FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leo_
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas dicas nick!
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,
obrigado pelas informações.
desfolhei minha jabu ontem e já coloquei ao sol. vamos ver o que vai dar.
desde que vc disse pra colocar ao sol pleno, tenho feito isso e noto um desenvolvimento muito maior na parte da planta que pega mais sol.
mas, é como eu te falei, as rajadas de vento aqui são fotes a ponto de desfolhar parte das plantas que ficam na beirada da sacada.
entao por isso tenho deixado dentro de casa quando faço desfolha. mas vamos ver desta vez.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 2:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Prumo, a adubação irá depender basicamente da planta em si: se for uma planta grande, com um tronco grosso e estiver em desenvolvimento, eu uso a velha dobradinha torta+farinha+FOSWAY. Se for um bonsai, uso apenas osmocote, independentemente do tamanho/grossura de tronco, para evitar perder a formação estrutural.

Plantas iniciais, dessas que a gente retira do chão, uso apenas FOSWAY, nas primeiras 5 adubações iniciais, partindo para a dobradinha em seguida. É preciso ficar atento apenas para a diluição correta do FOSWAY quando misturar com os outros dois componentes, para não ficar muito forte e queimar as folhas, o que pode acarretar perda material.

De uma maneira geral, enquanto a planta estiver em formação (crescimento/desenvolvimento) sofrendo podas, desfolhas e aramação, é preferível usar uma mistura mais rica em micro e macro nutrientes, fazendo aplicação periódica (eu uso a cada 45 dias), inclusive no inverno, quando adubo menos mais mantenho a adubação constante.

O osmocote, que é um quimico de liberação lenta, é mais recomendado para o bonsai pronto, em que estamos preservando e executando trabalhos mais delicados, sem muito radicalismo. Nesse caso, devemos pausar a adubação, realizando aporte apenas em determinadas épocas do ano, e não constante como antes. Podemos fazer um aporte leve no outono, para deixar a planta estabilizada para o inverno, e um bem leve no final da primavera, se não houver frutificação tardia. Vale sempre lembrar que há osmocote com vários tipos de período: tres meses, seis meses e nove meses, então cada caso é um caso e deve ser tratado de acordo com isso.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2011 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,
recentemente eu vi esse post do nick, muito elucidativo por sinal, e aproveitei para tomar conhecimento em como proceder com uma jabuticaba de uma amiga que se encontra comigo.
Ela inicialmente estava na minha varanda (apartamento) e vendo que elas gostam de sol, eu a coloquei na laje do prédio, assim, ela pode pegar todo o sol da manhã (até umas 13:00), já que na varanda pegava somente o sol até as 10:00... Bom, identifiquei que após essa mudança suas folhas começaram a secar nas pontas. Gostaria de saber se é a exposição ao sol, ou o que pode ser?
A única mudança realizada na planta foi justamente essa troca de local.
Agradeço desde já a atenção de todos!

Abraços!

Nick, um dia chegarei em seu nível de desenvolvimento de bonsais! Razz
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2011 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

Perfeita esta sua explicação sobre a associação de adubação x formação.

Vou colocar mais adubo, pois apesar da minha jabuticabeira já estar praticamente formada, sofreu um bom período de maus tratos após a morte do antigo dono e agora, depois de um período de "internação", consegui recuperar a menina...

Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2011 7:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Aguiar, a mudança realmente age dessa forma: como a planta agora recebe mais sol, terá que haver um período de adaptação para que consiga suportar a carga maior de intensidade solar. É normal, então, que as ponteiras fiquem murchas ou sequem e morram, à medida em que a planta, aos poucos, vai se condicionando a mudança. Não há o que preocupar, então.

Quanto a nivel de desenvolvimento, tenho certeza que voce em pouco estará dominando bem a arte do bonsai. Ah, sim. Nunca diga nem escreva "bonsais", pois trata-se de uma palavra composta por dois termos (kanji) japoneses, e o idioma não admite genero feminino/masculino nem plural, ok? O correto é escrever/falar BONSAI, no singular mesmo, ainda que possamos dizer no velho e bom português que temos uns 500 BONSAI. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2011 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

XD
Perdoe-me a ignorância!

Grato pelos esclarecimentos!

Abraços
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, NickyFury! Desculpe-me por usar seu post para tirar uma dúvida, mas como o assunto em questão é jabuticabeira e seus procedimentos, então lá vai. Tenho uma jabu que apresenta fortemente uma tendência ao estilo moyogi (veja o post http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21566 ). Estamos agora no inverno e alguns bonsaístas afirmam que a melhor época para transplantar a jabu é na primavera, início dela para ser mais preciso (veja exemplo em http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Jabuticaba.htm ). No entanto, vc sugere que o transplante seja feito no inverno e aramagem, desfolha, poda de galhos na primavera. Assim, pergunto: fiz correto ao desfolhar minha jabu agora? qual o próximo passo? Agradeceria muito pela ajuda, amigo Nicky! Abraços.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2012 7:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ola amigo nicky otimo trabalho tambem tenho uma jabu,algumas pitangas e algumas goiabeiras que fiz yamadoris agora no inverno e tenho tido otima resposta das plantas o que voce nos expos aqui quanto as expecies citadas por voce sera quem isso se aplica no nosso clima aqui do sul?Tenho lido algumas materias do mestre hikada que desfolha totalmente as jabus no inverno realizei isso no ano passado em minha jabu e tive sucesso mesmo tendo lido algumas materias dizendo que a epoca propicia seria na primavera.Mas parabens pelo material e mais uma aula pro meu arquivo.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2012 12:04 am    Assunto: Responder com citação

Muito bonita, a coloração se parece com a de uma pitangueira.
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Aula!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Ótimo tópico!!!!!!
Estou de olho nas dicas e acompanhando...
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando mais uma bela Jabu...
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho algumas Jabus, inclusive uma grande no vaso grande, frutificando várias vzs ao ano.

Me lembro da infância no sítio, as grandes jabus da vizinha...ficavam no curso de um filete de agua de torneira que nao parava.

Jabus amam terreno encharcado.

As minhas aqui, eu rego duas vzs por dia (no verão), ficam sempre a pleno sol, e estão lindas!

As menores, em treinamento, e as podadas radicalmente, eu mantenho um gotejador o dia inteiro no canto do vaso...(não pode ser no meio!)...e ainda rego duas vzs!!

Posso afirmar que elas amam isso. Mas para Bonsai, é somente uma suposição, já que sou principiante.

Estou testando umas mudinhas que nasceram no cascalho que fica do vaso da maior. Passei para vasos diferentes, com sustrato drenado e a mesma adubação.

Uma delas eu encharco como citei acima, e as outras eu rego uma vez por dia.

As encharcadas estão quase o dobro de tamanho das outras...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: