotacao pra florecer nesses dias.
Abraços
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2013 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

andre, sem medo de ser feliz cara...siga o que o nosso colega disse a cima...tenho várias aqui em casa, vermelha e rosa, e te digo, são resistentes e se vão muito bem com alporquia. bizu...não me recordo a époco correta para alporque, mas da certo e vc terá duas belas plantas.
dá uma olhada nesse tópico do gandioso colega, Elio.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20546&sid=cea84f9f01ff2a64cc936d25b90c9730
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2013 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que fida primavera...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2013 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Andre, de fato pode fazer alporque com tranquilidade. Primeiro porque a caliandra enraiza muito facilmente através de alporqeu. Segundo porque fazer alporque no galho que sobe em nada interfere na vida e saúde da parte de baixo, inclusive faz fazer ela bombar ainda mais. Ah! o alporque pode fazer agora mesmo. Possivelmente daqui uns 60 dias já pode retirar. Se bem que como tens pouca experiência nisso eu aconselho somente retirar o alporque somente em agosto. Daí tem segurança total.
Outro detalhe sobre o tronco que está abaixo da bifurcação, para melhorar o efeito da cascata este segmento também deveria ser curvado e não ficar um tronco reto tão alto. Isso ainda é possível pois a planta é jovem. Para fazer esta dobra é indicado revestir o tronco todo com ráfia ou camara de ar e somente depois fazer a dobra.
Abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2013 9:20 pm    Assunto: caliandra Responder com citação

Ola pessoal,pois e ideia e fazer um alporque uns dez a quinze centimetros na parte qie sobe reto e tentar uma possivel copa mais tarde como tem na ponta de cima.Com o galho comprido que desce a direita fazer uma cascatae dai fazer duas plantas.Mas posso fazer este alporque mesmo ela florescendo?chego a pegar uma cadeira no fim do dia fazer um chimarrao e sentar so lra admirar a florada dela e esta cheia de brotos pra nova floracao no galho que desce a direita.Bom mas vou seguir o conselho dos meus mestres e realizar o alporque,obrigado a todos pelas dicas pessoal e vou deixando voces informados.Sabe Elio aquela ideia de cortar na curva e colar com super bonder para tentar fazer uma curvatura maior e talvez mais natural?e que logo que este galho que sai pra cima quando comorei ela e coloquei no carro ele quebrou ai colei com super bonder e ate agora deu certo,mas sei la uma vez pode ter dado certo mas duas???vou fazer o alporque e deixer esta parte para agosto quando tirar ele.
Abracos
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 8:56 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando pessoal...
Esses dias perdi o medo das caliandras e fiz muitas torções nas minhas,
que estão menores do que estas...
Vou apenas comentar o que me ocorreu, pois ainda estou "aprendendo" a visualizar o que pode ser feito no futuro...
Como os amigos disseram, dá pra fazer um alporque na parte que sobe e ter duas plantas.
Na parte de baixo, dá pra inclinar a planta para a esquerda, na altura que ela está, e tentar apertar mais a planta.
Onde digo apertar na realidade é juntar mais a curva para tentar um literati.
Uma terceira alternativa, seria sim, seguindo o amigo Elio Secchi que manja muito mais que eu rsrs,
efetuar uma curvatura desde o início para ajeitar para uma cascata que também ficaria legal.
Mas aí não sei sobre o lance que vc comentou, que ela quebrou e tal...
Apenas pitacos Andre...
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 12:57 pm    Assunto: caliandra Responder com citação

Ola pessoal,sabe acabei perdendo o medo e fiz o alporque ontem a noite logo acima onde quebrou o garlo uns 10cm acima da curvatura e vamos ver nk que vai dar depois coloco as fotos.
Abracos
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Andre, tem outro lance interessante... Você retira o alporque que fez ontem quando estiver enraizado. Daí no início da primavera faz outro alporque, logo abaixo da bifurcação, cerce de uns 6-8 cm abaixo e daí vai ter uma terceira planta com a parte de baixo que tem aquele galhinho. Este segundo alporque será seu bonsai cascata. Com a parte de baixo e o seguimento daquele galhinho que poderrá então ser aramado com movimentos para cima, se tornará outra planta possivelmente no estilo moyogi... Ou seja, de uma você na verdade fará 3 plantas... Até outubro/novembro poderá ter as 3 separadas...

abraço
Elio
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 10:18 pm    Assunto: caliandra vermelha Responder com citação

Ola Elio como sempre excelente dica depois vou la fora pois hj ainda nao fuimbabar ela um pouco e dar uma olhada,mas nao poderia ser feita agora?olha ideia do apressado e aimda quer ser bomsaisista coml voce.
Abracos
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 11:12 pm    Assunto: caliandra vermelha Responder com citação

Ola amigo Elio,ja fui la fora babar um pouco em cima dela e visualizei o que quiz dizer tnes razao mesmo,ate tive pensando e vou te pedir ,vi um topico uma vez do fortalecimento de galhos atraves de um pequeno corte logo acina do galho,fiz isso em uma caliandra rosa e o resultado foi excelente funcionou muito bem acredito que´possa fazer nesta tambem por ser da mesma familia certo?
Abracos
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2013 9:40 am    Assunto: Responder com citação

André, fiz esse teste aqui em casa e deu certo, não foi em caliandra. Além de reforçar o galho, no meu caso era para brotação de galhos em local que não havia. nos dois testes 100% positivo.
sugimento
fortalecimento
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2013 10:20 am    Assunto: calianra vermelha Responder com citação

Ola bonsaitakin,poise:-)apliquei esta tecnica em caliandra rosa qie tenho e deu um resultado de uma semana pra outra muito bom vou esperar e fazer na vermelha em questao pra ver no que vai dar.Em que especie voce fez?
Abracos
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2013 11:11 am    Assunto: Responder com citação

em uma uvai, seguda foto e eugenia americana, esta ainda estou relutante em transformá-la em um bonsai. segue imagem
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: