FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CAVALO DADO.....
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2011 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pô cara só tem yamadori bruto, parece que eu vi um ácer com um nebari invejável. Parabens.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2011 9:35 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O pior disso tudo é que estou com o quintal atravancado com tanto tronco. E sempre afirmando, categoricamente, que o ultimo "era" o ultimo. O vicio infeliz esse, de ficar arrancando essas coisas..... Sad Sad Sad

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2011 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Minha esposa diz isso tb....

"QUANDO VC VAI PARAR DE COLETAR ESTAS PLANTAS? JÁ NÃO É O SUFICIENTE AS QUE VC TEM?"

ae eu sempre falo:
"SÓ MAIS ESTA!"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2011 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olha , minha esposa ja nem fala mais .. ahha!! E ja estou chamando algums amigos tambem para me ajudar, pois as tendinites estão pegando!!

Nick!? este Ulmus estava la a 4 anos com que porte !!???

E´ porque ainda tenho uma curiosidade de saber, qual o desenvovimento de algumas especies em natural!

o Ulmus geralmente e rapido assim?
ja aproveitando gostaria de saber se o acer tridente , cresce rapido tambem e qual a melhor forma para eu plantar e deixar ele crescer ..

E se tem alguma forma neste processo de ter melhor nebari ,conicidade ,etc.. ou e na sote mesmo da plata crescer e te oferecer isso!

Abraço!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2011 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
Minha esposa diz isso tb....

"QUANDO VC VAI PARAR DE COLETAR ESTAS PLANTAS? JÁ NÃO É O SUFICIENTE AS QUE VC TEM?"

ae eu sempre falo:
"SÓ MAIS ESTA!"

Isso Laudir e mal de todas as esposas rsrs
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2011 1:04 pm    Assunto: " Responder com citação

Gustavo, não se trata de sorte não. A partir do momento em que vc pega uma planta qualquer que esteve cultivando num recipiente qualquer, como vaso, escorredor, bacia plastica, e que tenha realizado nela determinados trabalhos que a definam como um pré bonsai, ao plantá-la no chão, voce terá grande possibilidade de que ela, ao engrossar, mantenha ao menos algumas das intervenções anterioremente executadas nela, ao longo de seu crescimento e engrossamento.

Isso culmina que, passado determinado período de tempo, ao proceder a retirada da planta, ela esteja com um tronco que tem um ligeiro movimento, levemente sinuoso, ótima conicidade, e um nebari radial inicial, sem raiz pivotante grossa, sendo que esta ultima, é óbvio, não fazia parte da planta quando de seu cultivo em recipiente.

No caso desse ulmus, havia ainda mais um ponto a favor, além do adubo e do bom solo em que ele estava se desenvolvendo: agua em abundancia. O nobre amigo Clemente o plantou justamente num ponto que ficava abaixo da caixa de agua da residencia, e quando a caixa enchia a agua que saia pelo "ladrão" coincidia de cair justo sobre o ulmus, que assim, mesmo durante o período "brabo" aqui do cerrado do planalto central, em que o clima é de uma umidade baixissima, seca mesmo, o ulmus tinha sempre muita agua para proporcionar a ele uma ótima umidade, tanto para suas raízes, quanto para sua parte aerea.

Outro tronco igual a esse, que retirei na horta da minha chacara, tambem apresentava essas condições, vez que parte da horta é destinada ao cultivo de hortaliças, com um sistema de irrigação por aspersão. As plantas que se encontram nessa area, todas têm um bom crescimento e desenvolvimento, pois durante o período seco, estão sempre com uma ótima umidade em torno delas.

Em relação ao acer, não tenho sorte com ele no chão. Aqui na minha chacara, em meu viveiro, cuido de seu desenvolvimento, bem como do engrossamento do tronco, com cultivo em bacias sobrepostas. Isso é o mesmo que usar escorredor com bacia (mamadeira), só que, no caso dos acer kaede que cultivo, uso apenas bacias, sem escorredor.

No entanto, na area do amigo Clemente e do bonsaista Paulo Ventura, o acer vai superbem no chão, engrossando rapidamente. Em poucos anos de cultivo, ambos puderam obter plantas bem robustas, faltando tão somente definição estrutural e radial, para finalização.

Então, a dica de cultivo é: faça um bom trabalho com mudas novas, em escorredores ou bacias, antes de leva-las para o cultivo no solo. Prepare os galhos primários, e o tronco, dando a eles um bom movimento, levemente sinuoso, independentemente do estilo que irá promover neles, exceto, é claro, chokkan (tronco reto). Ainda, trabalhe na formação inicial do nebari, proporcionando um bom nebari radial. Isso se consegue logo no segundo ano de cultivo de mudas novas, obtidas por estaquia ou semente, bastando tão somente distribuí-las à volta do tronco, quando for replantar individualmente, em escorredor ou bacia.

Geralmente, com mudas feitas a partir de sementes e estacas finas, cultivamos durante uns tres ou quatro anos em recipiente, antes de passá-las para o solo. Com isso, prepara-se adequadamente a planta, de maneira a proporcionar ao material futuro condições ideais de trabalho, quando promover sua retirada. Ulmus, zelkova, celtis, piracanta, caliandra, resedá, serissa, viburno, carmona, cotoneaster, ficus, podocarpus, buxinho, jabuticabeira, pitangueira, aceroleira, dentre outras, todas podem ser cultivadas desde semente ou estacas finas, e depois plantadas no chão, para engrossar.

O engrossamento irá depender de alguns fatores, tais como a espécie, rega diária, adubação constante (ainda que mais espaçada), clima, etc. Todos esses fatores, somados ainda ao acompanhamento, vez que precisamos estar atentos a que as plantas não percam a forma totalmente, além de prever determinado período de tempo, como um ano, dois, tres ou mais, para sua retirada.

Claro, nem sempre fazemos isso, essa prevenção quanto ao tempo. Mas um controle adequado, permite uma conclusão mais tranquila, bem como tambem uma manutenção na planta enquanto cresce no solo, como poda de galhos baixos, redução no comprimento dos galhos, alporques nos galhos, aramação nos galhos a serem alporqueados, etc.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Shocked Shocked qero acompanhar esse trabalho para aprender a lidar com plantas de porte maior.
Abraços
Bonsaitakin
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 8:35 pm    Assunto: cavalo dado Responder com citação

Ola amigo nickyfury olha lindos este cavalo mas aqui em casa:-)so cabem uns potros nu minimo uns poneis mas lindo mais um de seus trabalhos pra gente acompanhar.
Sabeainda sugiro formarmos uma associacao Maridos bonsaisistas e suas mulheres,daria mais assunto que as nossas plantas.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Bom trabalho em equipe!
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 12:39 am    Assunto: Responder com citação

A minha já ta falando que eu tenho TOC por bonsai. kkkkkkkkkkk
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 2:35 pm    Assunto: É Responder com citação

SHOWZASSO,,,,
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 4:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lamento dizer que esse ulmus, infelizmente, não sobreviveu. eu o usei como moeda de troca com um amigo e ele, ansioso para ter a planta no viveiro dele (claro! quem não ficaria?), não quis esperar, seguindo minhas recomendações, que a planta só fosse removida depois de uns dois anos de cultivo na minha chacara......resultado: levou a planta, de qualquer maneira, fora da época oportuna e, quando no viveiro dele, a planta sucumbiu ao estresse: secou, finou-se para todo o sempre, ficando apenas a dura madeira para lenha...... Rolling Eyes Rolling Eyes

Eu sempre preconizo que a melhor ferramenta a que todo bonsaista deve presar aprender usar e manusear chama-se PACIÊNCIA. Infelizmente, nem todos temos a condição de exercitar nossa paciência como deveriamos fazer, e o resultado, no mais das vezes, é sempre desastroso para nossas plantas, quiçá para nós mesmos. Rolling Eyes

Como palavra de rei não volta atrás, eu fiquei no lucro: minhas "permutas" (dadas em troca da planta em questão) estão são e salvas no meu viveiro...... Wink

bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

Sad é uma pena....
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 9:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A impaciência trabalha contra o bonsaista. A verdade é que a grande maioria de nós não pode dizer que, por causa dela, não tenha ao longo dos anos em que pratica a nobre arte bonsai, perdido uma planta ou outra. Faz parte do nosso aprendizado, creio eu. E isso vale para todos, sem exceção. Dizem que o grande mestre japonês Masahiko Kimura, por exemplo, tem um "plantel" nas dependencias de seu viveiro onde "repousam" os troncos secos e sem vida de trabalhos que ele diz não terem dado certo. Por que será que não deu certo? Rolling Eyes Rolling Eyes Twisted Evil

Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 14, 2013 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

Estou aguardando a evolução desta planta....

Abraços grande amigo!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: