Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 2:03 pm Assunto: Projeções para caliandra branca |
|
|
Olá pessoal, preciso de idéias e projeções para minha caliandra, resultado de um yamadori efetuado em março de 2012. Deixei crescer livre, apenas selecionei os brotos e no próximo inverno pretendo iniciar a condução mas estou sem inspiração para projeção. Agradeço as idéias.
Fotos após 08 meses do yamadori
Fotos atuais, março 2013.
 _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 2:27 pm Assunto: |
|
|
belo material... |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 3:09 pm Assunto: Material. |
|
|
Rapaz grande desafio pela frente viu, mas ao meu ver você deve cortar aquele galho que sobrou mais grosso acima do galho maior que vai acima, deixando ele formar a copa eu acho que deve aramar e dar um movimento sinuoso e ir taralhando a copa a medida que ele vai engrossando, ou se preferir ainda pegar um destas galhinhos embaixo para fazer uma cascata embora não sei se vai ficar legal, ou se prefere deixar esse pedaço de tronco e trabalhar um shari nele, mas sou um iniciante não sei se fica legal mas quando a vi visualizei estas possibilidades. aguarde alguém mais experiente
só um exemplo tosco
 _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 5:50 pm Assunto: |
|
|
Amigo Rafaranter, cheguei a pensar em algo como vc desenhou, só que ao invés de aramar e dar sinuosidade no galho, aplicar a técnica do cresce e corta, sempre invertendo a copa com o broto logo abaixo do corte, tipo um chokan, porém, achei muito formal para uma base tão inclinada e diferenciada, acho nque não combinaria. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 8:28 pm Assunto: caliandra |
|
|
Ola Claudio,olhanso sua planta que e um otimo se nao me engano na terceira foto que aparece uma entrada e tem um porta adubo nao tem como voce colocar esta planta de pe acredito que ficaria muito mais facil de trabalhar daria um otimo resultado.
Abracos |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 8:28 pm Assunto: Cascata |
|
|
No caso uma semi cascata seria interessante mas tem que desenvolver mais estes galhinhos embaixo. _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 8:33 pm Assunto: |
|
|
André, para eu colocar ela mais em pé, terei que resolver o problema que ela tem da bifurcação da raiz em duas de grosso calibre, se retirar qualquer uma delas, passarei ater conicidade invertida como vc pode ver nessa foto que citou, quando coloquei ela deitada seria para que esse problema não comprometesse esteticamente. será que uma pedra artificial resolveria isso?? _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 8:38 pm Assunto: |
|
|
Rafa, acredito ser interessante a semi cascata, até pq os brotos embaixo estão com bastante vigor...Alguém se habilitaria a uma projeção?? Também cheguei a pensar em conduzir a brotação superior no estilo Fukinagashi varrido pelo vento, mantendo a ponta do galho cortado como um jin. O que acham? _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 10, 2013 9:25 pm Assunto: caliandra |
|
|
Ola claudio,pois e voce:-)esta vendo a:-)planta ao vivo e nos:-)pela foto ainda minha opiniao pelas fotos tentaria colocar ela de pe ficaria um otimo nebari mas..................pela oitava foto sei la tracando uma linha imaginaria pelo botao de adubo? ? Enterrar ela:-)ate ai sei la como disse voce esta vendo ela.
Abracos |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Mar 11, 2013 2:10 pm Assunto: |
|
|
Sou da mesma opinião que o Andre, colocaria a planta em pé e não cortaria as raizes, apenas teria uma planta com dois apos e om vão antre eles, é comum encontrarmos figueiras muito antigas com este estilo.
Abraço
Ficaia mais ou menos assim!!!!
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 11, 2013 7:36 pm Assunto: |
|
|
Sendo assim, terei que fazer alporques de nebari nas duas raízes mais acima pois não tenho raíz capilar nessa região que vc recortou, preciso levantar o nebari, se não fizer, ou ela ficará muito alta ou terei que enterrar muito as raízes e não caberá futuramente no vaso definitivo. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 11, 2013 7:58 pm Assunto: caliandra |
|
|
Ola claudio,e claro que se voce optar por levantar ela nao daria pra comecar aos poucos para ela produzir raizes onde tem?e fazer os cortes onde a raiz esta comprida demais?mas como disse estamos olhando as dotos voce esta na presenca dela nao que este seja o unico caminho ok,talvez tambem um hen kengai com uma copa logo no termino do tronco? Sei la ainda sao estudos ok.Espero quem esteja ajudando em vez de atrapalhar.
Abracos |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 11, 2013 8:10 pm Assunto: |
|
|
Capaz André, sua opinião é sempre bem vinda, não atrapalha em nada, bem ao contrário, inclusive a possibilidade de levanta-la jamais havia passado pela minha cabeça, mas agora, com vossos comentários, realmente tem me tentado bastante a idéia, só ainda não consegui resolver mentalmente essas questões. Estou decidido o seguinte, próximo final de inverno, vou retirá-la do escorredor para troca de substrato, ao desenterrar as raízes, farei uma avaliação das capilares e plantarei mais em pé, como vc sugeriu aí sim poderemos estudar com mais detalhes se o melhor é alporque ou redução gradual das duas pivotantes. Só depois de tudo isso é que vou pensar em um estilo. Por favor, continue sempre opinando e postando suas colocações, é isso o intuito desse fórum. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 11, 2013 11:26 pm Assunto: caliandra |
|
|
ola claudio,ok muito obrigado e estamos aqui pra isso trocas de experiencias e visoes das plantas,o que me chamou atencao e este possivel nebari se escolher coloca-la em pe,tenho visto em varias figueiras em minhas andancas e acho lindo essa entrada que ela tem.
Abracos |
|
|
 |
|