| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 12:34 pm Assunto: Alporquia em Caliandra 100% de sucesso |
|
|
1º Material Utilizado
Buxa ou esponja vegetal, para servir de base para o substrato
2ºEscolha o galho e descasque o local do alporque, como medida pode usar a mesma medida do diametro do galho, lembre sempre de raspar bastante a madeira retirando qualquer vestigio de casca, senão envés de enraizar, cicatriza a casca
3º Prende-se a parte de baixo da buxa e preenche com o substrato de sua preferencia, eu usei neste caso pó de xaxim, mas pode ser usado serragem, musgo, terra etc. Fica a gosto de cada um
4º Agora feche direito para que o substrato nao saia
5º finalize cobrindo com um filme preto que pode ser plastico de qualquer tipo, eu usei saco de lixo, dê preferencia ao preto pois nao deixa entrar a luz do sol.
Mantenha sempre umido e verifique sempre o lançamento de raiz. O tempo de retirada do alporque varia de uma planta para outra e de epoca do ano tambem. Quando houver uma quantidade de raiz, que achar boa pode tirar. Eu esperei 3 meses para tirar.
6º esqueci de tirar fotos das raizes só tenho fotos dele plantado.
Antes de plantar dê uma arumada nas raizes colocando-as em direção radial.
1 Ano depois.... Eis o resultado:
Atualizando para que todos vejam e possam opinar sobre como proceder na proxima intervenção que pretendo fazer em setembro.
Estou pensando em eliminar o galho mais grosso da esquerda e replantar inclinada para o lado do galho retirado, usando o galho da direita como novo apice.
aceito.
Poda drástica feita, coloquei um tabua em baixo para deixar as raízes radiais.
Brotação apos 15 dias

Copa sendo construída e ganhando densidade.
acreidito que com mais uns três anos e um vaso adequado, poderemos chamar de um pre-bonsai
 _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Editado pela última vez por O Guardião em Qua Jun 03, 2015 2:14 pm; num total de 8 vezes |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 1:05 pm Assunto: |
|
|
| Perfeito! Gostei do passo-a-passo. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2013 3:06 pm Assunto: Agradecimentos |
|
|
Que bom que gostaram.
Tive mais trabalho para postar estas fotos e fazer este tópico que para fazer o alporque.
Quem quizer tentar é só seguir estes passos que não tem erro.
Já fiz com sucesso em caliandra, acerola, ficus carica, estou tentando em uma cerejeira, e futuramente farei em uma amora em um e numa ciriguela. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 7:03 pm Assunto: |
|
|
| Para os novatos como eu, esse passo a passo é fantástico!!! E ri muito quando você disse que fazer a postagem foi mais difícil que fazer a alporquia!!! |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 7:09 pm Assunto: Rsssss |
|
|
| rmarchesin escreveu: | | Para os novatos como eu, esse passo a passo é fantástico!!! E ri muito quando você disse que fazer a postagem foi mais difícil que fazer a alporquia!!! |
O Pior é que é verdade.
Eu já tinha feito antes mas só conseguia postar os liks das fotos
Mas agora peguei as manhas. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Wladimir Rizelio
Registrado: 19/01/13 Idade: 39 Mensagens: 11 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Ter Mar 05, 2013 11:02 am Assunto: Aporquia |
|
|
Muito bom mesmo, parabéns pelo post, vai ajudar muitos iniciantes assim como eu. Vou por em pratica essa técnica em uma acerola.
Abraço |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 05, 2013 11:08 am Assunto: Obrigado |
|
|
Que bom que todos gostaram. Essa é a ideia espalhar o pouco de conhecimento que cada um tem. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 2:00 pm Assunto: Considerações |
|
|
Olha Lili, isso varia de uma especie para outra, do local em que o galho se encontra. É muito relativo, mas eu particularmente prefiro o saco preto, já fiz com sacos brancos varias vezes e deu certro tambem. Porem persebi um melhor resultado com sacos pretos.
Qaunto a verificar raiz e umidade na maioria das vezes nem é preciso abrir o alporque, pois as raizes começam a serem percebidas somente de pegar no substrato. E quanto a unidade pode ser verificada da mesma forma. No meu tutorial eu tento prever as condições mais extremas possiveis, já que em alguns casos os colegas tentaram de outras maneiras e não tiveram exito.
É somente mais uma tecnica, não a melhor tecnica.
Mas é muito bem vida sua participação. Assim evoluimos cada dia mais um abraço! _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 1:10 pm Assunto: Replica |
|
|
| LILI NAGAO escreveu: | Olá, guardião. O que eu escrevi não foi um crítica,ta?. Inclusive elogiei, e achei legal sua técnica. Eu só mostrei o jeito que eu costumo fazer.
De qquer maneira, parabéns pelo tutorial passo a passo. |
Sem problemas Lili. Não estou ofendido não. Foi apenas uma argumentção sobre o porque prefiro o saco preto. RSSSS
As criticas são sempre muito bem vindas.
Sempre que alquem levanta uma nova questão sobre um velho assunto, é saudável que argumentemos sobre, para que possamos chegar a resultados cada vez melhores.
ok?
Sinta-se à vontade para fazer qualquer tipo de comentario critico ou elojioso a qualquer tópico meu.
Um Abraço. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
João Vasconcelos

Registrado: 29/11/12 Idade: 42 Mensagens: 14 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 10:34 am Assunto: |
|
|
Meus amigos, confesso que esse tópico me deixou muito intrigado. Estou planejando alguns alporques, e tenho lido que o sucesso do alporque se concretiza no fato que o anel, deve ser imediatamente abaixo de um nó (local onde houver uma folha) neste lugar, há uma maior concentração de (AIA) que seria o ácido-indol-acético, ácido responsável pelo desenvolvimento de novas folhas, só que em uma situação de alporquia, esse determinado ácido funciona emitindo novas raízes. O AIA é uma substância foto destrutível (isso significa que a presença de luz inibirá o aparecimento das novas raízes), e se, por ventura, alguma porção do musgo (ou qualquer outra matéria usada nesse sentido) receba luz durante o desenrolar do procedimento, poderá provocar uma má formação, diminuindo o crescimento das novas raízes, que poderá gerar um fraco Nebari. Com um número desproporcional de raízes voltadas para um só lado.
 _________________ Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 1:48 pm Assunto: |
|
|
Legal, passo a passo bem explicativo, mas lembre que o ideal é sempre na primavera, tanto para começar o alporque quanto para retirar.
Esse é o certo, mas funciona fora de época também como vc pode comprovar, só dando a dica pois em algumas espécies não da certo fora de época, como no acer por exemplo
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 3:04 pm Assunto: corrigindo |
|
|
| Thomas Eckert escreveu: | Legal, passo a passo bem explicativo, mas lembre que o ideal é sempre na primavera, tanto para começar o alporque quanto para retirar.
Esse é o certo, mas funciona fora de época também como vc pode comprovar, só dando a dica pois em algumas espécies não da certo fora de época, como no acer por exemplo
Abraço |
Caro Thomas
a minha idéia era apenas demonstrar a técnica. Quanto a época certa é muito relativo isto. Depende da espécia, do clima local...
Minha sugestão é que quem quer que resolva aplicar esta técnica informe-se primeiro so a espécie em quatão e qual a melhor época para realizar o procedimento. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
|