FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 12:53 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Esta planta eu ganhei faz alguns meses. Ela já tinha sofrido algumas intervenções antes de eu recebê-la. Parece que ela sofreu uma poda radical, mas o corte do ápice foi feito em diagonal, em um ângulo muito forçado. Ela acabou brotando só de um lado, e todos os brotos sairam do mesmo ponto. Não sei se devo dar seguimento nela na forma como está, ou fazer outra poda retirando toto o ápice. Ela ficou com um corte que vai ser difícil de acertar. Por isto, gostaria de ouvir sugestões.
Os galhos mais baixos estão no mesmo patamar, mas só estão assim, pois o arame está usando um para guiar o outro.

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Julio

É, esse corte tá complicado...

Eu também tenho um ficus (boni) aqui e estou com um problema parecido - vou fazer alguns alporques, mas não sei se o corte vai ficar bom, além disso tem um problema de brotações que estão altas, queria mais embaixo.

Pensei numa solução para ambos problemas (que talvez sirva para essa sua planta tbm): enxertia.

Não sei se pode dar certo, mas pensei em fazer um furo com uma broca bem pequena atravessando o tronco todo, enxertar galhos enraizados (mudas de estaquia da própria planta) ou galhos compridos desfolhados da própria planta - passá-los pelos furos e esperar que a planta cicatrize - como o ficus cicatriza bem e "engole" o que vê pela frante, acredito que não há problema.

Nunca vi essa técnica em ficus, apenas em Acer tridente. Aliás, penso em fazer isso numa pitangueira também, uma vez que ela não brotou onde eu desejava...

Agora, eu só queria a opinião de alguém mais experiente para saber se é possível fazer isso...
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que uma inclinação do tronco mudaria toda a estética e disfarçaria o corte. Experimente!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Eu cortaria denovo e começaria do 0
Aquela poda ta ruim, e o falho sai para o lado!
Tem 2 galhos saindo do mesmo ponto, o que poderia ser considerado um defeito tmb!
Eu começaria com uma poda um pouco abaixo!
"Com um começo ruim vc terá um bonsai ruim, porém rápido! Com um começo bom, vc terá um bonsai bonito, mas vai demorar mais!"
Faça sua escolha!!!

Abraço
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Markus Von Kossel escreveu:
Eu cortaria denovo e começaria do 0
Aquela poda ta ruim, e o falho sai para o lado!
Tem 2 galhos saindo do mesmo ponto, o que poderia ser considerado um defeito tmb!
Eu começaria com uma poda um pouco abaixo!
"Com um começo ruim vc terá um bonsai ruim, porém rápido! Com um começo bom, vc terá um bonsai bonito, mas vai demorar mais!"
Faça sua escolha!!!

Abraço

Markus... esse é o pensamento que eu tive desde que eu o recebi! Estava esperando a primavera para fazer a poda... mas tive a idéia de tentar dar uma arrumada.

Quanto aos galhos que saem do mesmo ponto, eles só ficaram porque o arame sai de um galho para o outro.

Acho que vou fazer isso: podar e começar do zero, na primavera. Já estava com esta idéia!

Valeu. Abração.

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 24, 2010 9:42 am    Assunto: Responder com citação

joão josé escreveu:
Acho que uma inclinação do tronco mudaria toda a estética e disfarçaria o corte. Experimente!

Cheguei a pensar nisso.. mas acho que vai ser melhor começar do zero! Obrigado pela dica!

Abração.

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 10:45 am    Assunto: Responder com citação

Este eu fiz uma poda para começar tudo outra vez... já faz um bom tempo e até agora nada de brotar! As raizes, o tronco... continua tudo verdinho... vivinho da silva! Vamos ver se brotará agora na primavera!

Forte abraço a todos.

bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 4:48 pm    Assunto: Responder com citação

????? como est aplanta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: