|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 7:11 pm Assunto: Esclarecimento: HOKIDASHI estilo escova.... |
|
|
Hoje admirava um trabalho do bonsaista Ricardo Paiva, no Facebook, um ficus estilizado ishi tsuki, isto é, raiz sobre pedra. Além de elogiar o trabalho dele, fiz um pequeno adjutório sobre esse estilo, mostrando um link japonês que apresenta esse estilo trabalhado com outra espécie, o Acer tridente (kaede em japonês, ou acer burgerianum).
Qual não foi minha surpresa ao acessar o forum e ver esse link exposto aqui, na parte superior da pagina. Certamente, contribuição de alguem para promover o site, claro, pois se trata de um link comercial. Bem, seja qual for o motivo, não é esse o que me leva a escrevinhar essas poucas linhas, mas sim, um esclarecimento que fiz no Facebook, para o Ricardo, e que irá servir a outros, dada a relevância da informação, creio eu desconhecida da maioria.
Ela se refere a escova apresentada ao lado das imagens que constam desse link mostrado aqui no forum, como destaco na imagem abaixo:
Essa escova é feita de um segmento de bambu, devidamente cortado em fios, e é usada para misturar o chá verde japonês, numa cerimônia tradicional daquele país, chamada cerimônia do chá (cha no yu). Essa cerimônia é extremamente ritualística, em que cada gesto, reduzido ao seu mínimo, é realizado com toda pompa, sobriedade e seriedade possível. Há escolas que a ensinam, inclusive, e é uma tradição antiquissima naquele país, passada de geração para geração. Uma arte, enfim. A escova é usada para misturar o chá:
Bem, essa escova tem um formato singular, e foi a partir dela que os japoneses tiveram a idéia de nominar então um dos estilos mais clássicos do bonsai japonês, que é o HOKIDASHI. Esse estilo é muitas vezes explicado como sendo uma arvore em forma de vassoura ou de escova. Pois bem, a escova a que se refere é a escova da cerimônia do chá, essa das imagens que ilustro esse post. Não tem nada a ver com escova de lavar roupas, como muitos são erroneamente levados a crer. Aliás, importa acrescer que a vassoura a que se refere não é a que nós, ocidentais. usamos nas nossas casas, mas sim a que os japoneses usam nas casas interioranas, na "roça" japonesa por assim dizer. É confeccionada em bambu, igualmente a escova, e seu formato de fato remete ao estilo proposto.
Abaixo, uma demonstração da cerimônia do chá:
[img]http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6RVjp7IdHGEIu8cloIUIs6bI0tbfBpEIgv_0jeBuMeECJ0TsD[/img]
Quanto mais jovem for quem aprende os rituais da cerimônia, melhor:
Bem, espero que o esclarecimento ajude a entender um pouco mais esse tão divulgado estilo japonês de bonsai. Aos que quiserem apreciar outras plantas ofertadas pelo site japonês, eis o link:
http://item.rakuten.co.jp/auc-iyoji-en/c/0000000146/
Para facilitar a vida: ao acessar, visualizamos um banner que fica em movimento, logo na parte superior da pagina. Basta clicar sobre cada quadro, para acessar a pagina referente às espécies (bonsai) e obter novas imagens sobre belissimos trabalhos à venda. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 8:42 pm Assunto: |
|
|
Linda explicação Nicky.
Esse ritual é realmente sublime para os Japoneses. Secular.
Aconselho fortemente a leitura do livro Musashi, para quem quiser viajar e conhecer deliciosamente um pouco mais (muito mais!) sobre a cultura nipônica.
é a busca da plenitude espiritual, através da espada, do maior Samurai japonês que já existiu. Miyamoto Musashi.
São fatos reais, brilhantemente romanceados por Eiji Yoshikawa. Um livro capaz de mudar a vida de qualquer pessoa. Já apliquei em vários amigos meus! Todos agradeceram...
São dois volumes bem grossos, mas que parecem finos a medida que vc lê. Já li 3 vzs completos e em breve lerei novamente. Cada vez é melhor. Meu livro de cabeceira.
Através dele, adotei o Bushido na minha vida.
Não foi a toa que o Bonsai me tomou.
abs
 |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 8:17 pm Assunto: |
|
|
Incrível explicação, nickyfury!
Quanto ao fato do estilo Hokidachi ter alguma relação às vassouras interioranas, eu já tinha alguma noção, não das japonesas, mas daqui mesmo do Brasil, isto porque minha bisavó tinha uma e minha avó me disse que eu chamava-a de "ábore"-árvore-( quando eu tinha 3 anos), nunca de vassoura, talvez devido à semelhança.
Porém eu não sabia que o nome escova era devido à esta ferramenta cerimonial, na verdade, eu nem conhecia outro sinônimo para o Hokidachi.
Gostei muito deste tópico!
Mas eu tenho uma dúvida. Como eu estou tentando deixar minha aceroleira no estilo Hokidachi, esta curiosidade me veio a mente já faz um bom tempo.
Quando a minha planta estiver com a estrutura satisfatória, como eu faço para mantê-la, sem perder ou ganhar altura e sem perder a harmonia?
Por enquanto a planta mencionada está em uma bacia, entretanto eu não consegui respostas para tal questão, nem mesmo no excepcional livro ABC do Bonsai do Mário Leal.
Eu preciso de ajuda. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 8:30 pm Assunto: |
|
|
Victor, a resposta à tua pergunta é: podando continuamente!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 8:46 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Victor, a resposta à tua pergunta é: podando continuamente!
abraço |
Elio, muito obrigado!
Desculpa o incômodo, mas teria como explicar de forma mais detalhada, pois como sou iniciante nem sempre eu absorvo 100%,e, de forma mais detalhada para mim facilita o entendimento. Acontece que eu sou muito metódico!  _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 9:07 pm Assunto: |
|
|
Victor Néto escreveu: | Elio escreveu: | Victor, a resposta à tua pergunta é: podando continuamente!
abraço |
Elio, muito obrigado!
Desculpa o incômodo, mas teria como explicar de forma mais detalhada, pois como sou iniciante nem sempre eu absorvo 100%,e, de forma mais detalhada para mim facilita o entendimento. Acontece que eu sou muito metódico!  |
Sem problema, Victor!
Então, quando o bonsai chega num ponto que vc considera ideal, altura, largura, diâmetro do tronco, ramificação, você , só então, transplanta para um vaso de bonsai.
Nesse momento, a rega, adubação, insolação passa a ser diferente de quando vc está tentando fazer seu bonsai se desenvolver.
Contudo, teu bonsai continua a crescer, largando brotos novos, alongando galhos.
É quando então, continuamente, independente da época, com a tesoura vc tem que ir aparando, mantendo o visual.
Certo?
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 6:44 am Assunto: |
|
|
Agora sim, entendi!
Muito obrigado, Elio!
Mesmo os galhos estando lignificados, eles ainda brotarão, mantendo assim a estrutura aérea,certo? _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 8:00 am Assunto: bonsai |
|
|
Victor, se me permitir o nobre amigo Elio, estenderei um pouco mais a explicação dele quanto à formação Hokidashi:
Sabemos que o vaso de bonsai é um limitador de crescimento, vez que inibe o desenvolvimento descontrolado do sistema radicular da planta. Mas, para interferir com maior acerto nesse resultado, é preciso saber que a quantidade de adubação (bem como o tipo de adubo usado), a quantidade de rega (que deve ser a minima possível e apenas uma vez ao dia) e a quantidade de insolação (sempre determinante em função da espécie e do local onde está o cultivador), irão contribuir de maneira significativa para que a planta restrinja, ou ao menos reduza, a quantidade de brotações que irá emitir em seu ano de crescimento (que não tem correspondência alguma com o ano humano, ressalte-se).
Estando a planta com seu crescimento limitado a esses fatores, temos então que a intervenção será no sentido de podar (cortar fora) os excedentes inconvenientes provenientes das novas brotações (em pontos não favoráveis ao longo do tronco), bem como ao prolongamento/crescimento das brotações existentes nas extremidades dos galhos permitidos (os que são necessários ao estabelecimento da estrutura aérea própria do estilo).
Entretanto, ao retermos esse crescimento, imprescindível saber que nem sempre isso irá concorrer para a manutenção do estilo, vez que haverão sempre brotações concorrentes, isto é, que estarão se desenvolvendo por toda a planta. Então, outros procedimentos serão tambem indicados, como desfolha completa e/ou parcial, redução do comprimento dos galhos até a base terciária (a partir dos galhos terciários é que trabalhamos a ramificação fina, que nesse caso, irá ser paulatinamente substituída).
Parece complicado, da maneira que escrevo, em comparação ao que tão sabiamente expôs o grande Elio, mas na verdade é preciso recorrer a isso para que o entendimento seja mais especificamente compreendido e absorvido. O estilo Hokidashi é formado e mantido dessa maneira. E ainda: dependendo sempre da quantidade de anos da planta, ou da idade da árvore para ser mais exato, teremos ainda outra intervenção a ser realizada: o reenvase periódico. Necessário, pois que teremos não apenas que renovar o substrato onde as raízes crescem, mas cortá-las tambem, reduzindo seu volume. Ocorre que esse corte não é aleatório, vez que podamos primeiro as mais grossas, conservando sempre as mais finas, mas podando essas tambem, para reduzir seu volume e acondicionar, mais facilmente, dentro do recipiente de cultivo reduzido, o famoso vaso de bonsai.
Então, podamos os galhos terciários, reduzindo seu comprimento. Podamos as ramificações finas, reduzindo seu comprimento e restringindo seu desenvolvimento, ou estimulando novas bifurcações. Reenvasamos, substituindo o substrato antigo por um novo, bem drenante, e podamos as raizes, primeiro as mais grossas, seguida por poda das capilares excedentes (as mais antigas primeiro). Controle sobre a quantidade e tipo de adubo usado, sobre a quantidade da agua da rega, e a insolação (intensidade da exposição solar diária).
Esses procedimentos servem para todos os estilos, claro, em se tratando de um bonsai e não uma muda ou um pré bonsai. Desnecessário dizer, contundo, que tais procedimentos serão um pouco diferentes se o recipiente de cultivo não for um vaso de bonsai, mas uma rocha ou pedra, ou laje de pedra.
Em relação ao adubo, creio que o melhor e mais recomendado, no caso do bonsai, é o Osmocote plus. Mas isso fica a critério de cada cultivador. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 8:56 am Assunto: |
|
|
Muitíssimo obrigado, nickyfury!
Você e o Elio não tem noção de como eu sou grato às suas palavras!
Bem, por enquanto minha aceroleira está em uma bacia perfurada e eu estou trabalhando a estrutura aérea dela, já tenho algumas raízes que aparecem na superfície do substrato,e , que possivelmente irão compor o nebari, entretanto acho melhor mexer com uma coisa de cada vez.
Aqui no Rio de Janeiro a temperatura média no verão é de 30ºC a 35ºC, a umidade relativa do ar esta sempre, independente da estação do ano, entre 70% e 80%, minha planta fica exposta à luz Solar de 6:30 às 12:30, o adubo que eu uso é o Osmocote plus de liberação de 3 a 4 meses, eu uso-o na proporção que o nobre amigo Elio indicou.
Entretanto, terei um contratempo no trabalho de engorda de minha planta, pois como meu pai é militar, saem transferências e temos que mudar de cidade( Já morei na Amazônia, quando pequeno, morei em Brasília por 4 anos e meio e tenho parentes aí, já morei em Recife e no RJ duas vezes, sendo esta a 2ª, talvez eu fique aqui mais 2 anos, mas isso é muito relativo...), portanto tenho que levar as plantas no carro de forma mais prática o possível, este ano saberemos para onde iremos, há a possibilidade de continuarmos RJ, mas caso contrário, vou ter que colocar esta aceroleira em um vaso de bonsai, porque é a forma mais prática de levá-la comigo.
Vocês acham que teria algum problema?( OBS.: Eu só a transplantaria no final do inverno/início da primavera)
Porém, não estou tendo dificuldades com a engorda, já que a medida que os galhos novos crescem, os velhos engordam e lignificam.
Fiz uma medição com um compasso eu uma régua milimetrada e percebi que a cada mês cada galho está com o dobro de grossura em relação ao mês anterior, o tronco desde que a planta está na bacia já esta 40% mais grosso.
É difícil ser filho de militar!
Mas fazer oquê...
Novamente, obrigado! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 11:14 am Assunto: |
|
|
Victor Néto escreveu: | Agora sim, entendi!
Muito obrigado, Elio!
Mesmo os galhos estando lignificados, eles ainda brotarão, mantendo assim a estrutura aérea,certo? |
Certo, Victor. Só cuidado que algumas espécies, ao fazer essa poda de manutenção, não pode deixar sem folhas.
Ex.: Buxus, Pinheiro
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 11:23 am Assunto: |
|
|
Velho amigo Nicky!
Que seria de mim sem você???
Enquanto sou econômico com as palavras (pura preguiça!) você, grande amigo, expõe com uma clareza fantástica.
Tenho certeza que os mais novos agradecem pois eu, às vezes, esqueço que quem lê pode ser um bonsaísta há 10 anos ou há 01 mês.
Será um prazer rever o amigo em Ribeirão, em maio!
abração
PS.: Victor, nunca perca esse especial interesse que você tem pela arte Bonsai. _________________ Elio
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 5:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu chapa, eu e voce temos uma parceria e tanto aqui neste forum. Ao longo dos anos, nós conseguimos interagir de tal maneira que o resultado é sempre bem aproveitado, não apenas pelos demais participantes, mas por nós mesmos as vezes. E não acho que seja economico em suas colocações, mas sim conciso e preciso, algo que invejo inclusive.....rssss
Para mim tambem será um enorme prazer rever voce em Ribeirão. Quer que leve alguma coisa especial? Se tiver por aqui, levo. Um abraço e até lá. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|